Cannes Lions | Entrevista com Daniela Graicar, fundadora da PROS
13 de Junho de 2023

Cannes Lions | Entrevista com Daniela Graicar, fundadora da PROS

Ganhar um Leão continua sendo um diferencial de currículo, de reputação para uma marca e de referência criativa para uma agência

 

O AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do 70º Festival Internacional de Criatividade que será realizado de 19 a 23 de junho de 2023, na cidade de Cannes, França.

Os 26 jurados foram convidados para esta série. Estamos publicando entrevistas individuais com eles. A programação prevê a conclusão na série às vésperas do início do Festival.


Conheça os jurados brasileiros que já compartilharam suas expectativas com a Comunidade AcontecendoAqui

Rodrigo Almeida, diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO, que julgará a Categoria Lions Innovation

Gabriela Rodrigues, head de Cultura e Impacto na Soko, que vai julgar a Categoria Creative Strategy

Gian Rocchiccioli, sócio da Pande Design, será jurado na Categoria Designs Lions

Heloísa Santana, presidente da AMPRO – Marketing Promotional Association

Lucas Sfair, diretor da Produtora de Áudio Canja, será jurado de Radio e Audio Lions

Anna Brockesdiretora de Criação na Accenture Song

Sergio Mugnaini, CCO Ogilvy Brasil

Sleyman Khodordiretor de Criação da VMLY&R.

Mari Albuquerquediretora Criativa de Grupo da Media.Monks

Fabiana Schaeffer, Co-Fundadora da Netza&Co

 

Hoje nossa convidada é Daniela Graicar, Fundadora da PROS

Jornalista de formação e empreendedora por vocação, Daniela Graicar abriu aos 19 anos sua primeira agência de Relações Públicas, seguida de outras dez empresas. Hoje lidera um time de 135 profissionais da agência PROS e está à frente do Movimento Aladas, em apoio ao empreendedorismo e liderança feminina. Tem pós-MBA em Conselho de Administração, especialização em gestão e é uma das diretoras do selo WOB – Women on Board.

 

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados brasileiros do Cannes Lions 2023?

Participar do júri do Cannes Lions é, ao mesmo tempo, uma sensação de dever cumprido, de reconhecimento pelo trabalho e uma realização gigante. Também entendo como uma grande responsabilidade, por representar minha agência, meu país e o setor de PR.

 

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Com certeza serão dois grandes aprendizados. O primeiro vem dos cases de destaque ao redor do mundo, com inspirações e exemplos do que dá certo e da direção em que o futuro do mercado aponta. O segundo estará exatamente nessa troca com os outros jurados, cada um com sua bagagem, experiência e diferentes pontos de vista, oxigenando nossos pensamentos. Certamente será um processo intenso e de grande valor.

 

O Festival passou por grandes reformulações em tempos recentes, assim como todo o ecossistema da Comunicação. Na sua opinião, qual a relevância do Cannes Lions – como festival – e como articulador maior da comunidade criativa global?

Cannes continua sendo a maior referência quando falamos de criatividade para nossa indústria. Ganhar um Leão continua sendo um diferencial de currículo, de reputação para uma marca e de referência criativa para uma agência. Celebrar a excelência dos nossos trabalhos nas mais diferentes disciplinas é necessário – e Cannes é o lugar ideal.

 

O que você espera ver em termos de campanhas inscritas em todo o Festival e, especialmente, na Categoria que você vai julgar?

Como um todo, o festival deve trazer cases interessantes em que marcas lideram as conversas e propõem soluções reais e efetivas para questões necessárias não só de negócios, mais da sociedade. Em PR, os cases que tenho avaliado deixam isso ainda mais evidente, já que é por meio dessa disciplina que os assuntos ganham ainda mais exposição e relevância em sua interseção entre as verdades de marca e as conversas da sociedade.

 

Pensando além da criatividade, o que você espera ver em termos de conteúdo?

Sei que devo ficar a maior parte do tempo na sala de julgamento, enquanto estiver por lá. Então, conto com a cobertura da imprensa para poder recuperar, na sequência, o máximo de conteúdo relevante sobre o que foi discutido nesta edição.

 

Como o Brasil deve se posicionar como hub criativo? Na sua opinião, o que é feito aqui tem relevância mundial?

O Brasil sempre foi referência criativa mundial em várias indústrias. E a publicidade talvez seja a principal delas. Certamente vamos manter esse reconhecimento por muito tempo, especialmente pelo talento de resolver problemas com soluções inovadoras e tendo a criatividade como base. Continuamos a inspirar o mundo com isso.

 

Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer em Cannes neste ano.

Não inscrevemos este ano

 

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Acho que um balanço entre todas as opções é o mais importante. É possível ganhar Leão sem ir a Cannes, ver palestras incríveis e não investir no networking, ou conhecer pessoas interessantes e perder conteúdos relevantes. Conseguir aproveitar um pouco de cada seria, sem dúvida, a melhor opção.

 

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Mais do que levar, tenho certeza de que vou trazer muita bagagem de lá, especialmente de conhecimento e novas experiências. Vou preparada para pagar por esse excesso na volta para casa.