A AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do 70º Festival Internacional de Criatividade que será realizado de 19 a 23 de junho de 2023, na cidade de Cannes, França.
Os 26 jurados foram convidados para esta série. Publicaremos entrevistas individuais com eles. A programação prevê a conclusão na série às vésperas do início do Festival.
Conheça os jurados brasileiros que já compartilharam suas expectativas com a Comunidade AcontecendoAqui
Rodrigo Almeida, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO, que julgará a Categoria Lions Innovation
Gabriela Rodrigues, Head de Cultura e Impacto na Soko, que vai julgar a Categoria Creative Strategy
Hoje, Gian Rocchiccioli
Publicitário, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em estratégia. É sócio de um dos principais escritórios de Design da América Latina onde defende o papel estratégico do pensamento do Design e sua importância na transformação dos negócios no mundo atual. Como membro do conselho da ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – esteve à frente dos principais movimentos do setor ao longo dos últimos 15 anos.
É Mentor e investidor em Startups, é cofundador da Tismoo (startup inovadora de biotecnologia voltada ao Autismo) e também cofundador e Advisory Board Member da Nindoo (startup de inteligência artificial). É autor do livro O Segredo de Ebbinghaus (2010) livro no qual apresenta uma visão integral sobre a gestão de valor de marca, demonstrando que os eventos econômicos são o resultado das ações concretas dos seres humanos, cuja intenção é sempre norteada pela ideia de valor. Também autor de Descentralizada – Uma nova mentalidade (2020), propondo uma reflexão bastante provocativa e pragmática sobre os desafios atuais das organizações.
Em seu último livro Valor – um ensaio sobre as escolhas humanas (2022) – o autor propõe a relevância de se trazer de volta à pauta econômica e corporativa o tema do VALOR.
Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados brasileiros do Cannes Lions 2023?
A notícia do convite para fazer parte do júri do Festival no seu aniversário de 70 anos é de fato muito impactante… mesmo para profissionais como eu, com mais de 25 anos de mercado e com um bom reconhecimento no Brasil e até mesmo no exterior. O Festival sempre foi um símbolo para o mundo da criatividade, responsável por definir padrões e standards de alto nível para o mundo todo. Ser escolhido, em um processo seletivo tão difícil com é o do Cannes Lions, dentre tantos grandes profissionais de nosso país, por um time do festival, super acostumado com o que existe de melhor no mundo da criatividade, e ainda para representar o nosso país na categoria de Design, é uma grande honra. Mas o peso dessa responsabilidade também é grande.
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?
Imagino que a experiência será fantástica. Pelo menos é isso que me disseram alguns amigos que já passaram por ela. Como já estamos em processo de julgamento, já tive contato com o grupo de jurados e fiquei impressionado com o altíssimo nível do júri escolhido. A troca entre as diferentes culturas é sempre um aprendizado… pois nos permite observar o mundo por uma nova lente, ampliando nosso repertório. Julgar projetos de diferentes culturas e depois poder discutir e ouvir a opinião de profissionais com esse nível de experiência, vindos de outras partes do mundo é sempre uma experiência incrível.
O Festival passou por grandes reformulações em tempos recentes, assim como todo o ecossistema da Comunicação. Na sua opinião, qual a relevância do Cannes Lions – como festival – e como articulador maior da comunidade criativa global?
Acredito que o Festival cumpriu bem sua missão de se reinventar ao longo dos últimos anos…provocado que foi pelas mudanças culturais aceleradas em que estamos vivendo. Como um evento simbólico da criatividade mundial, e cumprindo esse papel há 70 anos, entendo que o Festival continua sendo o maior evento do mundo quando o tema é criatividade, celebrada em padrões extremamente elevados.
O que você espera ver em termos de campanhas inscritas em todo o Festival e, especialmente, na Categoria que você vai julgar?
Sou jurado da categoria Design. Minha expectativa é ver grandes mudanças sendo impulsionadas pelo modelo de pensamento do Design. Diferente do que muitos ainda pensam, o Design se transformou em um grande motor para a transformações do mundo e acredito que teremos no festival muitos bons exemplos dessa mudança sendo premiados.
Pensando além da criatividade, o que você espera ver em termos de conteúdo?
Espero ver e poder selecionar peças e projetos que representem os temas mais relevantes do mundo atual em um alto nível. Tenho visto muito modismo sendo produzido, quase um mimetismo das redes sociais. Acredito que precisamos de projetos que tragam temas complexos com mais criatividade e eficiência … isso é claro sem falar de uma execução de alto-nível.
Como o Brasil deve se posicionar como hub criativo? Na sua opinião, o que é feito aqui tem relevância mundial?
Acredito que o Brasil é um grande celeiro de criativos. Isso porque o povo brasileiro é a consequência de uma miscigenação natural o que acabou resultando em uma nação naturalmente fadada para a relevância criativa. Na ABEDESIGN – Associação Brasileiras das Agências de Design (da qual sou membro do conselho) chamamos isso de “Brazilian Blend”… acredito esse protagonismo e essa relevância tendem a se concretizar cada vez mais.
Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.
Esse ano decidimos por não fazermos nenhuma inscrição no Festival.
O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?
Acredito que todas as alternativas tem o mesmo grau de relevância.
O que não falta na sua bagagem para Cannes?
Não falta VONTADE…como diz o ditado, “minha força não provém de minha capacidade física. Mas de minha vontade indomável.” Levo ela comigo sempre 😉