A AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do 70º Festival Internacional de Criatividade que será realizado de 19 a 23 de junho de 2023, na cidade de Cannes, França.
Os 26 jurados foram convidados para esta série. Publicaremos entrevistas individuais com eles. A programação prevê a conclusão na série às vésperas do início do Festival.
Iniciamos a série na última segunda-feira, 8/5, com Rodrigo Almeida, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO, que julgará a Categoria Lions Innovation. Acesse aqui.
Hoje, Gabriela Rodrigues, Head de Cultura e Impacto na Soko
Gabriela é uma mulher lésbica e negra nascida na Zona Leste de São Paulo e formada em Publicidade, Eletrônica e Neurociência. Depois de mais de 10 anos trabalhando com estratégia e criatividade em agências como Lew’Lara\TBWA, Artplan, Wieden + Kennedy, Ogilvy e na própria Soko, hoje cria projetos que comprovam a conexão entre impacto social e relevância de marca. Em 2021, foi vencedora do Prêmio Caboré, na categoria “Profissional de Planejamento”.
É, também, membro do Global Growth Council de Cannes, foi jurada de shortlist em 2022 e, em 2023, fará novamente parte do Júri da Premiação. Como jurada, também já avaliou projetos junto ao Effie Awards, Clube de Criação e Gerety Awards. Na Miami Ad School, é professora de 3 cursos de estratégia e de impacto.
Gabriela, qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados brasileiros do Cannes Lions 2023?
É uma mistura de honra, empolgação e responsabilidade. Honra por estar entre os maiores nomes da comunicação global e entre tantas pessoas com histórias incríveis de vida. Empolgação por poder ajudar a definir quais critérios e exemplos nortearão as conversas sobre excelência nos próximos anos. E responsabilidade por representar tantas pessoas que ainda não chegaram a um júri de Cannes e que esperam que eu leve novos pontos de vista e provocações até lá.
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?
Espero que pensemos com seriedade sobre os próximos 70 anos de Cannes. Que usemos esse encontro, que só ocorre uma vez ao ano, não apenas para comemorar conquistas, mas também para criar novos compromissos, projetos e atalhos que nos levem a um caminho real de
inovação. Que possamos provocar discussões relevantes em torno de pautas sobre Criatividade & Diversidade dentro deste espaço, como a proporcionalidade dentro do mercado de comunicação e na própria premiação. Que despertemos diálogos importantes para a indústria,
visando uma comunicação mais responsável em torno da geração de impacto positivo.
O Festival passou por grandes reformulações em tempos recentes, assim como todo o ecossistema da Comunicação. Na sua opinião, qual a relevância do Cannes Lions – como festival – e como articulador maior da comunidade criativa global?
Cannes hoje é a premiação mais relevante para a indústria da comunicação. E não sou eu quem está falando isso, são os dados do Agency Scopen 2022. A consequência deste fato é que estar lá acelera carreiras e tem o potencial de promover trocas realmente inovadoras – caso as pessoas certas estejam presentes nos espaços de troca do festival.
O que você espera ver em termos de campanhas inscritas em todo o Festival e, especialmente, na Categoria que você vai julgar?
Espero ver campanhas com alto embasamento cultural e social executadas com muita coragem e ousadia.
Pensando além da criatividade, o que você espera ver em termos de conteúdo?
Nossa indústria perde quando se entende como um organismo isolado e independente de uma realidade profunda e global. Por isso, espero encontrar conteúdos sobre problemas sociais e ambientais que podemos ajudar a resolver via comunicação. Espero ver discussões sobre mundo, não apenas sobre publicidade.
Como o Brasil deve se posicionar como hub criativo? Na sua opinião, o que é feito aqui tem relevância mundial?
O Brasil já é um dos maiores destaques em Cannes e acredito que pode ser muito mais nos próximos anos. Isso porque temos um país múltiplo e uma verdadeira fábrica de pontos de vista e histórias inovadoras. Nosso povo é inovador por natureza (e, muitas vezes, por falta de opção), o que falta são oportunidades de acesso para que essas histórias e criatividades cheguem até as salas do Palais de Cannes.
Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.
Na Soko, não criamos para Cannes. As premiações, quando vêm, são consequência de um trabalho real. Esse ano, temos orgulho de ter vários projetos reais concorrendo. Um dos casos favoritos é Heinz Tattoo Ink, uma tinta vermelha para tatuagem feita com a mesma qualidade do Ketchup Heinz – e sem nenhum dos mais de 4000 ingredientes que foram banidos recentemente por serem tóxicos ao corpo humano.
O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?
Depende muito do momento da carreira e dos seus objetivos pessoais. O legal é que Cannes pode ser uma oportunidade para os três.
O que não falta na sua bagagem para Cannes?
A verdade? Engov. Ninguém está preparado para tanto Rosé de graça.