Cannes Lions | Heloísa Santana, presidente da AMPRO – Marketing Promotional Association
17 de Maio de 2023

Cannes Lions | Heloísa Santana, presidente da AMPRO – Marketing Promotional Association

Profissional é publicitária com especialização em finanças e 3o setor.

 

O AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do 70º Festival Internacional de Criatividade que será realizado de 19 a 23 de junho de 2023, na cidade de Cannes, França.

Os 26 jurados foram convidados para esta série. Publicaremos entrevistas individuais com eles. A programação prevê a conclusão na série às vésperas do início do Festival.


Conheça os jurados brasileiros que já compartilharam suas expectativas com a Comunidade AcontecendoAqui

Rodrigo Almeida, diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO, que julgará a Categoria Lions Innovation

Gabriela Rodrigues, head de Cultura e Impacto na Soko, que vai julgar a Categoria Creative Strategy

Gian Rocchiccioli, sócio da Pande Design, será jurado na Categoria Designs Lions

 

Heloisa trabalha com Comunicação e Marketing há mais de 30 anos, sendo os últimos 16 anos no Live Marketing. Passou por anunciantes, agências, veículos e entidades do setor. Presidente Executiva na AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

Palestrante sobre representatividade, com olhar para Diversidade e Inclusão.
Jurada do Cannes Lions em 2022 (mobile) e 2023 (brand experience & activation Lions)

Eleita uma das 13 Personalidades do Turismo pela Skål Internacional 2022, e, em 2023, pelo PROPMARK, como uma das 10 lideranças femininas de destaque no mercado de comunicação no Brasil.

 

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados brasileiros do Cannes Lions 2023?

Um orgulho, misturado com alta responsabilidade, pois como AMPRO – entidade de live marketing, represento o ponto de vista das empresas associadas! Esse é meu 2º ano e, estou muito feliz em fazer parte da delegação brasileira, assim como também outros colegas estrangeiros.

 

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Dentro das salas de avaliação e julgamento dos trabalhos: ouvir os diferentes pontos de vista, seja pelos cargos dos profissionais, como também dos países. O grupo de brand Experience & activation Lions é composto de 11 profissionais (entre presidente de júri e jurados “award e shortlist). Em 2023, Cannes Lions completa 70 anos e traz a assinatura Celebrating creativity that drives progress, o que me levar a crer que as grandes reflexões estarão nas campanhas que inspiram e realmente mudam o mundo.

E claro, aprender e trocar muito conteúdo, pois Cannes oferece uma série de atividades que vão além das salas de Pallais, durante os 3 dias de votação.

 

O Festival passou por grandes reformulações em tempos recentes, assim como todo o ecossistema da Comunicação. Na sua opinião, qual a relevância do Cannes Lions – como festival – e como articulador maior da comunidade criativa global?

Cannes é a referência para o profissional de comunicação e marketing. Ele mostra, pela sua reputação e repercussão global, o melhor ao mesmo tempo de vários países. O interessante é também ver a mesma marca, se conectando de forma diferente numa determinada região, seja pelo regime econômico, como as regras culturais. Cannes Lions tem esse poder e alcance em mostrar as diferentes expressões, resultados e tendências. Até porque, a reformulação também passa em deixar um legado somado aos cases – com os conteúdos de palco; das ativações pelas marcas patrocinadoras e a plataforma que Cannes oferece, de forma perene. É uma trilha de conteúdo, reflexão e inspiração!

 

O que você espera ver em termos de campanhas inscritas em todo o Festival e, especialmente, na Categoria que você vai julgar?

Campanhas com impacto e foco em ESG; criatividade, humor e alta reverberação dos consumidores. Estou curiosíssima para ver os segmentos e marcas que estarão presentes nessa categoria 😉

 

Pensando além da criatividade, o que você espera ver em termos de conteúdo?

Muito engajamento e conexão das marcas anunciantes com as pessoas. Campanhas com assuntos e reverberações que mexem o ponteiro com temas sensíveis da sociedade. Tudo isso, com uma boa UX, onde tecnologia e inovação sejam como pano de fundo e não como a grande estrela das ações. Cases que “vão além da venda” e que colocam as pessoas no centro.

 

Como o Brasil deve se posicionar como hub criativo? Na sua opinião, o que é feito aqui tem relevância mundial?

Historicamente já somos um dos países que tem representatividade em inscrições e cases premiados, em diferentes categorias do festival.

Acredito que, as que geraram impacto e transformação da sociedade, terão mais destaque e consequentemente relevância mundial.

Deve-se levar em consideração também que as campanhas de qualidade, impacto e bons resultados – inscritas em várias subcategorias têm uma propensão a obter atenção e relevância e consequente premiação!

 

Cite um grande trabalho da sua empresa que vai concorrer Cannes neste ano.

Eu sou representante da Entidade das Agências de Live MKT, então não estamos levando nenhuma campanha autoral, e sim bastante otimista para encontrar campanhas que foram reconhecidas no Ampro Globes Awards!

 

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Um pouco de cada, mas claro que partindo da premissa de conhecer as pessoas em todos os cantos do festival. E olhar o entorno, pois Cannes fica muito charmosa e inusitada com esse festival

 

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Bateria para o celular, para registrar muitos momentos e conteúdos!