O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, além de premiar os grandes nomes da publicidade mundial, é uma oportunidade de profissionais de marketing se aprofundarem em novidades e fazerem novos negócios, principalmente, em um momento de incerteza econômica que todos estão passando.
O evento, que trouxe diversos insights que são importantes para a construção de uma marca e negócio, teve como um dos assuntos principais o surgimento da Inteligência Artificial, segundo o relatório do encerramento do Cannes Lions, publicado no Raconteur.
Mesmo com todas as crises e incertezas dos últimos anos, o festival de 2023 expressou uma ansiedade pelo crescimento. Segundo dados divulgados pela PwC no evento deste ano, quase três quartos dos CMOs chegaram à conclusão de que não chegaram ao objetivo de crescimento rentável que haviam estipulado. Quando olhamos para a visão dos CEO, o resultado é bem parecido: 40% acreditam, que nos próximos 10 anos, as suas empresas serão viáveis economicamente.
Importante ressaltar que o profissional de marketing não deve trabalhar de forma isolada. “Se pudermos trabalhar em conjunto como uma equipe para estabelecer confiança, poderemos superar todos esses problemas. Invista nisso com sua equipe financeira e você terá muito retorno”, disse Sachin Mehra, CFO da Mastercad, à publicação.
Muitas barreiras podem inibir grandes progressos e, por isso, é essencial que os profissionais de marketing trabalhem alinhados com os objetivos da empresa.
Porém, para sobreviver durante o período turbulento, é necessário que as empresas sejam ágeis e estejam antenadas, principalmente, com as inovações. Para que a inovação dê certo, é preciso ter um pensamento criativo. Afinal de contas, sem criatividade não dá para acompanhar as mudanças, não é mesmo?
As palestras que aconteceram em Cannes Lions estavam alinhadas com o futuro
Amplamente discutida durante a edição do Cannes Lions, em 2023, a IA estará cada vez no dia a dia das pessoas, inclusive, nos profissionais de marketing.
Mesmo não sendo algo tão simples, a Inteligência Artificial foi criada para trazer facilidade e pode tornar realidade algumas ideias com custo mais baixo do que a normalidade. Um pouco mais de 7% das inscrições realizadas no Cannes Lions Awards citaram a IA em suas descrições, um aumento de quase 100% quando olhamos para os números de 2022, que tinham apenas 3,7% dos projetos utilizando a tecnologia.
Durante todo o momento do evento, a principal preocupação é fornecer insights práticos e exemplos reais de marcas que conseguiram conquistar negócios fortes e, consequentemente, trazendo estímulo para utilização da criatividade entre as pessoas que estão no Cannes Lions.
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