Um dos eventos mais esperados do mundo da criatividade e do marketing, Cannes Lions, já acabou. Porém, ele deixou alguns aprendizados que foram destacados no relatório “Insights from the 2023 Cannes Creative Effectiveness Lions”, produzido pela WARC, que identificou temas e tendências das campanhas Cannes Lions 2023.
O estudo chegou à conclusão de que humor, propósito e conscientização são os principais pontos. Por este motivo, é importante ficar de olho para não deixar escapar nada de importante.
Saiba quais são os aprendizados das campanhas Cannes Lions 2023 que devemos ficar atentos
Segundo Amy Rodgers, chefe de conteúdo da WARC Creative, contou para o Marketing Directo, “as descobertas deste estudo são críticas para entender como os profissionais de marketing estão atingindo os objetivos de negócios e gerando impacto sustentável ao longo do tempo”.
Devika Bulchandani, CEO Global da Ogilvy, também explicou que os cases que levaram o prêmio fizeram aplicações dos fundamentos do marketing de uma forma perfeita. “Eles usaram o valor da marca – marca e produto – e, em seguida, usaram a criatividade para ampliar esse valor, o que se traduziu em fortes resultados de negócios”, disse.
Vamos para os aprendizados? Anota aí!
1 – O humor voltou!
Isso mesmo! Após ficar de lado por alguns anos no setor da publicidade, o humor está de volta e a prova são os vencedores da categoria “Creative Effectiveness” (“Eficácia Criativa”, na tradução literal). Algumas campanhas que usaram em anúncios esta estratégia:
- “Apologize the Rainbow”, de DDB Chicago, para Skittles de DDB Chicago;
- “Hack Market” de Marcel Paris para Back Market;
- “Invaluable Food”, de Leo Burnett para Madrid Fusión.
2 – Redefinição de propósito
Um tema bem importante para o marketing, o propósito virou um tema central e, por isso, diversas empresas estão em busca de novos jeitos de criar conexão com o público. Uma das formas é agregar valor, principalmente, trazendo apoio de causas sociais.
El Grand Prix “Shah Rukh Khan My Ad”, da Cadbury, criado pela Ogilvy Mumbai, é um grande exemplo deste assunto. A ação foi criada com o desígnio de apoiar as cadeias de abastecimento na Índia, fazendo a divulgação de pequenas empresas durante o momento de uma celebração nacional.
Tahaab Rais, membro do júri e diretor de Estratégia do Grupo Publicis MENAT, esclareceu que “o mais inteligente desta campanha foi como eles entrelaçaram o produto com a história. O produto era essencial, mas a história ia além do produto. Esta foi uma grande marca fazendo algo grande em uma grande ocasião. Usando seu produto, mas também atendendo a comunidade em geral.”
3 – Boca a boca é essencial
Outro ponto que aprendemos com as campanhas Cannes Lions 2023 é que o famoso boca a boca ainda faz muito sucesso. O grande exemplo disso é a campanha de crowdfunding “Our Worst Vintage”, feita pela Seven com objetivo de arrecadar fundos.
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