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Cannes 2023 mostrou que as dinâmicas existentes têm realçado a criatividade do mercado
01 de Agosto de 2023

Cannes 2023 mostrou que as dinâmicas existentes têm realçado a criatividade do mercado

Tendências que vão se destacar nos próximos anos

 

Cannes 2023 (Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions de 2023), que aconteceu em junho, mostrou alguns detalhes para o mercado de publicidade e marketing que podem fazer a diferença no futuro. O evento enfatizou que este segmento passou por alterações conturbadas, principalmente, quando olhamos a aceleração da criatividade dos profissionais de marketing nos últimos anos.

Segundo Emily Ketchen, diretora de marketing e vice-presidente da Lenovo, publicou na Forbes, isso aconteceu desde que a pandemia chegou, onde diversos comportamentos dos usuários na internet foram alterados e tivemos o surgimento, por exemplo, do Tik Tok e um aumento da influência da Geração Z.

Cannes 2023: Tendências que vão se destacar nos próximos anos

Depois que Cannes 2023 aconteceu, muitos profissionais de marketing tiveram que começar a analisar as tendências e as inovações disponíveis para que o marketing e a publicidade sejam cada vez mais efetivos.

Emily Ketchen, que estava presente no evento, aproveitou para falar um pouco sobre as tendências que serão inspirações para ações de marketing da Lenovo no futuro.

1 – A Inteligência Artificial não vai embora

Em um dos painéis, durante Cannes 2023, Ketchen aproveitou para conversar com profissionais de marketing e chegou à conclusão que a IA já dominou as plataformas digitais.

Entre a conversa sobre a tecnologia, foi falado sobre as melhores práticas para utilizar a Inteligência Artificial, entendendo o que tem dado certo e quais os pontos que deram errado na implementação.

Notavelmente, não foi abordado o item de que a IA toma os lugares dos profissionais de marketing, porém, o papo reforçou como é essencial educá-los para utilizarem a ferramenta ao seu favor.

Ketchen garante que o assunto Inteligência Artificial estava em toda a parte do evento.

2 – Importância da diversidade e inclusão (D&I) no marketing

Atualmente, a D&I é um dos itens fundamentais para uma empresa que quer fazer negócio. E durante o “Cannes Can: Diversity Collective House”, de acordo com Emily, esta foi uma pauta bastante discutida, mostrando o avanço das pessoas de cor na publicidade.

Ainda no evento, Raja Rajamannar, CMO da Mastercard, contou que a empresa vai lançar o cartão de crédito “True Name”, onde as pessoas poderão escolher qual será o nome impresso no cartão. Este produto é indicado para os transgêneros e não-binários.

3 – A alteração do CMO em uma empresa

Em outro painel que Ketchen com o nome de LinkedIn B2B “O CMO do futuro”, foi discutido como este cargo sofreu diversas alterações nos últimos anos. Ela ainda aproveitou para explicar como é essencial ter uma agilidade e ser capaz de atuar como um “diretor de crescimento”.

Esta fusão de criatividade e dados reforça ainda mais a importância de estar se atualizando a todo momento. Carla Zakhem-Hassan, CMO do JPMorgan Chase, comentou no painel, em Cannes 2023, que o “coração e a ciência” do marketing acontece da mesma forma de uma combinação de entender o lado humano do consumidor.

Foto: Pexels

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