Não é à toa que a palavra usada para definir os profissionais premiados em Cannes e que são chamados para os painéis, para serem jurados ou homenageados é “criativos”. Na sua 70ª edição, Cannes Lions segue sendo presença fundamental para publicitários e agências, mas sua abertura tornou os dias na Riviera Francesa mais interessantes.
Essa abertura envolve muita música, astros conhecidos do cinema, televisão, influencers, todos discutindo o rumo da criatividade e, claro, da publicidade.
Um bom exemplo disso é Spike Lee. O premiado diretor de filmes como Malcolm X, Ela Quer Tudo e Faça a Coisa Certa também deixou sua marca no mundo da publicidade, com icônicos comerciais do tênis Air Jordan, da Nike. Lee também tem sua agência, chamada Spike DBB e receberá o primeiro Creative Maker of the Year de Cannes Lions por seu trabalho na área.
Outro artista conhecido pelo seu trabalho no cinema, mas que também tem a adicionar na indústria da publicidade é o comediante Kevin Hart.
Escolhido para receber o Entertainment Person of the Year, também é um prêmio novo que reconhece o poder do entretenimento no marketing e comunicação, Hart é o fundador da Hartbeat, empresa de mídia que une cultura e comédia em diversos meios.
Mais conectado com os avanços da tecnologia e com os novos players que surgem a todo momento, grandes agências disputam espaço e atenção com gigantes de outros mercados. O Spotify é uma das empresas que chegam pesado em Cannes.
A companhia sueca chamou a atenção com sua Spotify Beach e um evento de abertura do festival que contou com celebridades e a artista americana H.E.R.
Com profissionais de mais áreas e criativos de diferentes origens, países e idades, a troca de informações sem dúvidas se tornou mais rica e poderosa.