Cannes Lions | Favelês. O futuro fala essa língua
19 de Junho de 2023

Cannes Lions | Favelês. O futuro fala essa língua

“Let’s Speak Favelês” é desmistificar a favela brasileira

No primeiro dia da 70ª edição de Cannes Lions, Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative e Celso Athayde, fundador da CUFA – Central Única das Favelas, entregaram uma das mais potentes palestras dessa 70º edição do Festival de Criatividade, na França.

 

Um dos objetivos da palestra “Let’s Speak Favelês” é desmistificar a favela brasileira e difundir os códigos necessários para desbloquear e obter acesso a esse poder econômico incompreendido e inexplorado. “Aprenda a língua das favelas”, foi mais que um keynote, foi um chamado para as marcas que ainda não acordaram para o potencial econômico das favelas do Brasil e do mundo.

 

Segundo o Instituto DataFavela, apenas no Brasil as favelas movimentam mais de 40 bilhões de dólares por ano. “Definitivamente, as favelas brasileiras não são carentes, são mercados potentes e precisam entrar no radar das marcas. Estou falando de códigos muito expressivos.”, disse Celso Athayde.

 

Para Sergio Gordilho, as marcas brasileiras precisam despertar para o faveles, o conjunto de códigos de linguagem das favelas brasileiras. “A forma mais cativante de conquistar corações e mentes é contando uma história. Mas para se entender uma história precisamos dominar os códigos de linguagem do narrador”, disse.

 

O roteiro da palestra levantou questões centrais sobre a relação das marcas e a comunicação com as favelas, que ainda são encaradas como aglomerados subnormais, expressão concebida e usada pelo IBGE, e não como potenciais mercados ainda subaproveitados.

 

Sobre a Africa

Como uma das agências de publicidade mais conceituadas do Brasil, a Africa é responsável pelas contas de algumas das marcas mais valiosas do País, como Itaú, Petrobrás, Vivo, Natura e Brahma. A agência conta com premiações internacionais por suas campanhas icônicas. Líder absoluta por 16 anos em todos os rankings do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro, é considerada por executivos mundiais entre os Top 5 parceiros para enfrentar seus desafios de futuro (Scopen Agency, 2022). A Africa também é a terceira maior agência em compra de mídia do País, contribuindo para a movimentação da economia da criatividade brasileira (Cenp, 2022).