Celebrando a criatividade que impulsiona o progresso.
O Cannes Lions Festival é considerado o mais importante do mundo quando se fala em criativida, publicidade, comunicação. Neste ano, ele comemora a edição de número 70 consagrado como o maior festival de criatividade global.
No Brasil, o Festival é representado pelo Estadão que anualmente divulga a lista oficial de jurados para o Cannes Lions que neste ano contará com 290 especialistas de 46 segmentos diferentes, representando os principais talentos da indústria global de diversas disciplinas.
Marcas estreantes
Pela primeira vez estarão presentes nos júris profissionais ligados a dez marcas. São elas: Experian, Globacom, HSBC, Hulu, Kimberly-Clark, Mojang Studios, Nedbank, Safaricom, Suntory Brands e Vodacom.
Brasil terá 24 estreantes no júri
O Festival é composto por 30 categorias e o Brasil terá representantes em 26 delas. Só não terão brasileiros nos júris as categorias Film Craft, Glass, Titanium e Pharma. Samantha Almeida, Creative & Content Director da Globo e Sérgio Mugnaini, Chief Creative Officer da Ogilvy são os únicos com passagens anteriores como jurados de premiação no Cannes Lions. Os outros 24 profissionais são estreantes, sendo que 5 já estiveram antes no júri de shortlist, que classifica as peças previamente para o júri de premiação.
Tema do Cannes Lions 2023
Este ano, o Cannes Lions Festival comemora 70 anos de referência da criatividade mundial e terá como temática do festival Sustentabilidade; Impacto, Eficácia e Diversidade; além de Equidade & Inclusão. O Festival acontecerá durante os dias 19 a 23 de junho de 2023.
Simon Cook, CEO do LIONS, disse: “Nossos jurados têm uma grande responsabilidade – dedicando seu tempo, energia e experiência para definir o padrão de excelência criativa como parte da 70ª edição do Lions. Estamos entusiasmados em ver o corpo de trabalho vencedor do Lion que definirá o padrão da indústria nos próximos 70 anos. Este ano, temos representação de sete novos mercados, nossa maior representação da África e do Oriente Médio, e uma forte exibição de um mix diversificado de marcas. Estamos muito satisfeitos por poder trazer uma variedade de vozes e perspectivas para as salas do júri e agradecemos a todos antecipadamente por sua dedicação e cuidado.”
Lista completa de júri
Classic Track
Film Lions
Kelly Castilho, Film Director, Confeitaria Filmes, Brazil
Outdoor Lions:
Dilma Campos, CEO, Nossa Praia, Brazil
Print & Publishing Lions:
Luciana Cardoso, Executive Creative Director, Crispin, Porter & Bogusky, Brazil
Radio & Audio Lions:
Lucas Sfair, Founder / Director, CANJA Audio Culture, Brazil
Craft Track
Design Lions:
Gian Franco Rocchiccioli, Chief Strategy Officer, Pande, Brazil
Digital Craft Lions:
Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer, Ogilvy, Brazil
Engagement Track | In partnership with LinkedIn
Creative B2B Lions:
Felipe Cury, Chief Creative Officer, Le Pub, Brazil
Creative Data Lions:
Felipe Silva, Partner & Creative Director, GANA, Brazil
Direct Lions:
Anna Karina Brockes Merel, Creative Director, Accenture Song, Brazil
Media Lions:
Heloisa Goldman, Media EVP, Leo Burnett, Brazil
PR Lions:
Daniela Graicar, CEO, PROS, Brazil
Social & Influencer Lions:
Samantha Almeida, Director of Diversity and Content Innovation, Globo, Brazil
Entertainment Track | In partnership with ESL FACEIT Group
Entertainment Lions;
Joana Mendes, President, Clube de Criacao, Brazil
Entertainment Lions for Gaming:
Nicholas Bergantin, Executive Creative Director, Africa DDB, Brazil
Entertainment Lions for Music:
Konrad Dantas, Founder, KondZilla, Brazil
Entertainment Lions for Sport:
Sleyman Khodor, Chief Creative Officer, VMLY&R, Brazil
Experience Track
Brand Experience & Activation Lions:
Heloísa Santana, Executive President, AMPRO – Promotional Marketing Association, Brazil
Creative Commerce Lions:
Debbie Ellison, Global Chief Digital Officer, VMLY&R Commerce, Global
Fernanda Guimarães, Head of Creative Shop, Meta, Brazil
Innovation Lions:
Rodrigo Almeida, Executive Creative Director, AlmapBBDO, Brazil
Mobile Lions:
Anna Martha Silveira, Executive Creative Director and Chief Culture Officer, FCB, Brazil
Good Track
Sustainable Development Goals Lions:
Fabiana Schaeffer, CEO, Netza, Brazil
Health Track
Health & Wellness Lions:
Nina Lucato, Executive Creative Director, DM9, Brazil
Strategy Track | In partnership with Bain & Company
Creative Effectiveness Lions:
Aditya Kanthy, CEO & Managing Director, DDB MUDRA Group, India Dani Wakswaser, Chief Marketing Officer, Ambev, Brazil
Creative Strategy Lions:
Gabriela Rodrigues, Head of Culture and Impact, Soko, Brazil