Muitas empresas utilizaram a IA para ajudar no processo criativo e trazer uma economia para o departamento de marketing. Quando falamos do assunto, a Coca-Cola é uma das primeiras que vem à cabeça, concorda? Isso acontece porque a empresa tem apostado muito em IA.
Por esta razão, o AdWeek trouxe algumas informações sobre Inteligência Artificial. A Klarna, empresa especializada em serviços financeiros online, por exemplo, comentou, em maio, que a redução dos seus custos de vendas e marketing foi 12% ao ano e que a IA foi a responsável pela economia com US$ 10 milhões a menos, representando 37%.
Outra empresa, a Mondelez, disse em junho que o investimento da empresa em IA chegou a US$ 100 milhões com o objetivo de trazer uma redução de 10 a 20%.
“Espero que a economia seja o combustível para financiar esse modelo e ser capaz de impulsioná-lo para que seja significativo em termos de P&L e compensar o que é um grande custo de infraestrutura em termos de talento, pessoas, processos e gerenciamento de mudanças”, disse Jonathan Halvorson, vice-presidente sênior global de experiências do consumidor da Mondelez, segundo o DigDay. Ele ainda “espera que a publicidade digital personalizada da Mondelez aumente de 50% agora para 95% até 2025”.
Coca-Cola está entre as marcas que mais investiram em IA
A Coca-Cola não poderia ficar de fora desta lista do AdWeek, não é mesmo? Afinal de contas, ela tem investido bastante na tecnologia em suas campanhas. Um dos exemplos de 2024, foi a utilização da IA para trazer uma nova versão para o anúncio “Holidays Are Coming“, um clássico da marca.
Além disso, a ação anual de fim de ano, trazia experiências com o Papai Noel através de IA, onde as pessoas, inclusive, poderiam criar o seu próprio globo de neve. Na mesma época, no ano passado, a Coca-Cola ofereceu aos seus consumidores a oportunidade de criar cartões de Natal personalizados, “Create Real Magic“, que utilizava Inteligência Artificial.
Depois que começou a exibição da campanha da Coca-Cola deste ano, segundo Andrew Tindall, vice-presidente sênior de parcerias do System1, o resultado foi positivo, com uma pontuação de 5,9 nos EUA e no Reino Unido. Mas, ao mesmo tempo, diversas críticas aconteceram pelo fato da empresa de bebidas ter utilizado IA para fazer o anúncio. O comercial, inclusive, chegou a ganhar uma paródia.
“Estamos sempre explorando novas maneiras de nos conectar com os consumidores e experimentar diferentes abordagens. Este ano, criamos filmes por meio de uma colaboração de contadores de histórias humanos e o poder da IA generativa. A Coca-Cola sempre permanecerá dedicada a criar o mais alto nível de trabalho na intersecção da criatividade humana e da tecnologia”, foi a resposta da Coca-Cola, segundo o AdWeek.
Entre as principais lições aprendidas estão que o uso de IA Stable Diffusion, Pactto, DALL-E e ChatGPT traz uma aceleração durante o processo criativo. Além disso, a Coca-Cola descobriu que, graças a IA, poderia oferecer ativações personalizadas impactando vários mercados de forma diferente;
“No entanto, acompanhar a evolução da tecnologia foi um desafio, pois novas ferramentas de IA foram lançadas desde que o trabalho no anúncio começou em junho. A Silverside AI também observou que a precisão da tecnologia estava errada e o anúncio precisava ser ajustado para combinar com o esquema de cores e o logotipo da Coca-Cola”, pontuou o AdWeek.
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