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A mentalidade do orçamento dividido: por que os consumidores continuam ansiosos para obter as melhores ofertas?
13 de Abril de 2023

A mentalidade do orçamento dividido: por que os consumidores continuam ansiosos para obter as melhores ofertas?

65% dos brasileiros só clicariam em um anúncio online se ele estivesse diretamente relacionado ao que estavam lendo

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Por Tiago Cardoso*

Apesar da incerteza econômica, os consumidores ainda estão procurando maneiras de fazer compras inteligentes e economizar. Eles estão ansiosos para obter as melhores ofertas para aquilo que amam ao mesmo tempo em que compram da maneira que melhor se adapta ao seu estilo de vida – seja online, na loja física ou uma mistura de ambos.

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Mas enquanto varejistas e marcas sempre pensam em como alcançar os consumidores certos – aqueles dispostos a comprar – nesse ambiente macroeconômico único, eles também devem pensar na melhor forma de alcançar aqueles que permanecerão mais conservadores em seus hábitos de compra.

De acordo com uma pesquisa recente da Criteo com 1.000 consumidores, 65% dos brasileiros só clicariam em um anúncio online se ele estivesse diretamente relacionado ao que estavam lendo, mostrando como é importante garantir que os anúncios estejam alinhados com os interesses e as preferências dos consumidores.

Pensando nisso, aqui estão quatro tendências de consumo que os profissionais de marketing devem manter em mente ao longo de 2023 a fim de garantir compradores fiéis e promover mais valor a médio longo prazo dos clientes:

Os consumidores estão voltando às compras nas lojas físicas: à medida que o mundo continua a se abrir no pós-pandemia, veremos um aumento nas compras híbridas conforme os consumidores forem retornando às lojas físicas e buscando por novas experiências
O crescimento do e-commerce vai continuar: embora as pessoas saiam cada vez mais de casa, elas ainda estão procurando e encontrando as melhores ofertas e promoções online. Os consumidores estão contando com medidas mais inteligentes de economia de custos e os melhores preços online estão mantendo os compradores nos canais digitais de forma mais consistente
Os descontos não são suficientes: os consumidores querem mais das marcas do que apenas descontos. Essa mudança no comportamento deles levou as empresas a se concentrarem na criação de produtos mais sustentáveis e éticos, além de promover seus esforços de responsabilidade social em programas de fidelidade
A durabilidade é uma obrigação: os compradores querem produtos duráveis, confiáveis e com o desempenho esperado ao longo do tempo, sendo que isso é particularmente importante para itens de alto valor, como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, onde os compradores desejam fazer um investimento de longo prazo

Qual é a estratégia certa para alcançar consumidores preocupados em economizar?
Para alcançar os consumidores de maneira eficaz em um ambiente complicado e manter essas quatro principais tendências de consumo em mente, é crucial que os profissionais de marketing aloquem seus orçamentos onde é mais importante. A retail media, por exemplo, é uma das áreas de publicidade digital que deve ter crescimento mais rápido em 2023. Ela permite que anúncios sejam colocados em sites e aplicativos de varejistas – geralmente por marcas que vendem produtos diretamente com o lojista, graças aos seus dados primários.

A retail media é fundamental para ajudar as marcas a alcançar o público certo durante a jornada do comprador, pois permite que os profissionais de marketing envolvam os consumidores com anúncios relevantes e não intrusivos próximos ao ponto de venda digital em sites e aplicativos de varejistas e marketplaces. Além disso, pensar a partir do ponto de vista do cliente, receber mensagens publicitárias relevantes e personalizadas torna a experiência de compra online muito mais agradável e relevante.

Juntamente com um ambiente econômico incerto, os desafios contínuos com cookies de terceiros e a perda de sinais em 2024 estão fazendo com que os profissionais de marketing recorram ao poder dos dados first-party e de comércio para conquistar consumidores e criar lealdade para poderem mostrar como seus esforços estão se convertendo em resultados reais de vendas. Para permanecer no topo da mente dos consumidores preocupados em economizar, os profissionais de marketing podem se apoiar em estratégias baseadas em dados que envolvem os compradores no momento certo e nos canais apropriados para que possam oferecer experiências de consumo mais ricas enquanto atingem os seus próprios objetivos.

Tiago Cardoso*, Managing Director para a América Latina da Criteo

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