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ARTIGO | A ciência por trás de uma estratégia de marketing B2B bem-sucedida
09 de Maio de 2024

ARTIGO | A ciência por trás de uma estratégia de marketing B2B bem-sucedida

"Todos nós já fomos expostos ao marketing B2C ao longo das nossas vidas"

No atual panorama midiático, profissionais de marketing nunca tiveram tanto acesso aos dados sobre sua audiência quanto hoje. Como resultado, empresas começaram a usar essas informações para criar estratégias que ajudam a alcançar os melhores resultados.

Com o rumo que a indústria tem tomado, as empresas podem utilizar os dados disponíveis a seu favor e de maneira mais efetiva. Na monday.com,aprendemos os benefícios do uso de análises avançadas para medir atividades que profissionais de marketing têm tradicionalmente evitado – incluindo o valor dos consumidores a longo prazo, a previsão de comportamento dos usuários e a ligação entre os objetivos da área e os resultados em nível corporativo.

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Se não está quebrado, (não) arrume
Todos nós já fomos expostos ao marketing B2C ao longo das nossas vidas. Mas é fundamental adaptar as ações quando uma empresa quer oferecer um serviço ou um produto para outra corporação. Neste caso, as decisões de compra impactam toda a companhia.

Por isso, os profissionais que querem atingir esse público precisam estar melhor equipados dentro dos seus setores, à medida em que as campanhas têm demandado diferentes conhecimentos e pesquisas cada vez mais profundas do que no passado. Os anúncios para o setor de softwares como serviço (SaaS), por exemplo, acrescenta outra camada ao cenário, já que novas soluções e personalizações seguem transformando o panorama tecnológico numa competição ainda maior.

No caso da monday.com, desenvolvemos campanhas como uma empresa B2C que existe no universo B2B. Nosso objetivo é impactar os públicos que queremos com conteúdos divertidos, diretos e envolventes, que abordam desafios diários da vida profissional. Nos últimos anos, criamos peças que ajudaram empresas a atingir mais de $ 835 milhões em receita anual (até o final de 2023), além de alcançar mais de 225 mil clientes e lançar inúmeras campanhas, desde anúncios globais de Out Of Home até uma cobiçada participação no Super Bowl.

O tempo não espera
Colocamos muito esforço em marketing de desempenho e de marcas. Como em outros negócios, começamos com canais de performance on-line e expandimos o escopo para atingir novos públicos, mudança catalisada pela pandemia.

Pegando o mundo de surpresa, times foram inesperadamente desfeitos e as empresas tiveram que lidar com uma força de trabalho desarticulada inserida em um contexto jamais visto. Da perspectiva do profissional de marketing, era preciso ter visibilidade. Submetidas a uma situação completamente nova e diferente, as empresas e os colaboradores precisavam da visão simples e clara do fluxo diário.

Como uma plataforma de gestão de trabalho, fomos ainda mais criativos e inspiradores nas campanhas, mantendo nosso público e suas necessidades em primeiro plano. Nos adaptamos ao novo panorama e começamos a experimentar outros canais para atingir audiências que mudaram o comportamento de consumo midiático.

Dados reinam
Nossa estratégia geral de aquisição se baseia no BigBrain, uma ferramenta interna de Business Intelligence que informa todas as operações comerciais e fornece uma pontuação qualitativa para cada inscrição que geramos, prevendo com precisão a conversão. A pontuação inclui o envolvimento inicial, a forma como o cliente se inscreveu, e o dia da semana.

A partir daí, o time monitora de perto cada campanha, com foco nos números de engajamento. Se não estiver performando bem, é possível realocar o orçamento para outro canal. Em 2024, nós também mudamos a forma de medir. Com a descontinuidade dos cookies de terceiros, confiaremos cada vez mais no Marketing Mix Modeling (MMM) , que aloca e prevê onde gastar o dinheiro.

Flexibilidade é a chave para o crescimento contínuo
O marketing B2B é sobre encontrar o equilíbrio entre entender as demandas dos clientes, ter os recursos e conhecimentos para atendê-las e encontrar as ferramentas certas para ajudar. Essa busca é extremamente importante, à medida que expandimos para uma plataforma que oferece vários produtos.

Com a transição, é crucial revisar continuamente a estratégia, especialmente agora que temos serviços adicionais para introduzir ao mercado e adicionar ao MMM. Apesar desse novo território, sabemos que vamos nos manter verdadeiros à nossa fórmula vitoriosa, respaldada por dados.

 

por Guy Shriki, Gerente de Operações de Marca e Marketing da monday.com

Foto:Freepik

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