Uma SUV que alimenta uma casa - e a casa que alimenta uma SUV

08 de Março de 2019

Mitsubishi vai começar a vender o que chama de Dendo Drive House

Foto: MItsubishi

 

A energia solar é notável, mas é instável. É um dia claro ou as nuvens simplesmente entraram? O poder está sempre em movimento. É por isso que muitos proprietários de painéis solares optam por comprar baterias grandes para armazenar e consumir  energia o tempo todo. Mas, e se o seu veículo elétrico também pudesse ser sua bateria doméstica? E se o seu carro elétrico pudesse alimentar sua casa? Acha impossível? Agora isso já pode ser realizado.

A partir deste ano, no Japão e na Europa, a Mitsubishi vai começar a vender o que chama de Dendo Drive House, uma plataforma solar, instalada por profissionais, que inclui painéis solares, uma bateria doméstica e um carregador. E esta plataforma solar doméstica também é compatível com os carros elétricos e híbridos da Mitsubishi, como o recém-anunciado Engleberg Tourer SUV - que é um híbrido plug-in com tração nas quatro rodas que pode rodar apenas 70 km com a bateria. A promessa é que quando a energia solar é abundante (ou mesmo quando a energia da rede é mais barata, como é em algumas áreas à noite), você pode carregar a bateria da sua casa e do carro. E quando não é? Se você preferir não comprar energia da empresa elétrica - ou se você está apenas passando por uma queda de energia - você pode drenar manualmente a bateria do carro com um backup extra.

A Mitsubishi não é a primeira empresa a propor essa ideia. Como The Verge aponta, Elon Musk  flertou com o conceito de usar veículos Tesla para casas de energia no passado. E, bem antes disso, o Centro de Pesquisa de Smart Grid da UCLA provou que a energia de dentro dos EVs poderia ser disponibilizada aos edifícios em questão de segundos. Para ler na íntegra em inglês, clique aqui.