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Os benefícios da internacionalização do mercado de eventos para o segmento no Brasil
26 de Abril de 2023

Os benefícios da internacionalização do mercado de eventos para o segmento no Brasil

Estratégia pode agregar valor para organizações e profissionais dos mais diferentes nichos mercadológicos

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Por Alisson Barcelos 26 de Abril de 2023 | Atualizado 26 de Abril de 2023

Crédito da imagem: Divulgação/Kiss – End Of The Road World Tour

Criada na década de 1970, o Kiss se tornou um dos nomes mais conhecidos e amados do rock and roll contemporâneo. Ao lado de bandas como Guns and Roses, por exemplo, representa os ideais de rebeldia e irreverência que são marcas registrados do estilo musical.

Porém, outra característica une a banda de Axel Rose aos icônicos roqueiros de cara pintada: o fato de que ambos os artistas já se apresentam no Brasil e, de forma ainda mais específica, no estado de Santa Catarina.

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Contando com uma infraestrutura de primeira grandeza e padrão internacional, o estado catarinense está pronto para receber atrações internacionais e atender a todos os aspectos de segurança e qualidade exigidos. Esse processo de internacionalização do mercado de eventos, ou seja, de eliminação de barreiras físicas e ideológicas para a expansão dos negócios é uma estratégia que pode agregar importantes valores para empresas dos mais diversos segmentos.

Nesta coluna, vamos falar sobre eventos que ampliam os contatos com players de outros países e como as empresas brasileiras podem se capacitar para esse desafio. Confira.

 

FIN Brasil 2023 promove o networking das empresas brasileiras com players internacionais

Crédito da imagem: Freepik

Nos dias 28 e 29 de março a cidade de Florianópolis foi palco da segunda edição do FIN Brasil, evento que teve com objetivo fundamental ampliar as fronteiras de atuação das empresas nacionais através do fortalecimento do networking com players de mercado de diversos países do mundo.

O evento que contou com o Sebrae como co-realizador em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Portugal de Santa Catarina, proporcionou o intercâmbio de informações e relacionamento com 140 empresários de 45 países.

Durante os dois dias de programação, os empresários nacionais tiveram a possibilidade real de vivenciar o processo de expansão do networking e a ampliação da sua rede de parceiros. Um ponto de destaque foi que além dos relacionamentos entre as empresas e organizações, foi possível também estreitar a interação com câmaras de comércio, organizações estratégicas para a validação de acordos internacionais.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do programa Go to Market, que teve início em 2020 e já está em sua quarta turma. Conforme declaração de Filipe Gallotii, gerente de negócios do Sebrae, a FIN “é de extrema importância para nós que promovemos o Programa Go To Market, e também para os empresários que desejam internacionalizar os seus negócios. Além de permitir que eles estreitassem contatos e criassem oportunidades para os seus negócios, é um ambiente otimista e que demonstra que é possível que pequenos empreendedores também possam expandir os seus negócios para o mercado exterior”.

 

O desenvolvimento regional através dos shows com ícones internacionais

Crédito da imagem: Instagram/Coldplay

Considerado um dos grupos musicais mais influentes da atualidade e com fãs em todo o mundo, o Coldplay ao longo dos últimos dois anos realizou shows que entraram para a história do setor de eventos no Brasil. Em 2022, a apresentação da banda inglesa foi considerada uma das melhores performances durante a edição do Rock and Rio e, neste ano, uma programação de mais de dez shows em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba se consolidou como um grande sucesso de público e crítica.

Mas, de que forma a internacionalização do mercado de eventos com apresentações de grandes produções mundiais pode beneficiar o setor e contribuir para o desenvolvimento das economias locais? Das mais diversas formas possíveis. Excelência e qualidade são termos que caracterizam as grandes produções, ou seja, quando há contato com esse tipo de metodologia de trabalho, o aprendizado é natural e oportuno. Além disso, shows de grande amplitude investem cada vez mais na sustentabilidade, assunto em evidência em todas as áreas. Conhecer as inovações no setor é importante para a adoção de medidas semelhantes nos eventos brasileiros.

Atendendo a uma grande demanda do mercado e, simultaneamente, capacitando toda a cadeia produtiva do setor, os eventos internacionais assumem um papel cada vez mais importante de agregar desenvolvimento em todo o país.

 

Santa Catarina assume o protagonismo na atração de eventos internacionais no país

Crédito da imagem: Instagram/Hard Rock Live

A relação do estado de Santa Catarina com as festas e eventos de caráter internacional sempre foi muito próxima. Basta lembrar que a Oktoberfest, festa que resgata a cultura alemã, é um dos principais eventos do calendário festivo brasileiro.

Ao longo da história e de forma ainda mais especial nos últimos anos, o estado catarinense vem assumindo um verdadeiro protagonismo em nível nacional no que se refere à apresentação de shows e produções internacionais.

Como falamos na abertura da coluna, ícones da música nacional como as bandas Kiss e Guns and Roses já se apresentaram por aqui atraindo um público enorme e aquecendo a economia local. Uma infraestrutura ideal para receber eventos de grande porte contribui de forma decisiva nesse processo. E, a boa notícia, é que os ambientes para shows estão distribuídos em várias regiões do estado.

Se, no norte catarinense, o Centreeventos Cau Hansen, localizado em Joinville, disponibiliza uma estrutura com capacidade para atender 10 mil pessoas, na região da Grande Florianópolis o Hard Rock Live vem se consolidando como uma das melhores casas para shows e eventos de diversas naturezas no cenário internacional.

Com ambientes ideias para bem receber o público, Santa Catarina se abre cada vez mais para os eventos de todo o mundo.

 

Como as empresas brasileiras podem se preparar para o processo de internacionalização

Crédito da imagem: Freepik

É importante observar que o processo de internacionalização de uma empresa ou organização precisa ser o resultado de uma estratégia extremamente bem calculada e desenvolvida. É necessário, primeiramente, que a empresa conheça seus pontos fortes dentro do mercado interno e, também, estabeleça parcerias confiáveis e assertivas com players do país em que pretende atuar. Com essas definições já consolidadas, pode-se partir para uma empreitada internacional.

Assim como acontece dentro da gestão administrativa contemporânea, não existe necessariamente uma fórmula única para o sucesso dentro da estratégia de internacionalização. Cada segmento de mercado possui uma operacionalização diferente e, dessa forma, precisa ser compreendido de forma individual. Porém, existe ao menos cinco etapas que devem ser desenvolvidas para quem busca o sucesso em outro país. São elas:

  1. Criar um plano realista com o mercado em que se pretende atuar;
  2. Contar com o apoio de profissionais especialistas na nova praça de atuação;
  3. Organizar produtos ou serviços pilotos para testar o engajamento dos consumidores;
  4. Manter uma postura proativa na análise de dados e eventuais correções de rota;
  5. Adaptar o produto e o serviço sempre que necessário.

Assim como durante a realização de um evento é necessário que o projeto atenda os anseios do público para fazer sucesso, quando pensamos na internacionalização de um negócio essa lógica também se aplica. Então, fica a dica: estude muito o mercado e faça sucesso onde você quiser.

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