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Coluna Guilherme da Luz | Por que a sua empresa precisa de especialistas em SEO?
07 de Maio de 2024

Coluna Guilherme da Luz | Por que a sua empresa precisa de especialistas em SEO?

"Empresas que contam com especialistas em SEO têm vantagens competitivas"

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Por Guilherme da Luz 07 de Maio de 2024 | Atualizado 07 de Maio de 2024

Você sabe o que fazem os especialistas em SEO? Responsável pelas estratégias que resultam em mais acesso ao site, eles são fundamentais para o sucesso das empresas.

Muito tem se falado sobre técnicas que impulsionam o alcance de conteúdo e potencializam os acessos. Nesse ponto, empresas que contam com especialistas em SEO têm vantagens competitivas.

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De maneira geral, especialistas em SEO tem o objetivo de traçar estratégias para atrair visitantes aos sites, ampliando a exposição da marca e conquistando potenciais clientes.

Já deu para ter uma ideia do quanto esse profissional é valioso, não é?

Mas, vamos nos aprofundar ainda mais nesse ramo de atuação, e entender o que faz esse profissional ser tão importante.

O que é SEO?

Antes de saber da profissão, é fundamental entender do que se trata o SEO. Essa pequena sigla é muito falada, e requisitada, atualmente.

O SEO vem de Search Engine Optimization ou, “Otimização para motores de busca”. Consiste em melhorar o conteúdo, aplicando estratégias e tendências de SEO para que os buscadores, como o Google, encontrem o conteúdo mais facilmente.

De maneira geral, as estratégias de SEO tem o objetivo de atrair visitantes que se tornarão clientes. Em resumo, converter acessos em vendas de maneira orgânica, sem investimentos em publicidade.

Uma página precisa estar bem ranqueada porque a maioria dos internautas, ao fazer uma busca, clica nos primeiros resultados apresentados.

As estratégias de SEO são um conjunto de medidas que colaboram para que o Google entenda a página como relevante, e a coloque em destaque.

Isso é essencial para a geração de oportunidade de negócios, envolvendo melhorias dentro e fora das páginas. Como o uso adequado de palavras-chave, link building, navegação responsiva, adaptação de leitura, entre outros.

Afinal, por que especialistas em SEO são importantes para as empresas?

Foto:Pexels

Como você pode notar, especialistas em SEO são responsáveis por fazer com que os usuários encontrem uma página específica.

No Brasil, por exemplo, nove em cada dez consumidores fazem pesquisas no Google antes de efetivar uma compra. Esse índice mostra o quanto estar bem ranqueado e ter uma boa colocação no buscador é importante.

Um especialista em SEO possibilita que os bons conteúdos criados sejam encontrados pelos consumidores. Essa é a relevância desse profissional, a realização do planejamento, execução e mensuração das estratégias digitais.

Cada empresa, a depender de seus objetivos, irá usufruir dos conhecimentos dos especialistas em SEO de maneiras diferentes. Dentre os objetivos mais comuns está a qualificação dos leads, aumento de visibilidade ou de conversões.

Independentemente disso, todo especialista em SEO é responsável pelo diagnóstico preciso da situação atual. E, em planejar estratégias específicas para que os resultados esperados sejam alcançados.

Funções de um especialista em SEO

De forma resumida é responsável por realizar a análise interna e externa, principalmente sobre a concorrência. Nesse sentido, as funções de um especialista em SEO compreendem:

Pesquisa e uso adequado de palavras-chave

Foi o tempo em que SEO era entendido apenas como repetir várias vezes uma mesma palavra-chave em todo o texto.

Como o algoritmo está em constante modificação e aperfeiçoamento, páginas que só repetem um termo, sem considerar a qualidade do conteúdo são punidas. Ou seja, ao invés de alavancar os acessos, eles são reduzidos.

No entanto, as palavras-chave são importantes na otimização do conteúdo. O objetivo é escolher e usar moderadamente aquelas que são condizentes com o assunto e que possuem maior desempenho e performance.

Uma boa prática é o uso de palavras similares ou sinônimos, para enriquecer o conteúdo.

Planejamento de conteúdo

Foto:Freepik

Não há dúvidas de que a maior função dos especialistas em SEO é o planejamento de conteúdo. É com essa estratégia que se construirão materiais de qualidade capazes de divulgar a eficiência dos produtos ou serviços.

Ter um bom planejamento contribui para conquistar a confiança do público nas redes sociais entregando conteúdos cada vez mais focados e pertinentes.

É importante fazer um planejamento que inclua conteúdos específicos para os diversos meios de comunicação disponíveis atualmente.

Otimização do site e conteúdo para mecanismos de busca

Essa é a essência de um especialista em SEO: elaborar estratégias para otimizar o site e o conteúdo para os mecanismos de busca.

Existe uma série de técnicas que podem ser utilizadas dentro e fora das páginas da empresa. E, claro, o especialista em SEO deve estar em constante atualização para compreender quais são os fatores impactantes para o ranqueamento.

Essa otimização acontece desde aspectos relacionados ao conteúdo, até a programação e estrutura ou desenvolvimento do site.

Em relação aos requisitos on page, o profissional deve garantir que o acesso e a navegação proporcionem a melhor experiência para o usuário.

Um especialista em SEO deve estar alinhado com os desenvolvedores para que a página tenha um carregamento veloz, design adequado e acesso facilitado.

Já em relação aos requisitos off page a concentração está no link building. Ou seja, os backlinks que são incluídos em outras páginas e direcionam para a sua.

Uma das melhores medidas para essa referenciação é construir conteúdos relevantes para que os backlinks sejam conquistados organicamente.

O último ponto da otimização da página é a apresentação em dispositivos móveis. Tenha atenção em como o site se comporta em smartphones e tablets, uma vez que a maioria dos internautas usa esse recurso para acessar a internet.

Com tudo, você percebeu que a execução dessas funções e planejamento das estratégias são motivos que fazem os especialistas em SEO serem tão importantes dentro das organizações.

Contar com um profissional, ou uma agência especializada, contribui para que os resultados obtidos sejam ainda mais significativos.

Vale a pena contratar uma agência especializada em SEO?

Agora que você já sabe como um especialista em SEO atua e identificou a importância desse profissional, como usufruir desses conhecimentos para sua marca? Algumas organizações optam por contratar diretamente um especialista em SEO, enquanto outras terceirizam o serviço, contratando uma agência de marketing de conteúdo.

Entre as vantagens de optar por contratar uma agência especializada em SEO, vamos citar algumas que a nossa empresa oferece:

Garantia de uma equipe qualificada

Com uma equipe qualificada a sua marca consegue atingir os resultados esperados. Afinal, as agências investem em treinamentos, mantendo-se por dentro de todas as atualizações e novidades em SEO. Assim, aplicará as melhores e mais atualizadas estratégias de conteúdo.

Aumento no tráfego orgânico da página

Com uma equipe qualificada à frente de todas as estratégias de conteúdo, logo será notado um aumento no tráfego orgânico. Entre os cuidados, os profissionais são responsáveis em tratar de análises, planejamentos, revisões, novidades e alcance de resultados. Os especialistas em SEO cuidam de toda parte do Marketing de Conteúdo, garantindo que a marca atinja suas metas.

Veja a evolução da página de um de nossos clientes, após iniciarmos nossas estratégias de conteúdo:

De outubro de 2023 até o início de março de 2024, os acessos orgânicos aumentaram consideravelmente.

Alcance das melhores posições no Google

É o trabalho de um especialista em SEO garantir que a página do cliente apareça nas primeiras posições dos buscadores. Esse profissional é capaz de analisar com cuidado as necessidades da página, levantando todos os pontos fortes e fracos, elaborando assim as melhores estratégias.

Além disso, é capaz de direcionar seu público-alvo de forma rápida, melhorando o desempenho da página. Abaixo, um exemplo de uma das páginas otimizadas pela nossa equipe, do cliente Babbel em 2021:

Note que mesmo a otimização tendo sido realizada há cerca de 2 anos e meio, a página do cliente está na posição zero. Ou seja, continua sendo a primeira indicada pelo Google.

Melhor custo-benefício

Embora seja necessário um investimento que pode parecer elevado, conforme as necessidades da sua página, a longo prazo é um excelente custo-benefício. Afinal, uma agência especialista em SEO possui tudo o que é necessário para colocar em prática as estratégias de conteúdo.

Além disso, a sua empresa não precisa se preocupar em cuidar dessa parte, apenas acompanhar os resultados.

Então, agora você sabe que é importante contar com especialistas em SEO para ajudar a sua marca a alavancar nas posições dos buscadores. Além disso, viu que pode contar com agência de SEO para garantir os melhores resultados.

Foto do topo:Unsplash

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