Publicidade
Artes visuais, música, teatro, cinema e gastronomia. Confira a agenda cultural de Santa Catarina
04 de Maio de 2024

Artes visuais, música, teatro, cinema e gastronomia. Confira a agenda cultural de Santa Catarina

Uma programação variada na agenda cultural de SC para a próxima semana com direito a artes visuais, música, teatro, cinema e gastronomia. Acesse e divirta-se!

Publicidade
Por Entretenimento 04 de Maio de 2024 | Atualizado 10 de Maio de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 2 a 8 de maio de 2024

 

De artes visuais a música, teatro, cinema e gastronomia. Acesse e divirta-se!

 

Publicidade

Artes visuais a música

As caminhadas da artista Silvana Macêdo pela Floresta Amazônica renderam, também, uma exposição artística, a 9 Encontros. Na mostra, pinturas a óleo e acrílica sobre tela e linho, pinturas em nanquim sobre papel, pinturas feitas com chá da casca de nove árvores sobre papel, séries fotográficas e coleção de material botânico coletado nestas caminhadas estão na exposição que será aberta hoje (2) na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A mostra inédita foi selecionada no Edital 2024 e reúne 40 obras fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada Reflorestar a Si. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem: Silvana Macedo.

 

 

 

Artes visuais a música

O Choro, reconhecido em fevereiro como Patrimônio Cultural do Brasil, segue sendo o homenageado do Floripa Instrumental que começou ontem, com a apresentação de Yamandu Costa, e segue dias 3, 4 e 5, no Boulevard 14/32 do Floripa Airport. Estão na programação músicos consagrados do Choro brasileiro e catarinense, como Ronaldo do Bandolim, Luiz Sebastião Juttel, Roberta Valente, Alê Ribeiro, Raphael Galcer, Ney Souza e Dani Spielmann (foto/divulgação), entre muitos outros. A entrada é gratuita.

 

 

 

Um fim de tarde regado a vinhos brasileiros e ostras do Ribeirão da Ilha: assim é o Vinho e Ostra na Varanda, evento realizado pela Terroir Catarina em parceria com a Lelê Cozinha no bar de vinhos, localizado no bairro Pantanal, em Florianópolis. O convite de Cibele Garrido Godoy, proprietária do local, é para as pessoas experimentarem o melhor da nossa Ilha, neste sábado (4), às 16h. Os ingressos estão à venda pelo Sympla e dão direito a uma taça de vinho. Mais informações no @terroircatarina.  | Crédito da imagem: divulgação.

Artes visuais a música

 

 

 

John Coltrane – considerado o maior sax tenor do jazz – é o homenageado da próxima edição da Tournée AF | Premiére Édition que começa hoje (2), em Criciúma e segue para Florianópolis (4), Blumenau (9) e Joinville (11). Todos os concertos começam às 20h e têm entrada gratuita. A Coluna Entretenimento entrevistou Marilyn Pellicant que falou mais sobre o projeto. Todas as informações sobre cada evento podem ser acompanhadas no @aliancafrancesafloripa.  | Crédito da imagem: Eduardo Duks.

 

Jogando com Teatro e Música é o mais novo projeto cultural das Professoras-Atrizes Isabeli Carmo e Yosha Batschauer, aprovado pela Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina, que tem o intuito de promover o desenvolvimento artístico e criativo de crianças de 8 a 11 anos. A partir de jogos teatrais e exploração de criações teatrais em diálogo com cenas de musicais, elas propõem as oficinas para uma experiência lúdica e educativa. As oficinas serão presenciais, na mesorregião do Vale do Itajaí e em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

Artes visuais a música

Palestra inclusiva e show gratuito marcam início Encontros Interculturais: da ilha de Cabo Verde a Ilha da Magia, neste sábado (4), no Haôma Baixo Centro iniciativa aprovada via Lei Paulo Gustavo D+ e com o apoio financeiro da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e segue até o fim do mês de maio. A partir das 17h, o público terá a oportunidade de participar da palestra “Princípios da regulagem dos instrumentos de corda”, ministrada pelo renomado músico e produtor Leonardo Daniel, acessível a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiências intelectuais e sensoriais.

Música

Às 20h, no mesmo local, o músico Nilêra (foto/acervo pessoal) subirá ao palco com o show A Alma do Homem do Litoral, uma apresentação que promete contar com convidados especiais e trazer a essência da Ilha de Santa Catarina. A noite promete ser uma celebração da arte e da cultura, unindo sonoridades e tradições de diferentes lugares. Todas as informações e inscrições estão no @haomabaixocentro.

Um é bom, dois é demais, da Cia Patito Show Circo, com os palhaços Tiquito e Paquito, é a atração do Domingo com Teatro desta semana. O espetáculo será no Cinesystem do Villa Romana Shopping, em Florianópolis, às 11h30. A entrada é gratuita e o espetáculo tem tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).  | Crédito da imagem: divulgação.

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões Conversando Sobre Museu. O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, e terá como tema O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link.

Na próxima quarta-feira (8), será exibido o documentário “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”, pelo Cinesonora, a partir das 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach (CIC). A entrada é gratuita e as informações estão no @cinesonora.

 

Ó QUE BACANA

 

Artes visuais a música

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Corais de Joinville, que se realiza de 5 a 7 de julho. Até 28 de junho, corais interessados podem reservar uma vaga pelo site, sendo que as Inscrições feitas até 31 de maio terão preço promocional. O Instituto Arte Maior organiza o evento que, em sua 3ª edição 17 corais de várias cidades catarinenses, com um total de 500 vozes.  | Crédito da imagem: divulgação.

Artes visuais a música

 

 

 

 

A comissão organizadora da Residência Artística e de Pesquisa Paulo Gaiad 2024, formada por Jociele Lampert, Rosângela Cherem e Thays Tonin, selecionou os artistas Bruna Granucci, Lucas Speranza, Marta Facco, Tauan Silva Gonzales e William da Silva para participar da residência entre os dias 2 e 30 de maio deste ano. Cada selecionado vai receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.000. O objetivo é criar oportunidades para os artistas experimentarem, afinal, como explica Nathalia Dov, uma das coordenadoras do projeto, projetos como esse contribuem para o campo do conhecimento e para o circuito de arte contemporânea. O espaço fica no Sul da Ilha de Santa Catarina.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Artes visuais a música

Batendo recordes! A terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024 será em junho deste ano, mas já conquista números altos. As mostras competitivas do Festival receberam um total de 467 filmes inscritos, 20% a mais que no ano passado. O FALA São Chico é um festival exclusivo para curtas documentais, e leva o cinema de toda a América Latina para o norte de Santa Catarina — na histórica ilha de São Francisco do Sul. Os filmes selecionados serão anunciados em maio pela Panvision, que aqui em Florianópolis realiza o já conhecido Festival Internacional de Cinema FAM, que chega na 28ª edição e está com as inscrições abertas.  | Crédito da imagem: divulgação Panvision.

 

PROGRAME-SE

 

Artes visuais a música

 

No formato de voz e piano, Arnaldo Antunes e Vitor Araújo apresentarão o show Lágrimas no Mar “um disco que tem uma vontade engasgada de chorar”, como descreve Arnaldo Antunes. Ele explica que o show parte da introspecção, mas que, em contato com o público, ganha dimensões de sentimento compartilhado, traz o repertório do álbum homônimo recém-lançado além de outras canções do cantor paulistano. Em Florianópolis, promovido pela Orth Produções, o show acontece no dia 17 de maio, às 21 horas, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. Os ingressos já estão à venda no site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Já no dia 23 de maio, também no teatro do CIC, o cantor Duca Leindecker traz a Florianópolis o show PEDIDOS, em que abre espaço para interagir com o público

que pede músicas pelas redes sociais ou presencialmente, durante o show. No melhor estilo “banquinho e violão”, o cantor se inspirou no tempo em que iniciou sua

Artes visuais a música

carreira em Porto Alegre em 1983, aos 13 anos de idade. Os ingressos já estão à venda pelo link.  | Crédito da imagem: divulgação.

Crédito da imagem em destaque: Silvana Macedo.

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade