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Liderança: 4 dicas sobre o líder focado nas pessoas
05 de Março de 2015

Liderança: 4 dicas sobre o líder focado nas pessoas

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30 de março de 2015

As lideranças estão presentes em todos os ambientes onde existe um grupo de pessoas com objetivos comuns. Seja ele formal ou informal, o líder é aquele que, por vários motivos, comanda e direciona a equipe a atingir o que se deseja. Tanto o presidente de uma organização como, até mesmo, a criança que reúne seus amigos e organiza uma brincadeira de esconde-esconde podem ser considerados líderes.

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No mundo dos negócios, as lideranças são indispensáveis para a prosperidade de um empreendimento, pois são principalmente elas que determinarão os objetivos e as ações que antecedem o seu alcance. Da mesma forma, são elas as responsáveis pela gestão das pessoas mais envolvidas no negócio, os colaboradores, peças determinantes sobre o resultado entregue aos mantenedores financeiros da empresa, os clientes.

Mas para ser um bom líder, basta querer? Querer deve, sem dúvidas, ser o primeiro passo. Não se nasce sabendo liderar, já que liderança é algo que pode – e deve – ser desenvolvido durante toda a vida. Somente depois de ter certeza que você quer ser o melhor líder que poderia ser, passe a se preocupar com o resto. É a partir de excelentes lideranças que, todo dia, empresas crescem, transformam o ambiente onde estão inseridas e aumentam suas receitas.

Para lhe auxiliar no processo de desenvolvimento da liderança, levantamos 4 comportamentos indispensáveis para quem quer liderar uma equipe.

1 – Seja apaixonado e envolva-se com as pessoas

Se há um recurso indispensável a quase todas as empresas, são as pessoas. Para ser um bom líder, você deve estar envolvido com seus colaboradores, conhecendo-os ao máximo. Somente assim, suas ações estarão sempre voltadas às necessidades de seus funcionários que, certamente, retribuirão na entrega de resultados.

2 – Construa uma cultura de compartilhamento de valores

Dê liberdade às pessoas para que, a todo tempo, possam compartilhar suas experiências, desejos, paixões ou temores. Não os prenda exclusivamente ao seu trabalho, a liberdade de se comunicar e interagir com seus colegas de trabalho pode aumentar a produtividade e, mais importante que isso, concretizar as relações entre as pessoas que, juntas, podem entregar melhores resultados.

3 – Dê ouvidos a seus colaboradores

Toda pessoa gosta de ser ouvida e isso não é diferente em uma empresa. Além de, criar mecanismos em que os colaboradores possam expressar suas opiniões, busque dar atenção àqueles que lhe procuram e, não somente isso, vá você mesmo em busca das pessoas e demonstre atenção e acolhimento. Isso não quer dizer que você deve, por exemplo, aceitar todas as ideias propostas por seus funcionários, mas deve, ao menos, ouví-las, avaliá-las e dar o devido retorno a quem a sugeriu.

4 – Confie e reconheça o trabalho de cada colaborador

Algo que motiva os colaboradores é a sensação de autonomia nas suas funções e reconhecimento pelo trabalho desempenhado. Para que isso aconteça, o líder deve saber transmitir feedbacks aos seus funcionários e solicitá-los a  entregas importantes, de modo a demonstrar a confiança depositada. Além disso, é essencial que se dê o valor adequado aos resultados entregues. Quando reconhecido por um bom trabalho, a tendência é que, em suas próximas atividades, o colaborador mantenha o padrão ou, até mesmo, entregue ainda melhores resultados, com a esperança de ser reconhecido novamente. As formas mais tradicionais de reconhecimento nas organizações normalmente envolvem recursos financeiros, mas algumas palavras de agradecimento com certeza não farão mal a ninguém.

Faça uso desses comportamentos sempre que tiver a oportunidade. Como dissemos no início desse texto, não é preciso, necessariamente, estar em um ambiente de trabalho para liderar. Pratique a liderança todos os dias.

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