Publicidade
Conversas Culturais sobre a exposição Estandartes em Contratempos com Eneleo Alcides
14 de Maio de 2024

Conversas Culturais sobre a exposição Estandartes em Contratempos com Eneleo Alcides

O Conversas Culturais desta terça-feira é com o jornalista, fotógrafo e pós-graduado em antropologia cultural Eneleo Alcides, sobre a exposição Estandartes em Contratempos, em cartaz no Museu Histórico de SC

Publicidade
Por Entretenimento 14 de Maio de 2024 | Atualizado 14 de Maio de 2024

Conversas Culturais

recebe Eneleo Alcides sobre a exposição Estandartes em Contratempos

 

Acompanhe o bate-papo da jornalista Leticia Bombo com o jornalista, fotógrafo e pós-graduado em antropologia cultural, Eneleo Alcides, sobre a exposição “Estandartes em Contratempo”, em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina, que fica no Palácio Cruz e Sousa, em frente à praça XV, onde nasceu o Carnaval de Florianópolis.

Publicidade

 

 

A exposição, inédita, faz um mergulho nos processos criativos dos enredos, sambas, fantasias, ateliês de costuras e de adereços, galpões de alegorias, ensaios técnicos dos instrumentistas percussionistas, dançarinos e sambistas, diretoria de harmonia até o desfile oficial das Escolas de Samba da Capital de Santa Catarina.

 

Eneléo conta, ainda, que a exposição aborda simbologias singulares, evidenciadas pela contribuição das matrizes religiosas, sobretudo de origem africana, pelos rituais de coletividade, devoção à bandeira, reverência à comunidade, respeito aos mestres de saberes e ao samba como patrimônio cultural.

A exposição imersiva sobre estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer Carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis traz relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias que integram a cenografia visual que poderá ser visitada em todo o andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, até 3 de agosto de 2024, de terça a sexta das 10h às 17h30 e sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Crédito da imagem em destaque: @vinifloriani.

 

Envie sugestões de entrevistas para [email protected].

 

Publicidade
Publicidade