Publicidade
Performance, shows, espetáculos e uma cultura diversa na agenda cultural comentada da semana
16 de Maio de 2024

Performance, shows, espetáculos e uma cultura diversa na agenda cultural comentada da semana

De performance teatral, passando por shows, eventos literários, parrilladas e muito mais na agenda cultural comentada da semana. Acompanhe!

Publicidade
Por Entretenimento 16 de Maio de 2024 | Atualizado 16 de Maio de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 16 a 22 de maio de 2024

 

Apresentações culturais gratuitas estão previstas na varanda da Fundação Cultural BADESC, hoje (16), para o lançamento do Catálogo do triênio 2021, 2022 e 2023 do espaço. A partir das 19h, apresentações como a da artista Cristina Wolff com a performance “O Ritual da Vaca Vermelha” e o músico autoral Daniel Arena, que junto da artista Laura Tereza forma o Folk no Jardim que farão um show com canções próprias, estão programadas para celebrar o lançamento da publicação. A entrada é gratuita.

Publicidade

 

Já na sexta-feira (17), Arnaldo Antunes e Vitor Araújo apresentam o show Lágrimas no Mar, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. No formato de voz e piano, o show, que parte da introspecção, mas que, em contato com o público, ganha dimensões de sentimento compartilhado, traz o repertório do álbum homônimo recém-lançado, além de outras canções do cantor paulistano. O show começa às 21h e os ingressos estão disponíveis no link.

 

No mesmo dia, sexta-feira (17), a banda Capital Inicial apresenta show da turnê 4.0, na Arena Opus, em São José. O show da banda rodou o Brasil com hits, novidades e faixas Lado B, além de faixas preferidas dos fãs, novidades e versões inéditas dos clássicos hits. O projeto Capital Inicial 4.0 é uma comemoração da história e legado de uma das maiores bandas de rock do Brasil, com foco no futuro e na conexão cada vez mais forte com o público de diferentes gerações. O evento está marcado para 23h59 e os últimos ingressos estão disponíveis no site e na bilheteria do local.

 

Carol Brum e Leo Garcia sobem ao palco de Teatro Armação nesta sexta, 17, às 20h, para apresentar Sambas et Bossas en Français. O espetáculo celebra a poesia da bossa nova brasileira e a elegância do idioma francês, numa conexão cultural entre Brasil e França. Os clássicos da bossa nova ganham novas nuances em versões francesas, explorando a rica interação entre os dois países.
Ingressos limitados.

 

A jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt lidera o projeto Formação gratuita: oficina de acessibilidade cultural voltado a artistas, produtores, gestores culturais e a comunidade em geral interessada em práticas inclusivas na gestão de eventos e projetos culturais, impulsionada pela ampliação das políticas públicas afirmativas de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no meio artístico e cultural. A última oficina foi em Florianópolis e, no sábado (18), será no Espaço AZ Arte, no Centro de Joinville. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

 

Augusto Bon Vivant, o DJ Fábio Rios e as bandas Black SHEEP e Billbird embalam a primeira edição da Parrillada Vacuno, evento assinado por Gustavo Miroski e Thiago Fortun, neste sábado (18), no Armazém Rita Maria, em Florianópolis. Com um menu repleto de cortes renomados, assinado pelo chef Piero, o evento será do meio-dia às seis da tarde e os ingressos estão à venda pelo site, sendo que o acesso é livre para crianças até 06 anos, até 12 anos, o valor é de R$ 50, e inteira para maiores de 12.

 

Também no sábado (18). será dia de mágica! Isso porque o mágico Jorian Peçanha é uma das atrações gratuitas do próximo fim de semana no Floripa Shopping. Às 16h, o espaço Floripa Hub, no Piso L3, vai se transformar em um verdadeiro palco de ilusionismo que promete surpreender e encantar o público de todas as idades. Desde os 12 anos, Jorian dedica-se à arte do ilusionismo, encantando plateias com seu carisma e habilidades excepcionais. “Estou emocionado em trazer minha paixão pela mágica para o Floripa Shopping. É uma honra poder oferecer um espetáculo que promete ficar na memória de todos os espectadores”, diz Jorian Peçanha. O evento é gratuito, porém, devido à grande expectativa de público, os interessados devem chegar cedo, pois o espaço está sujeito a lotação. Prepare-se para uma tarde de encanto, mistério e muito ilusionismo!

 

Camila Gomes (foto/Paulinho Sefton), a mais nova benzedeira manezinha, leva para o palco do Teatro da Ubro a arte de propagar o amor. Ela transformou sua Roda de Benção em espetáculo, dirigido pela multi-artista Vanessa Garcia e a proposta é “incentivar o público a propagar o amor no seu servir, no seu bendizer, na sua vida diária”, como Camila descreve o seu monólogo em forma de Benção. A primeira apresentação será na próxima quarta-feira (22) e os ingressos estão à venda pelo link.

 

Agenda Cultural

 

Ó QUE BACANA

Em passagem pelo Brasil, a banda americana The Calling se apresentou no Music Park, em Jurerê Internacional, na última sexta-feira (10) e foi sucesso de carisma! Arriscando algumas palavras em português, o vocalista da banda, Alex Band, conversou bastante com o público, que manteve a energia lá em cima durante o show, e acompanhou com um coro a apresentação. O grupo passou por sucessos como Adrienne, Things Will Go My Way e o grande sucesso Wherever You Will Go. | Imagem em destaque/Crédito: David Welter.

 

Desde 14 de maio, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove uma série de 12 reuniões virtuais de escuta ampliada para contar com a colaboração de diversos segmentos da sociedade na construção do Plano Anual de Aplicação dos Recursos. As reuniões são realizadas por meio da Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e segue até o dia 24 de maio. As datas e os temas de cada reunião estão no link.

 

Na última segunda-feira (13), o Comida di Buteco 2024 revelou o campeão do circuito de Florianópolis, o Botequim das Flores (foto/divulgação) localizado no bairro Sambaqui; em segundo lugar ficou o Gambarzeira, localizado em Santo Antônio de Lisboa; e a terceira colocação ficou com Nacanoa Oyster Bar, localizado no Ribeirão da Ilha. O bar campeão representará a região no concurso nacional que elegerá o melhor boteco do Brasil em uma cerimônia especial.

 

Agenda Cultural

 

PROGRAME-SE

No dia 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina completará 170 anos e tem uma programação especial para comemorar a data tão importante. Nos dias 23, 24, 27 e 28 de maio, o local será palco de bate-papos com escritores, oficinas e cafés literários, workshop, palestra com o presidente da FCC, Rafael Nogueira, entre outras atividades. Será lançado, também, o Concurso de Poesias dos 170 anos da BPSC, com o tema “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes da biblioteca”. Para participar, os interessados devem enviar uma poesia escrita, gravada ou filmada pelo formulário disponível no link. Os 27 textos vencedores farão parte de um e-book. Saiba mais na matéria.

 

Agenda Cultural

Em solidariedade às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, alguns eventos foram cancelados em Florianópolis.

A primeira edição do Floripa Tattoo Festival (foto/divulgação) que seria entre os dias 17 e 19 de maio no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha, será adiada para os dias 30 de agosto e 01 de setembro. “O momento agora é de unir esforços para que a vida de quem hoje perdeu tudo possa ser restabelecida com dignidade. São tatuadores e body piercers que estariam presentes em nosso evento, mas que se encontram ilhados e desabrigados neste momento. Somos uma comunidade de artistas que sempre prezou pela união e não seria diferente agora”, afirma Tio Guegui, um dos organizadores do evento.

Reembolso

Os ingressos continuam valendo para a nova data, porém é possível pedir o reembolso pelo próprio site. Já os tatuadores e body piercers que reservaram stands, podem entrar em contato com a equipe do evento pelas redes sociais do Festival.

O Winter Play, que aconteceria entre os dias 30 de maio e 02 de junho, em Jurerê Internacional, Florianópolis, será transferido para novas datas, ainda sem previsão. Parte do público, DJs e parceiros que pertencem à história de 20 anos do Winter Play são do Rio Grande do Sul e o momento agora é de união e de solidariedade pelo estado gaúcho. Os ingressos que já foram adquiridos serão válidos para as novas datas. Para reembolso entrar em contato com a plataforma de ingressos e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected]. As atualizações também estarão nas redes sociais.

 

Crédito da imagem em destaque:

 

Envie sugestões de pautas para [email protected].

Publicidade
Publicidade