Publicidade
Fórum Eventos 2023 debate as tendências e perspectivas para o setor
03 de Maio de 2023

Fórum Eventos 2023 debate as tendências e perspectivas para o setor

Tecnologia e comunicação foram pautas que ganharam destaque no encontro que envolveu mais de 500 profissionais ligados ao segmento

Publicidade
Por Alisson Barcelos 03 de Maio de 2023 | Atualizado 03 de Maio de 2023

Crédito da imagem: Instagram/Portal Eventos

Uma das formas mais tradicionais de eventos que existe são os seminários cujo objetivo é abordar os rumos de um determinado nicho de mercado. Por isso, nada mais natural que o setor de eventos realizar uma ação dessa natureza voltada a agregar os profissionais que atuam no mercado e, principalmente, debater seus rumos e tendências.

Foi o que aconteceu nos dias 24 e 25 de abril durante o Fórum Eventos realizado do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O tema central que orientou as discussões foi “Conecte-se com o futuro dos eventos” e um fato que tornou a realização ainda mais significativa foi a comemoração dos seus dez anos de história.

Publicidade

Durante os dois dias, diversos palestrantes ligados ao setor de eventos e profissionais de outras áreas apresentaram análises sobre o setor e, principalmente, quais as melhores práticas em busca do sucesso.

Nesta coluna vamos analisar alguns dos principais aspectos debatidos no evento e sua aplicabilidade dentro do cotidiano do setor. Boa leitura.

 

A importância da gestão tecnológica foi um dos destaques do primeiro dia do evento

Crédito da imagem: Freepik

A tecnologia se consolidou como ferramenta estratégica em todos os nichos mercadológicos e no setor de eventos isso não é diferente. Dentro de uma ação é possível utilizar os recursos tecnológicos para etapas como a alimentação das mídias sociais, a elaboração dos roteiros das palestras e, até mesmo, para o envio de e-mail marketing de agradecimento após o evento.

Dessa forma, a importância da gestão tecnológica foi um ponto de destaque no primeiro dia do fórum. Nei Grando, que é diretor da Strategius e autor de livros sobre o assunto, abordou em sua palestra o tema “Usando a tecnologia para facilitar a Gestão de Eventos”. Na sua fala, Grande destacou como a IA – Inteligência Artificial e a TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação podem agregar grande valor na produção dos eventos.

Outro aspecto interessante levantado por Grando foi justamente a democratização da tecnologia. Os avanços tecnológicos também tem como ponto positivo o fato de tornar as inovações mais acessíveis, assim, empresas e públicos variados podem utilizar dos seus benefícios. Conforme o palestrante “a tecnologia está cada vez mais acessível e presente nos eventos, produzindo diversas experiências”.

Durante o primeiro dia a palestra da publicitária Luciana Oliveira também destacou um ponto muito importante e que por vezes é negligenciado dentro dos eventos: a análise dos indicadores. A palestrante ressaltou que os dados e informações geradas durante um evento, muitas vezes, não se tornam fontes de referência para outras realizações. Entender a importância dessa dinâmica é fundamental para o sucesso de ações hoje e no futuro.

 

Segundo dia do fórum teve como foco a comunicação e uma visão humanizada do mercado

Crédito da imagem: Instagram/Portal Eventos

Conforme dados revelados pelo relatório We Are Social, focado no estudo e análise das mídias sociais, no Brasil, atualmente, existem mais de 113 milhões de usuários do Instagram. De forma absoluta, isso significa um público que constitui cerca de 50% da população do país e que está em busca de informação e conteúdo.

E foi justamente como tratar a produção de conteúdo e ressaltar o valor da comunicação para a elaboração de ações de sucesso, dois dos principais destaques do segundo dia do Fórum Eventos. Flávia Gamonar, um dos nomes mais conhecidos dentro da plataforma LinkedIn no país, abordou em sua palestra essa temática e ressaltou que para quem busca valorizar sua marca pessoal e ampliar seu protagonismo e autonomia de setor, algumas das chaves principais são “potencializar sua comunicação, buscar ser ainda mais criativo e aprender a separar o profissional do pessoal”.

O último dia do evento também teve como destaque a emoção. Diversos conteúdos apresentados destacaram uma abordagem mais humana e reflexiva sobre a experiência humana. Um dos pontos altos foi justamente a palestra que encerrou o evento e foi ministrada por Marcos Piangers. O comunicador apresentou o tema “Protagonismo e felicidade” e promoveu um encerramento comovente para o principal encontro ligado ao setor no Brasil.

 

Como aplicar de forma prática os conhecimentos compartilhados no Fórum Eventos 2023

Crédito da imagem: Freepik

Quem atua em toda a cadeia de produção de um evento sabe que não existe uma fórmula mágica de sucesso. Existem muitas variáveis que podem impactar o resultado de uma ação e cabe os empreendedores se valer de conhecimento e informação para tornar a jornada dos participantes a mais agradável e positiva possível.

Com essa certeza, os conhecimentos debatidos durante o Fórum Eventos 2023 tem uma grande valia para os profissionais do setor no sentido de ampliar ainda mais seu panorama sobre alguns dos pontos importantes durante a fase de planejamento.

Neste caso, a tecnologia talvez seja um dos aspectos principais. Hoje em dia, é impossível desenvolver uma ação de sucesso sem contar com os recursos tecnológicos disponíveis. Desde a divulgação nas redes socias até a etapa de check-in dos participantes, a gestão tecnológica deve ser inclusiva e imersiva. Vale, ainda, lembrar que o metaverso vem ampliando sua participação no cotidiano das marcas e dos consumidores e, sem sombra de dúvidas, se apresenta como uma área especialmente promissora para a produção de eventos.

E se o assunto é tecnologia, a análise assertiva dos dados e informações também é fundamental. Usar os índices e indicadores como fonte de conhecimento para o desenvolvimento das ações poder ser uma ação estratégica cujo retorno tende a ser extremamente positivo.

 

Um mercado de eventos mais humano e sustentável é possível sim!

Crédito da imagem: Freepik

Conforme mencionamos anteriormente, o segundo dia do Fórum Eventos foi marcado por uma abordagem mais emocionante dos processos que constituem a cadeia do setor, com destaque para a palestra do comunicador Marcos Piangers. Em diversas falas e temas abordados, foi possível realmente identificar que a humanização do mercado é possível e está ao alcance de todos os profissionais que atuam no setor.

Mas, de que forma é possível fazer com que as ações e ativações se tornem ainda mais conectadas com a essência das pessoas e, principalmente, com a geração de impactos positivos para toda a sociedade? A resposta para essa pergunta é simples: das mais variadas formas possíveis. Quando, por exemplo, um evento se preocupa com a questão sustentável, encontrando formas de reciclar ou reutilizar os recursos oferecidos ao público ou quando uma ação encontra formas de destacar a diversidade e a inclusão dentro de sua estrutura organizacional, todos saem ganhando na medida em que o evento se torna uma referência para outras áreas da sociedade.

O próprio conceito de ESG – Environmental, Social and Governance vem se consolidando cada vez mais dentro do setor. O que, a princípio, era utilizada apenas de forma pontual, atualmente se democratizou e se tornou um diferencial para as ações mais diversas.

Conforme destacou Sergio Junqueira, um dos idealizadores do Fórum Eventos, “não basta falar, o fórum procura colocar em prática seus preceitos e cuidados”. É exatamente com essa convicção, de que além do compartilhamento, o conhecimento precisa ser aplicado e se manifestar de forma prática é que o setor irá proporcionar aos participantes experiências cada vez mais emocionantes e conectadas com as novas exigências da sociedade.

Publicidade
Publicidade