Publicidade
A estratégia como um refúgio em tempos de crise
06 de Abril de 2015

A estratégia como um refúgio em tempos de crise

Publicidade

Tem sido cada vez mais visível que o Brasil está passando por momentos de crise e desconfiança no atual cenário econômico. Segundo diferentes economistas (O que 7 mentes econômicas estão pensando sobre o Brasil de 2015? – InfoMoney) o Brasil passará por um momento difícil no ano de 2015.

De acordo com esses especialistas, existem diversos fatores que impactam na crise econômica do país. A perspectiva de crescimento do país é praticamente nula, muito pelo fato de que os investimentos no país estão contraídos e o adicional consumo das famílias brasileiras está diminuindo. Além disso, a taxa de juros está extremamente alta, beirando os 13%, enquanto o dólar poderá oscilar entre elevados R$ 2,80 e 3,10. Com relação à inflação, a perspectiva é de que ficará acima da meta, por volta de 6,8%. Esse cenário econômico depende muito da credibilidade do Governo, a qual está muito abalada atualmente.

Publicidade

Esses fatores afirmam os tempos de crise do Brasil, mas são variáveis sobre as quais os empresários não possuem controle. Apesar disso, existem decisões internas das empresas que podem servir como refúgio contra a crise. Para auxiliar os gestores e novos empreendedores, a Esag Jr. elencou alguns pontos que demonstram porquê uma boa estratégia implantada nas organizações pode ajudar nesses períodos:

1 – Tomada de Decisão: Em tempos de economia fria, são rotineiras as mudanças de planos e a necessidade de decisões mais assertivas. Uma estratégia bem definida serve como um ponto de partida nos momentos de tomada de decisão. O Administrador se espelha na sua estratégia para tomar decisões embasadas e que condizem com sua conduta. Saiba como é elaborado o planejamento estratégico da Esag Jr.

2 – Alinhamento: Outro ponto a se ressaltar é de que, em tempos de recessão, as pessoas tendem a pensar de formas diferentes e dificilmente se unirem por um propósito. Com uma identidade organizacional precisamente elaborada a organização começa a se alinhar, reunindo todos seus recursos e direcionando-os para um só objetivo. Com esse alinhamento, todos os colaboradores possuem objetivos que auxiliam a empresa a um resultado maior.

3 – Otimização de recursos: Quando não existe uma estratégia implantada, um acontecimento recorrente são os retrabalhos e os desperdícios. Uma alternativa da administração é definir prioridades e dividir os objetivos da empresa em táticos e estratégicos, de forma a ampliar o conhecimento dos colaboradores sobre como fazê-lo. O resultado é a otimização de recursos e funcionários mais motivados para atingir as metas, ao passo que atingem pequenos objetivos por vez.

4 – Fortalecimento da Marca: Uma empresa que toma decisões sem rumo, muitas vezes no achismo, no erro e acerto, raramente tem a confiança do mercado. Quando passa a utilizar uma estratégia definida em todas as áreas da organização, suas atitudes seguem uma lógica e a empresa passa a ter reputação no mercado. Existem pesquisas que já demonstram que um fator que auxiliou empresas centenárias a chegarem onde chegaram são seus valores. Leia, também, a publicação de blog da Esag Jr. “Planejamento: Uma oportunidade para as empresas em 2015”.

Apesar do cenário observado e previsto para o decorrer do ano de 2015 não ser o mais favorável para as empresas e os empreendedores, segundo os economistas, existem alternativas que podem ser seguidas a fim de superar a crise de forma mais sólida, como é o caso de uma estratégia implantada por meio de um planejamento estratégico.

Caso você esteja em dúvida sobre como traçar a estratégia de seu empreendimento, confira a nossa publicação com “5 dicas para traçar uma estratégia para a sua empresa” ou entre em contato conoscoclicando aqui.

Publicidade
Publicidade