Publicidade
Coluna Ozinil Martins | Se você nunca erra o alvo, ele está perto demais!
01 de Novembro de 2023

Coluna Ozinil Martins | Se você nunca erra o alvo, ele está perto demais!

Pensar pequeno dá tanto trabalho quanto pensar grande!

Publicidade
Por Prof. Ozinil Martins de Souza 01 de Novembro de 2023 | Atualizado 01 de Novembro de 2023

A frase de Tom Hirshfield nos obriga a pensar. Por que a maioria das pessoas, seja individual ou coletivamente, estabelece, ao longo da vida, objetivos e metas que serão facilmente alcançáveis? Pensar pequeno dá tanto trabalho quanto pensar grande!

Grandes desafios pautarão os próximos passos da humanidade, entre eles, o excesso populacional, as mudanças tecnológicas, ocupação de espaços, a extinção de espécies, o fim dos empregos como os conhecemos; cada um de nós é parte do problema, mas temos dificuldades em pensar nas soluções. Pode parecer apocalíptico, mas os fatos estão aí para comprovar os alertas recebidos dos mais variados meios.

Publicidade

Somos todos, parte do problema e da solução; a humanidade bateu a marca de 8 bilhões de habitantes com o mundo mais convulsionado do que nunca. Guerras, as mais estúpidas possíveis, colocam em cheque, não só os povos envolvidos, mas toda a humanidade. Bom lembrar que, tanto a primeira como a segunda guerra mundial, iniciaram em função de pequenos atos e, transformaram-se em hecatombes ceifando milhões de vida.

O meio-ambiente está pedindo socorro! Todos os dias somos informados de fenômenos da natureza que têm sua origem em atos produzidos pelas próprias vítimas. São furacões, secas, enchentes, temperaturas extremas, poluição, destruição dos corais e perda da capacidade dos oceanos de produzir oxigênio e, vamos parar por aqui porque a lista é longa.

De outro lado o desenvolvimento tecnológico alcança níveis nunca vistos. Passamos da automação para a Inteligência Artificial em questão de poucos anos. A consequência mais visível é a transformação do mercado de trabalho exigindo profissionais com um novo perfil que, nenhuma escola ou universidade está ofertando ao mercado. As empresas buscam competências e habilidades, as escolas e universidades entregam diplomas e, a incompatibilidade está posta. Urge que a Educação, em qualquer nível perceba o que acontece e busque novos caminhos.

O aumento populacional, em países mais pobres, associado ao desenvolvimento da tecnologia e a migração de povos gera um problema, potencialmente, explosivo. Há países em que sua cultura está sendo modificada radicalmente. As soluções para os problemas do mundo não são fáceis, mas têm que ser buscadas e, isto cabe, não só aos governantes, mas a todos que vivem no planeta.

Porém, voltando ao início da coluna, estabelecer objetivos, não só pessoais como coletivos, parece não ser preocupação das pessoas; hoje, vive-se como se não existisse amanhã. A melhor definição que já ouvi sobre o problema é a de que a maioria das pessoas vive, ainda, na idade reptiliana em que a preocupação está em comer, repousar e reproduzir-se. Enquanto a maioria das pessoas não entender que é parte do problema não haverá solução para os problemas que afligem a humanidade.

Foto:Freepik

Publicidade
Publicidade