Publicidade
Coluna Ozinil Martins | Misturando alhos com bugalhos!
18 de Outubro de 2023

Coluna Ozinil Martins | Misturando alhos com bugalhos!

"Se era para manter a estrutura da seleção anterior não seria melhor manter o técnico Tite?"

Publicidade
Por Prof. Ozinil Martins de Souza 18 de Outubro de 2023 | Atualizado 18 de Outubro de 2023

Cena 1 – Quartel do Exército teve 13 metralhadoras .50 e 8 FAL 7.62 roubados não se sabe quando. Em 1969 o Cap. Carlos Lamarca encheu um caminhão de armas em um quartel e, desertou, entregando estas armas ao grupo guerrilheiro Var Palmares. Só o Exército parece não estar ligado na infiltração do crime organizado em suas fileiras; o interesse maior é na área dos soldados armeiros (cuidam e fazem a manutenção das armas).

Cena 2 – A Guatemala, um dos países mais pobres do mundo, já teve dois prêmios Nobel. Em 1967 Miguel Ángel Astúrias recebeu o prêmio Nobel de literatura e em 1992, Rigoberta Manchú recebeu o prêmio Nobel da Paz. Enquanto isto, apesar de toda a empáfia de suas elites, certo país ao sul do Equador nunca recebeu nenhum Nobel. Mas, é penta campeão em futebol. Talvez isto seja explicado pelo nosso nível educacional.

Publicidade

Cena 3 – Carlos Tévez, o Carlitos, jogador de grandes equipes do futebol mundial, levantou a voz para acusar que o analfabetismo chegou ao futebol. Técnico do tradicional Independiente da Argentina constatou, ao tentar explicar o esquema tático, que 3 jogadores da equipe não sabiam fazer as operações básicas de aritmética. Bem vindo Carlitos ao futuro que está sendo criado. Quanto maior o número de analfabetos, maior a obediência aos poderosos! Ah! No Brasil não é diferente!

Cena 4 – A força que os partidos de esquerda, mundo afora e, com mais intensidade na miserável América latina, fazem para simplificar a linguagem é algo que merece uma interrogação. Por que isto acontece? A resposta é óbvia! A simplificação da linguagem, a restrição do vocabulário, conduz a uma perda do raciocínio lógico e da comunicação mais sofisticada. Não é atoa a regressão do QI. Pensar é exercer a cidadania na plenitude. Para que ensinar o povo a pensar?

Cena 5 – Há um processo em andamento que só pode interessar a quem busca o caos social e o controle pela força. A desconstrução da família, tão bem usada por Lenin e Stalin para implantar o sistema comunista na Rússia, está em pleno andamento pelo mundo. Tentar “vender” como normal o fim da família tradicional é um crime contra a vida.

Cena 6 – Universidade Federal do Amazonas, palestrante André Lajst, judeu israelense, enfrentou a fúria de estudantes que tentaram impedir sua apresentação. O palestrante entrou e saiu das instalações, fortemente escoltado pela Polícia Federal. A universidade que deveria ser o espaço para os diferentes, onde os temas deveriam ser livres em busca da verdade, transforma-se em lugar de preconceitos e radicalismos. São óbvios os motivos que empurram a Educação no país para seu baixo nível.

Cena 7 – Nas eliminatórias da América do Sul para a copa do mundo de 2026 o Brasil perdeu para o Uruguai. A pergunta que não quer calar: se era para manter a estrutura da seleção anterior não seria melhor manter o técnico Tite? Chamar os mesmos atletas que perderam duas copas anteriores não me parece adequado. Tem jogadores deste time que, de tanto tempo que estão fora, não sabem nem onde fica o Brasil. Em uma eliminatória com Venezuela, Bolívia, entre outros e, que se classificam 6, convoca o time do Íbis que se classifica. A que ponto chegou o futebol brasileiro!

Foto:Unsplash

Publicidade
Publicidade