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As perspectivas e os desafios do setor de eventos para 2023
02 de Abril de 2023

As perspectivas e os desafios do setor de eventos para 2023

O mercado se reinventou nos últimos anos e deve crescer ainda apostando na geração de experiências e na conexão entre público e marcas

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Por Alisson Barcelos 02 de Abril de 2023 | Atualizado 03 de Abril de 2023

Crédito da imagem: Freepik

 

Há quem afirme que o ano só começa, verdadeiramente, após o carnaval. Quem atua no mercado de eventos sabe que essa ideia não condiz com a realidade, já que a própria festa do Rei Momo precisa ser organizada com o máximo de dedicação para que os resultados sejam os melhores possíveis.

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E, analisando o excelente retorno do carnaval desse ano, cuja movimentação financeira foi superior a 8 bilhões de reais no país de acordo com estudos da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as perspectivas para o mercado de eventos em 2023 são extremamente positivas.

Além de uma intensa programação de shows, como o Lollapalooza, que aconteceu neste mês de março, devem se realizar por todo o país mais de 4 mil feiras e congressos, movimentando mais de 40 bilhões de reais de acordo com uma estimativa da Abrafesta – Associação Brasileira de Eventos.

Os bons números, entretanto, não devem servir como distração para os importantes desafios que o setor precisa vencer. Capacitação profissional, uso assertivo da tecnologia e adoção de ações sustentáveis são tendências que requerem uma aplicação cada vez mais prática e imediata dos promotores de eventos. Confira os detalhes na coluna.

 

A capacitação profissional como diferencial competitivo

Crédito da imagem: Freepik

Entre os impactos que a pandemia deixou no setor de eventos para o longo prazo, sem sombra de dúvidas, um dos mais significativos está no que se refere a capacitação e profissionalização de quem trabalha na área.

Se, antes mesmo da retração do mercado devido aos protocolos de saúde impostos para conter o avanço da Covid-19, já não era tarefa fácil encontrar profissionais para todas as necessidades de um evento, a situação ficou ainda mais complicada. O tempo em que o mercado ficou paralisado motivou muitas pessoas, inclusive excelentes profissionais, a buscarem fontes de renda menos osciláveis. Em resumo: a busca dos promotores de eventos pela mão de obra qualificada se tornou um diferencial competitivo estratégico

Para quem atua ou pretende encontrar uma vaga de trabalho no setor, a boa notícia é que capacitações não faltam. Tanto em entidades particulares, como em organizações de caráter público como o Ministério do Turismo e o Sebrae, existe uma grande oferta de cursos que podem agregar um valor significativo no currículo profissional. Além disso, muitos cursos disponíveis se apresentam na modalidade gratuita e online. Ou seja, nunca foi tão acessível se preparar para os desafios da profissão.

Para os gestores das empresas organizadoras de eventos, é fundamental ter sempre em mente que os participantes e clientes das ações e ativações se caracterizam cada vez mais pela exigência, assim, é essencial investir na formação e qualificação dos profissionais visando não apenas atendar as expectativas como, também, superá-las. As oportunidades no mercado contemporâneo são muitas, mas somente quem estiver preparado colherá os melhores resultados.

 

Tecnologia, sustentabilidade e o que já é tendência na jornada dos participantes

Crédito da imagem: Freepik

O público brasileiro, tão acostumado a receber elogios por sua participação nos grandes shows e eventos, recentemente levou um puxão de orelha de uma das maiores bandas da atualidade. Na turnê que o Coldplay está realizando na América Latina, em que um dos destaques é o uso de pulseiras retornáveis e sustentáveis, a taxa de devolução do show realizado no Morumbi foi de 79%, bem abaixo das registradas em Buenos Aires, Santiago e Bogotá.

Esse fato que ganhou grande repercussão, comprova que tanto para quem promove o evento quanto para o público, a adoção de ações sustentáveis e ecologicamente corretas não é mais um diferencial e, sim, uma obrigação. Do uso de materiais reaproveitáveis até a realização de eventos durante o dia para aproveitar a iluminação natural, formas é que não faltam para agregar valores sustentáveis a projetos das mais diversas naturezas.

Assim como a sustentabilidade, o uso ostensivo da tecnologia é outra tendência consolidada no setor. Da promoção das ações através das mídias sociais até as ativações que tem como cenário o metaverso, a tecnologia está presente em praticamente todas as etapas da produção de um evento e encontra um eco direto no público participante.

Por fim, mas não menos importante, vale citar que assim como os eventos presenciais crescem em todo o mundo, basta ver o exemplo dos grandes festivais de música que vão acontecer neste ano, as ações online e híbridas consolidaram seu espaço e continuam atraindo as atenções. Unindo facilidade e segurança, os eventos que contam com o suporte tecnológico se democratizaram e estão cada vez mais em evidência.

Ao valorizar os anseios e desejos dos participantes, os promotores de eventos estão criando ações que são sucesso comercial e, simultaneamente, contribuem para formar memórias coletivas e afetivas nesses tempos em que vivemos sob um estado de alerta permanente.

 

Lollapalooza e a nova era dos festivais

Crédito da imagem: Lollapalloza/Divulgação

No último final de semana, mais precisamente entre os dias 24 e 26 de março, o Lollapalooza foi o ponto de encontro dos apaixonados pela boa música. O evento contou com a participação de cantores e bandas que são ícones no Brasil e no mundo e reuniu milhares de pessoas para três dias de canções, alegria e incríveis experiências.

Por falar em experiências, as ativações envolvendo algumas marcas que são referências de mercado também contribuíram para ampliar o alcance do festival. A Budweiser, por exemplo, criou espaços com o BudX e o BudStudio que apresentou encontros únicos entre artistas da música, da atual, velha e nova geração. Os artistas tiveram a oportunidade de interagir com o público em conversas que foram transmitidas pelas redes socias.

A Adidas também apresentou ao público um espaço diferenciado na forma de uma caixa de tênis gigante. No local, era possível personalizar o look com maquiagens e tatuagens e, ainda, customizar o tênis e o vestuário com itens especiais.

A sustentabilidade também ganhou ressonância dentro do evento através do espaço criado pela rede McDonald’s que elaborou um restaurante em que se destacavam painéis solares para a geração de energia e um programa diferenciado de gestão de resíduos.

Diversas outras marcas como Bradesco, Vivo, Samsung, Braskem e Red Bull também criaram ativações especiais que tinham a mesma meta: oferecer aos participantes experiências incríveis e inesquecíveis.

E para aqueles que já estão com saudades do Lollapalooza, opções é o que não faltam para curtir neste ano. O país, literalmente, vive uma nova era de festivais com eventos para todos os públicos, gêneros e gostos.

Em abril, acontece a quarta edição do Breve Festival em Belo Horizonte. Na programação, nomes como Joss Stone e Ludmilla. Para os roqueiros, o ponto de encontro será o 7º Monsters of Rock com lendas desse gênero musical como KISS, Scorpions e Deep Purple.

No mês de maio, um dos principais destaques fica por conta do Coolritiba, que acontece na capital paranaense. Entre as atrações confirmadas estão Marisa Monte, Gilberto Gil, Sandy, Mano Brown e Fresno.

No segundo semestre, no mês de setembro, acontece o The Town na maior cidade a América latina nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro. Serão 235 horas de música em cinco palcos diferentes.

No mês seguinte é a vez de um dos mais aguardados festivais do ano: o Tomorrowland Brasil. Especializado em música eletrônica, o evento acontece em Itu, no estado de São Paulo. A primeira edição teve como cenário a Bélgica e, ao longo do tempo, o evento se consolidou como um dos maiores do gênero no mundo.

Para finalizar a curadoria de festivais que vão agitar esse ano, no mês de novembro acontece em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Rock The Moutain, considerado o principal festival musical da serra fluminense que une nomes consagrados da MPB aos artistas em ascensão.

Escolha os seus festivais favoritos e boa diversão!

 

Um show para marcar a história e mostrar que o público tem sempre razão

Crédito da imagem: PMF/ Divulgação

Ao lado de Caetano Veloso e Chico Buarque, Gilberto Gil se consolidou nas últimas décadas como um dos principais cantores e compositores brasileiros. Suas canções que unem em doses iguais lirismo e contestação, marcaram diversas gerações e continuam soando como hino para milhões de brasileiros.

Por isso, o absoluto sucesso do show realizado pelo baiano no último domingo, dia 26 de março, que finalizou a Maratona Cultural do aniversário de Florianópolis, pode ser utilizado como um importante elemento de reflexão no debate político atual.

Recentemente, ganhou notoriedade em todo o país que Gilberto Gil teve rejeitada pela segunda vez sua indicação ao título de cidadão honorário de Florianópolis. E para comprovar a total dissociação entre os desmandos políticos com o interesse público, milhares de pessoas foram assistir ao show que, sem sobra de dúvidas, entrou para a história da capital.

Misturando seus clássicos que vem se tornando cada vez mais atuais com o passar do tempo com composições mais recentes que mostram claramente a evolução do artista na abordagem das temáticas, Gilberto Gil colocou todos para cantar e o coro de milhares de vozes no coração da cidade criou uma imagem icônica que dificilmente sairá da memória dos catarinenses.

Independentemente de posicionamentos ideológicos, Gilberto Gil é um dos principais artistas em atividades no Brasil e seu reconhecimento internacional como expoente da cultura brasileira apenas reforça isso. Enquanto, no jogo político, a ideia era claramente enviar uma mensagem ao não contemplar o cantor com a homenagem, na vida real e cotidiana os florianopolitanos, catarinenses, brasileiros e estrangeiros que estiveram presentes no show ressaltaram que a arte é e sempre será maior do que a política. Viva Gil e viva os eventos de sucesso!

 

 

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