Publicidade
Ana Lavratti entrevista Alexandra Zunino Slonski, do Laboratório Santa Luzia
13 de Abril de 2021

Ana Lavratti entrevista Alexandra Zunino Slonski, do Laboratório Santa Luzia

Publicidade
Por Ana Lavratti 13 de Abril de 2021 | Atualizado 13 de Abril de 2021

 

Lançado no Dia da Mulher’2021, o livro VOCÊ MULHER AINDA MELHOR chegou à segunda edição, com nova tiragem circulando antes mesmo da primeira sessão de autógrafos completar um mês. Personagem n. 1 do livro, que traz 30 biografias de lideranças femininas, a Alexandra Zunino Slonski conversou comigo no Sebrae-SC, fazendo uma análise dos impactos da pandemia na vida pessoal e nos negócios, à frente do Laboratório Santa Luzia. Conheça melhor a executiva com forte expressão na sociedade, trabalhando voluntariamente em três entidades distintas: 

Publicidade

 

Filha do lendário Dr. João Nilson Zunino, médico especialista em Patologia Clínica com grande expressão no meio empresarial, no associativismo e como presidente do Avaí Futebol Clube em três gestões, Alexandra Zunino Slonski tomou a iniciativa, ainda na adolescência, de acompanhar mais de perto o sucesso do pai. Aos 15 anos, estudante do Ensino Médio, já estagiava na pequena clínica adquirida em 1974, o Laboratório Santa Luzia, onde galgou todos os passos até o topo da hierarquia.

 

Começava assim, na recepção do Laboratório que crescia com ela – tendo ambos a mesma idade – a jornada da líder empresarial, hoje presidente do Laboratório Santa Luzia e Diretora de Novos Negócios do DASA, maior empresa de Medicina Diagnóstica da América Latina. Se a trajetória ascendente seria até previsível, o percurso rumo ao brilho próprio foi longo e intenso, com Alexandra ocupando diferentes funções e preparando seu avanço duplamente, no aspecto técnico e emocional.

 

A formação, por exemplo, incluiu uma passagem meteórica pela faculdade de Biologia, testemunho do interesse em conhecer a fundo o setor em que atuava, realizando exames de Microbiologia. Mas após um ano de curso prevaleceu a visão geral do negócio, com Alexandra migrando para a Faculdade de Administração na Univali, seguida pela pós-graduação em Gestão de Empreendimentos da Saúde na UFSC. Paralelamente ao aprendizado, crescia a confiança e o aval do pai, com quem Alexandra passou a dividir a sala após 27 anos de convívio profissional.

 

Dos quatro filhos do Dr. Zunino, coube a Alexandra assumir o legado do pai, honrando não apenas a presidência do Laboratório, mas também a credibilidade que denotava junto à Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e a Junior Achievement em Santa Catarina. Exercitando a mesma postura justa e amorosa, desde a morte do pai em 2014, a executiva atendeu ao convite da ACIF para ser vice-presidente da associação centenária na gestão 2019-2021, sendo a única mulher na cúpula da entidade, assim como acatou a promoção na Junior Achievement, alçada à presidência do Conselho Diretor na gestão 2018-2021.

 

Em casa, no Santa Luzia, também seguiu na presidência após a sociedade com o grupo DASA, o maior da América Latina no segmento. A convergência, em 2017, ampliou o alcance do Laboratório em todas as frentes: com maior presença, novas unidades, exames de última geração, incluindo pesquisas genéticas, e pela contribuição social. Como Diretora Administrativa do Instituto Ilumine, incubado por colaboradores do DASA que atuam de forma independente, Alexandra contribui para encorajar mais jovens a encontrar e exercitar seu propósito genuíno.

 

O convívio estreito com estudantes, jovens empreendedores e os próprios colaboradores também trouxe em 2019 um novo reconhecimento. Como Embaixadora do programa Sebrae Delas, frequentado em sua primeira edição por 300 mulheres, Alexandra compartilha da forma mais autêntica sua fórmula humanizada para conciliar trabalho, família, responsabilidade social e os próprios sonhos, a ponto de abrir, em plena pandemia, a Lazú Pigmentos Faciais, dedicada à produção de cosméticos orgânicos.

 

Casada com Sérgio Eduardo Slonski, mãe do Eduardo e da Maria Eduarda, Alexandra comanda um negócio que ultrapassa os 600 mil exames realizados a cada mês. Na sede com 4 mil m2 tudo é direcionado para que a crescente abrangência não comprometa a marca registrada do Laboratório, o atendimento personalizado, garantindo que o Santa Luzia siga luzindo e apontando caminhos, na prevenção da doença, na assertividade do diagnóstico, na disseminação da pesquisa genética, e no acesso à imunidade com qualidade e humanidade. Para ouvir a Alexandra, dê o PLAY abaixo:

 

 

 

 


 

 

Quer saber onde encontrar o livro mais próximo de você? Escreva para [email protected]

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

 

 

 

Publicidade
Publicidade