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5 razões para investir em tráfego orgânico: como aumentar e vantagens
29 de Setembro de 2023

5 razões para investir em tráfego orgânico: como aumentar e vantagens

Você sabe o que é tráfego orgânico e como ele pode ajudar a melhorar o seu site e o seu negócio?

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Por Guilherme da Luz 29 de Setembro de 2023 | Atualizado 29 de Setembro de 2023

Imagem de Freepik no Freepik

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Entenda tudo sobre esse recurso poderoso para o marketing digital!

Pode ser que você já tenha ouvido falar no tráfego orgânico. Cada vez mais popular, essa é uma estratégia de baixo investimento e retorno de longo prazo. Mas quais são suas vantagens e como ter mais vendas com ele?

Antes de mais nada, é preciso entender que o tráfego orgânico é o conjunto de visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de busca, como o Google, sem que você tenha que pagar por isso.

Ou seja, são as pessoas que digitam uma palavra-chave relacionada ao seu tema no buscador e clicam no seu site entre os resultados.

Por exemplo, se você tem um site de receitas, um possível tráfego orgânico seria alguém que quer fazer um bolo de cenoura para o lanche da tarde, digita no Google “como fazer bolo de cenoura” e clica no seu site entre os resultados da primeira página.

O tráfego orgânico é diferente do tráfego pago, que é o conjunto de visitantes que chegam ao seu site por meio de anúncios online, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Nesse caso, você paga por cada clique ou visualização do seu anúncio.

Justamente por isso, gerar tráfego orgânico tem feito parte da estratégia de marketing de conteúdo de milhares de empresas. Afinal, é possível alcançar muita gente ao tomar certas ações e engajar o público.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?
Agora que você já sabe o conceito por trás do tráfego orgânico, pode estar se perguntando se vale a pena investir nesse recurso de marketing. E a verdade é que existem várias vantagens para o seu negócio.

Para começar, é possível aumentar a sua visibilidade online, pois o seu site aparece entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.
Com isso, o tráfego web orgânico colabora para atrair visitantes qualificados, pois o seu site oferece conteúdos relevantes e úteis para as pessoas que buscam informações sobre o seu tema.

Na prática, além de aumentar a sua autoridade sobre um assunto, gera mais conversão. Isso porque, o seu site cria uma relação de confiança com os visitantes, que se tornam potenciais clientes.

Como é uma estratégia de baixo investimento, o tráfego pago te ajuda a reduzir os custos a longo prazo. Afinal, o seu site não depende de anúncios pagos para atrair visitantes e, mesmo que opte por pagar publicidade, terá o impulso das buscas orgânicas para baratear a cobrança.

Com tudo isso, é possível garantir resultados duradouros. E a explicação para isso é que um site mantém o posicionamento nos mecanismos de busca a longo prazo.

Imagem: Freepik

 

5 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site
Mas como aumentar o tráfego orgânico do seu site? Ainda que não exista uma receita única e definitiva, existem dicas práticas que podem te ajudar com essa tarefa.

A seguir, conheça as 5 melhores dicas para trabalhar o tráfego para site!

1. Uso de palavras-chave
A primeira dica é pesquisar as palavras-chave que o seu público usa para buscar informações sobre o seu tema na internet.

Você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest para descobrir as palavras-chave mais buscadas pelo seu público.

De fato, as palavras-chave são essenciais para definir o foco e a relevância dos seus conteúdos.


2. Conteúdos otimizados para SEO

A segunda dica é criar conteúdos otimizados para SEO (Search Engine Optimization), usando as palavras-chave adequadas, títulos atrativos, subtítulos claros e imagens relevantes.

Você pode usar ferramentas como o Yoast SEO ou o SEMrush para verificar se os seus conteúdos estão bem otimizados para SEO.

A otimização de conteúdo ajuda a melhorar o posicionamento e a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.

3. Boa navegação no site
Além da otimização do conteúdo, uma outra dica é oferecer uma boa experiência de navegação para os visitantes, com um design responsivo, uma velocidade de carregamento rápida e uma navegação intuitiva.

Você pode usar ferramentas como o Google PageSpeed Insights ou o GTmetrix para testar a performance do seu site.

A experiência de navegação é o que faz com que os visitantes se mantenham interessados e satisfeitos com o seu site.

4. Divulgação online
Mais uma forma de aumentar seu tráfego do site é divulgar os seus conteúdos nas redes sociais, nos seus e-mails e em outros canais online.

Nesse sentido, você pode usar ferramentas como o Buffer ou o Hootsuite para programar e gerenciar as suas postagens nas redes sociais.

Ao fazer a divulgação dos seus conteúdos, você consegue ampliar o alcance e gerar mais tráfego para o seu site.

5. Monitorar os resultados
A última dica é monitorar os resultados do seu tráfego orgânico usando ferramentas como o Google Search Console, que permite acompanhar o relatório de performance do seu site nos mecanismos de busca.

Com essa ferramenta, você pode ver o número de cliques, impressões, taxa de cliques e posição média do seu site nos mecanismos de busca. Além disso, ajuda a identificar quando o seu site está infringindo diretrizes de qualidade do Google.

O monitoramento dos resultados consegue te ajudar a avaliar a eficácia das suas estratégias e fazer as melhorias necessárias.

Imagem: Freepik

 

Tráfego orgânico para já!
Como você viu, o tráfego orgânico é o conjunto de visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de busca, sem que você tenha que pagar por isso.

O tráfego qualificado tem várias vantagens para o seu site e o seu negócio, como aumentar a sua visibilidade online, atrair visitantes qualificados, gerar mais conversão, reduzir os custos e garantir resultados duradouros.

Portanto, se você não trabalha com esse recurso, considere começar hoje mesmo! Com um pouco de estudo e dedicação, você pode fazer o seu site crescer consideravelmente, impactando em todo o seu negócio.

Como conseguimos gerar mais tráfego orgânico para os portais de nossos clientes
Entre as nossas experiências, podemos citar o portal SeguroAuto.org, que iniciamos as ações de otimização SEO desde a sua criação. Ou seja, elaboramos e aplicamos as estratégias de SEO desde o início de suas atividades.

Assim sendo, fomos os responsáveis por fazer com que um portal saísse do zero e competisse com grandes marcas, nas primeiras posições do Google, em um nicho bastante competitivo:

 

E mesmo com a chegada dos competidores e budget pequeno o portal continuou sendo muito relevante. Isso é resultado de uma equipe alinhada com estratégias que funcionam, sempre atenta às mudanças e atualizações do Google, por exemplo.

Veja abaixo como conseguimos colocar o portal na primeira posição do maior buscador, para uma palavra-chave bastante competitiva:

 

Esse é somente um exemplo, já que o portal permaneceu ranqueando nas primeiras 5 posições do Google para as principais palavras-chave. Vale salientar que, para muitas buscas, conseguimos colocá-lo e mantê-lo nas 3 primeiras posições do buscador.

Entre as nossas ações, podemos citar:

Estratégias de link building
Contamos com uma equipe que realiza a análise estratégica, envolvendo pontos importantes, como: concorrentes, avaliação do nicho e outros. Após a análise completa, iniciamos a prospecção de parceiros, considerando portais que possuem boas métricas para parceria de guest post.

Para o texto âncora, trabalhamos com as palavras-chave mais fortes, conforme o tema trabalhado e o nicho do portal do cliente. Inserimos as principais URLs, selecionadas após um levantamento criterioso.

Criamos um parágrafo que atrai a curiosidade do leitor em clicar no link para obter maiores informações, redirecionando-o ao portal do cliente. Veja um exemplo de conteúdo publicado no site parceiro, para o nosso cliente Wondershare Filmora:

Imagem: Oficina da Net

Além disso, com essas técnicas aplicadas, conseguimos mostrar aos buscadores que a página do cliente é relevante para seu nicho. Afinal, link building está entre os principais fatores de classificação das páginas no Google.

Otimização de conteúdo SEO
Realizamos a análise de palavras-chave para trabalhar com os termos certos para o conteúdo, já que elas são de grande impacto nas buscas orgânicas. Além disso, outras técnicas são aplicadas, como:

● Otimização título SEO e Meta Description;
● Descrição da imagem, inserindo all tag;
● Inserção de links internos e externos;
● Títulos e subtítulos otimizados;
● CTA atraentes.

Entender as dores do público-alvo
Se você quer atrair o público para a sua página, de forma orgânica, precisa criar conteúdos pensados nas dores da sua persona. A nossa equipe se empenha em entender o perfil do potencial cliente e, assim, elaborar elementos atrativos para atraí-los à página.
Portanto, recomendamos realizar um mapeamento da persona e investir em materiais que mostrem que a sua marca tem autoridade no mercado que atua. Então, elaborar conteúdos que sejam relevantes e publicá-los onde seu público está.

Conteúdos de qualidade
Não basta apenas investir nas técnicas de SEO para fazer a sua página ranquear nos mecanismos de buscas. É preciso investir em conteúdos de qualidade. Afinal, seu público percebe quando um conteúdo não agrega, o que aumenta a sua taxa de rejeição, e o Google enxerga isso, punindo a sua página.

Responda as dores da sua persona, oferecendo soluções detalhadas, explicativas e que sejam úteis. Aposte em temas novos para não concorrer com outras páginas, oferecendo mais do mesmo. Entre as dicas, foque em pesquisas inéditas, tendo como base, portais de autoridade.

Então, preparado para aumentar o tráfego orgânico da sua página? Conte com especialistas em marketing de conteúdo para te ajudar nessa etapa!

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