Direto de Cannes | McDonald’s busca conexão com fãs, inclusive os mais famosos
20 de Junho de 2022

Direto de Cannes | McDonald’s busca conexão com fãs, inclusive os mais famosos

Vídeo em stop motion de Scott colocando a batata no molho barbecue teve mais de 15 milhões de impressões só nos Estados Unidos.

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Um dos eventos mais aguardados da sessão do dia 20 do Festival Cannes Lions de 2022 era a conversa de Morgan Flatley (CMO Global do McDonald’s) e Neal Arthur, CEO global da Wieden + Kennedy, intitulada “Encontrando o Fã em Todos”.

Há poucas empresas no mundo acima do McDonald’s na lista “nem precisa apresentar o que eles fazem”, entretanto na questão do marketing o gigante da alimentação apresenta inúmeros desafios, com o avanço da conscientização sobre o que comemos, os perigos do fast food e também uma aparente desorientação sobre quais são os próximos passos da companhia americana.

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Na descrição do evento um dos temas a serem conversados com Jeff Beer, editor da Fast Company, é sobre como é preciso esquecer os “haters” e escutar os fãs para desbloquear a transformação da marca. Uma das estratégias para isso foi usar personalidades pop e artistas. Famosos e suas escolhas no McDonald’s

Em 2020, em plena pandemia, a empresa fez uma parceria com o rapper Travis Scott para criar uma refeição especial ao gosto do artista. No caso, um quarteirão com queijo, bacon e alface, um refrigerante Sprite e batatas com molho barbecue. A parceria teve um enorme boost de investimentos em marketing digital – quase 7 milhões de dólares segundo a ferramenta

Pathmatics Explorer – com um vídeo em stop motion de Scott colocando a batata no molho barbecue tendo mais de 15 milhões de impressões só nos Estados Unidos.

As campanhas continuaram no mesmo ano, usando o artista colombiano J Balvin e integrando mais o app do McDonald’s, que contém diversas promoções especiais com cupons que podem ser escaneados nas lojas. O objetivo da estratégia com J Balvin era chegar no público latino, com conteúdo preparado em espanhol.

Já em 2021, o grupo de k-pop BTS foi a estrela do espetáculo, com uma campanha de 10 milhões em marketing digital, segundo a Pathmatics, e com um vídeo de 15 segundos para o YouTube chegando a 40 milhões de impressões durante o período que estava no ar. O Instagram também foi usado em peso.

No Brasil há uma estratégia similar, com famosos falando como matam sua “Fome de Méqui”. Tadeu Schmidt, apresentador do Big Brother Brasil, é uma das estrelas, juntando o Big Mac, um cheeseburger e um sundae em seu combinado. Luísa Sonza, Ludmilla, entre outros artistas e celebridades já tinham participado da mesma campanha, mostrando que as ideias estão alinhadas globalmente.

Cannes Lions 2022
O portal Acontecendo Aqui está presente no grande evento da publicidade mundial em sua volta após a pandemia. Confira a cobertura realizada por Rodrigo Conceição, Daniel Spiess e Guilherme da Luz no link: https://acontecendoaqui.com.br/categorias/cannes/

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