A 69ª edição do Cannes Lions International Festival of Creativity teve a participação de 25.464 trabalhos, oriundos de 87 países. O Brasil, mais uma vez, deu demonstração de sua força no cenário internacional da criatividade com 1.930 trabalhos inscritos e 206 shortlists.
Performance brasileira
Agências brasileiras trouxeram 70 Leões, sendo 10 de Ouro, 21 de Prata e 39 de Bronze. Confira os Leões das 5 melhores colocadas em quantidade.
Africa
Dois Ouros, seis Pratas e sete Bronzes;
VMLY&R
Dois Ouros, três Pratas e seis Bronzes.
David
Dois Ouros, três Pratas e três Bronzes
GUT SP
Quatro Pratas e sete Bronzes
FCB Brasil
Dois Pratas e quatro Bronzes
Outras agências (13 agências)
Quatro Ouros, três Pratas 12 Bronzes
Em 2022
Os Leões foram estruturados para se encaixar em nove faixas abrangentes. Visão geral das principais mudanças e melhorias no Lions em 2022:
– Apresentando o Creative B2B Lions: Cannes Lions 2022 viu o lançamento do novo Creative B2B Lions, em parceria com o B2B Institute do LinkedIn.
– Apresentando o Creative Commerce Lions: O Creative Commerce Lions evoluiu do Creative eCommerce Lions, celebrando a abordagem inovadora e criativa de comércio offline, soluções de pagamento e jornadas transacionais.
Oito pistas
Artesanato, Experiência, Engajamento, Estratégia, Clássico, Saúde, Bem e Entretenimento – se destacaram como estrutura organizacional e as disciplinas criativas que representam a espinha dorsal dos Leões e também refletem os 15 Prêmios Especiais por disciplina: Agência de Saúde do Ano e Agência de o Ano e Agência Independente do Ano, cada um para Artesanato, Experiência, Engajamento, Estratégia, Clássico, Bom e Entretenimento.
Celebrando um trabalho provocativo, inovador e inspirador que marca uma nova direção para o indústria e a faz avançar. Os Titanium Lions celebram a criatividade revolucionária. As inscrições precisarão abrir novos caminhos em comunicações de marca com um trabalho provocativo, inovador e inspirador que marca uma nova direção para a indústria e a move para frente.
Film Lions
“Super Human”, da 4Creative para Channel 4, do Reino Unido
O que celebra Film Lions
Os Film Lions celebram a criatividade da imagem em movimento. As inscrições precisarão demonstrar brilhante narrativa da marca destinada a uma tela; conteúdo filmado criado para TV, cinema, online e experiências fora de casa.
“Escape From the Office”, da Apple, dos Estados Unidos
Film Craft
“The Wish”, da Serviceplan, da Alemanhã, para Penny
O que celebra Film Craft
Celebra a arte na tela As inscrições precisarão demonstrar excepcional
fazendo um filme; trabalho em que habilidade técnica e destreza na produção/pós-produção eleva um
ideia ou aumenta drasticamente a sua execução.
Mobile Lions
“Real Tone”, do Google, Estados Unidos
O que celebra Mobile Lions
Celebram a criatividade impulsionada por dispositivos. As inscrições precisarão demonstrar desempenho em plataformas portáteis; trabalho onde um ambiente portátil ou vestível é parte integrante da ideia e permite aspectos-chave da execução.
Media Lions
““Hope Reef”, da AMV BBDO, da Inglaterra, para a Sheba”
O que celebra Media Lions
Celebram o contexto da criatividade. As inscrições precisarão demonstrar um estilo inspirador e implementação inovadora de ideias; trabalho que é aprimorado e amplificado por uma mudança de jogo estratégia do canal.
Outdoor Lions
“Liquid Billboard”, da Havas MiddleEast, dos Emirados Árabes, para a Adidas
O que celebram Outdoor Lions
Celebram a criatividade vivenciada fora de casa. As inscrições terão de demonstrar ideias que se engajam no campo; trabalho que aproveita espaços públicos para telegrafar uma mensagem ou imergir os consumidores em uma experiência de marca.
Radio & Audio Lions
“The Unfiltered History”, da Dentsu Bengaluru, da Índia, para a Vice Media
O que celebram Radio & Audio Lions
Celebram a criatividade ligada ao som; trabalho que comunica uma mensagem da marca por meio de excelência em áudio, inovação sonora ou narrativa auditiva superior em todas as ondas de rádio e fluxos digitais. Os critérios considerados durante o julgamento serão predominantemente a ideia e a execução. Não há limite geral para quantas vezes o mesmo trabalho pode ser inserido em Rádio e Áudio, desde que as categorias escolhidas sejam relevantes. No entanto, o mesmo trabalho só pode ser inserido uma vez em ‘A. Rádio e Áudio: Setores’
Print & Publishing
“The Elections Edition”, da Impact BBDO, dos Emirados Árabes, para Annahar Newspaper
O que celebram Pint & Publishing
Os Leões de Impressão e Publicação celebram a criatividade em circulação. As inscrições terão de demonstrar ideias que saltam da página; trabalho que exibe engenhosidade e habilidade excepcional em publicações meios de comunicação.
Innovation Lions
“One House to Save Many”, da Leo Burnett, da Austrália, para a Suncorp Group
O que celebram Innovation Lions
Celebra inovação, tecnologia e solução de problemas inovadores. Soluções tecnológicas independentes, incluindo ferramentas, produtos, modelos, plataformas e outras formas de
A adtech também será reconhecida, assim como campanhas criativas utilizando novas tecnologias.
Glass Lions
“Data Tienda”, da DDB México para a We Capital
O que celebra Glass Lion
The Lion for Change celebra a criatividade que muda a cultura. As inscrições terão de demonstrar ideias destinadas a mudar o mundo; trabalho que se propõe a impactar positivamente o gênero arraigado desigualdade, desequilíbrio ou injustiça.
Sustainable Development Goals Lions
“The Missing Chapter”, da Leo Burnett, de Mumbai, para a P&G
O que celebram os Leões de Desenvolvimento Sustentável
Celebram soluções criativas de problemas, soluções ou outros iniciativas que aproveitam a criatividade e buscam impactar positivamente o mundo. demonstrar como eles contribuíram ou avançaram na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável entre pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
Grand Prix for Good
“Save Ralph”, da The Human Society, dos Estados Unidos, para a Human Society International
Direct Lions
“Less Talk, More Bitcoin”, da Accenture Song para a Coinbase, nos Estados Unidos
O que celebram Direct Lions
Celebram a criatividade direcionada e orientada para a resposta. As inscrições terão de demonstrar como insights e/ou dados foram usados como parte da estratégia para envolver grupos de público-alvo específicos e desenvolver relacionamentos com clientes, inspirando ações e produzindo resultados mensuráveis.
Creative B2B Lions
“Speaking in Color”, da Wunderman Thompson, dos Estados Unidos, para a Sherwin Williams Coil Coatings
O que celebram Lions B2B Criativos
Celebrando a criatividade revolucionária para produtos e serviços adquiridos por profissionais
em nome das empresas. As inscrições precisarão demonstrar uma mistura de táticas de curto prazo e de longo prazo
estratégias de construção de marca que se conectam com os clientes, melhoram a saúde da marca e, por fim, impulsionam
crescimento.
PR Lions
“The Breakaway”, da BBDO, da Bélgica para a Decathlon
O que celebram os Leões de RP
Celebram a arte da comunicação estratégica e criativa. As entradas precisarão demonstrar como o pensamento original, o insight transformador e uma estratégia enraizada no ganho influenciaram a opinião e conduziram a mudança empresarial, social e/ou cultural. Trabalhar com contação de histórias em seu core, que estabeleceu, protegeu e melhorou a reputação e os negócios de uma organização ou marca.
Creative Data Lions
“Data Tienda”, da DDB México para WeCapital
O que celebram Creative Data Lions
Celebram a interação de ideias e informações. As entradas precisarão demonstrar como o trabalho foi aprimorado ou impulsionado pelo uso criativo, interpretação, análise ou aplicação de dados. O uso criativo dos dados deve estar no centro da ideia e dos resultados/impacto devemos ser
Creative Effectiveness Lions
“Contract for Change”, da FCB Chicago, dos Estados Unidos, para a Michelob Ultra
O que celebram os Leões Creative Effectiveness
Celebram o impacto mensurável do trabalho criativo. Entradas neste O Leão precisará demonstrar como uma estratégia eficaz enraizada na criatividade atendeu à sua escolha objetivos de negócios e como isso gerou resultados positivos para o cliente e impulsionou impacto nos negócios ao longo do tempo.
Creative Commerce Lions
“Thighstop”, da Leo Burnett Chicago, nos Estados Unidos, para a Wingstop
O que celebra Creative eCommerce Lions
Celebra o comércio eletrônico comercial e criativo, soluções de pagamento e inovação. As inscrições precisarão demonstrar como a inovação e a otimização do cliente jornada levou a um maior envolvimento do consumidor e sucesso comercial.
Creative Strategy Lions
“The Breakaway”, da BBDO, da Bélgica para a Decathlon
O que comemoram os Leões de Estratégia Criativa
Celebram a ideia por trás da ideia, como o planejamento estratégico pode redefinir um marca, reinventar seus negócios e influenciar consumidores ou uma cultura mais ampla. Em parceria com NBC Universal. As inscrições precisarão demonstrar uma interpretação excepcional do negócio/marca desafio, pensamento inovador e resolução de problemas transformacional que levaram a estratégia criativa.
Creative Business Transformation Lions
“Pinatex”, da L&C, dos Estados Unidos, para Dole Sunshine e Ananas Anam
O que celebra Creative Business Transformation Lions
Celebra a criatividade que impulsiona os negócios – pensamento criativo que muda a forma como as empresas se organizam, como as pessoas trabalham e como clientes se envolvem com eles. Este Leão reconhece a engenhosidade que leva à criação de novos produtos e serviços, e a reinvenção de operações e experiências de clientes em empresas de todos os tamanhos que impulsionam a mudança transformadora.
Brand Experience & Activaction Lions
“The Infiltered History”, da Dentsu Bengaluru, da Índia, para a Vice Media
O que celebram os Leões de Ativação e Experiência de Marca
Os Leões de Experiência de Marca e Ativação celebram a construção de marca criativa e abrangente por meio de o próximo nível de uso de design de experiência, ativação, imersão, varejo e engajamento 360° do cliente. As inscrições devem demonstrar como a jornada do cliente, experiência da marca e otimização de cada ponto de contato levou ao aumento da afinidade da marca e ao sucesso comercial.
Industry Craft
“Hope Reef”, da AMV BBDO, da Inglaterra, para a Sheba
O que celebra Industry Craft Lion
Celebra a arte criativa, talento e habilidade necessários para entregar um solução lindamente executada e dar vida a uma ideia criativa. As inscrições devem demonstrar o mais alto
níveis de especialização e visão na aplicação de técnicas criativas.
Digital Craft
“BackUp Ukraine”, da Virtue Worldwide, dos Estados Unidos, para Unesco e Polycam
O que celebra Digital Craft Lions
Celebra a arte tecnológica. As inscrições precisarão demonstrar excepcional forma e função em um contexto digital; trabalho com design impecável, execução magistral e excelente experiência do usuário criada para todos os ambientes digitais.
Design
“Portuguese (Re)Constitution, da FCB Lisboa, de Portugal, para Penguim Group
O que celebra Design Lions
Celebra o artesanato visual. As inscrições precisarão demonstrar como o design foi usado para definir uma marca ou comunicar suas principais mensagens; trabalho em que uma identidade visual única leva ao reconhecimento ou compreensão do consumidor.
Entertainment Lions
“Eat a Swede”, da McCann de Estocolmo, na Suécia, para a Swedish Food Federation
O que celebram os Leões de Entretenimento
Celebram a criatividade que transforma conteúdo em cultura As inscrições precisarão demonstrar ideias que não podem ser ignoradas; trabalho que cativa para cortar, comunicaram uma mensagem de marca ou conectaram-se com os consumidores de uma nova maneira.
Entertainment Lions for Sport
“Nike Sync”, da R/GA, da Inglaterra, para a Nike
O que celebra Entretenimento Lions for Sport
Celebra a criatividade que explora a cultura dos fãs e aproveita a poder dos esportes e eSports em conectar pessoas a marcas. As inscrições terão de demonstrar excelência em criatividade inovadora dentro do ecossistema de esportes e eSports por meio do uso de planejamento estratégico eficaz, patrocínio, gestão de marca, mídia, entretenimento e/ou talento.
Entertainment Lions for Music
“This Is Not America”, da Doomsday Entertainment, dos Estados Unidos, para Residente
O que celebra Entertainment Lions for Music
Celebra colaborações musicais criativas e música original contente. As inscrições precisarão demonstrar produção original, promoção ou distribuição de música para marcas; trabalho em que um artista de gravação ou plataforma é criativamente aproveitado para se comunicar com consumidores.
Health & Welness
“The Killer Pack”, da VMLY&R, da Índia, para a Maxx Flash
O que celebram Leões de saúde e bem-estar
Celebram a criatividade para o bem-estar pessoal. As entradas precisarão demonstrar uma abordagem inspirada para a saúde do consumidor; trabalho excepcionalmente envolvente que
promove produtos e serviços sem receita médica, educa publicamente para permitir o autodiagnóstico ou facilita o cuidado pessoal pró-ativo.
Pharma
“I Will Always Be Me”, da VMLY&R, dos Estados Unidos para a Dell Technologies
O que celebra Pharma Lions
Celebra comunicações criativas de clientes e serviços farmacêuticos em torno desta indústria altamente regulamentada. Trabalho que dá vida à ciência e à inovação, facilitando
diagnóstico, prescrição, mitigação de doenças ou gestão de doenças para profissionais, pacientes e consumidores visados.
Grand Prix for Good – Lions Health
“Lil Sugar”, da Area 23, dos Estados Unidos, para a Hip-Hop Public Health