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Cannes Lions | Estereótipos da masculinidade e suas atitudes sobre as mulheres
23 de Junho de 2022

Cannes Lions | Estereótipos da masculinidade e suas atitudes sobre as mulheres

Os trends de pesquisa no Google e Getty Images sobre o tema

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O encontro foi realizado no stand da Inkell Beach House, durante o Festival de Cannes, e que conta com a presença de várias marcas que buscam a diversidade coletiva, assim como o GroupBlack, FCB, Leo Burnett, Getty Images entre outras.

O painel “Estereotypes Masculines” teve como o foco central uma discussão sobre atitudes masculinas e negativas sobre as mulheres e o que pode ser feito para que haja uma igualdade de direitos na sociedade e também através da relação de marcas e anunciantes.

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O debate foi apresentado por Sara Denby, da empresas UN Womem, e que iniciou a apresentação apontando alguns dados alarmantes sobre o crescimento do abuso durante a pandemia, num contexto em que a pandemia tornou-se um ‘shelter pandemic’ onde as mulheres sofriam dentro do seu próprio lar. O estudo também mostrou o aumento da agressividade através de homens mais novos e que o grande aumento de casos aconteceu na Índia, Suécia e Estados Unidos; quebrando os paradigmas de que estes problemas não ocorrem nos países de primeiro mundo.

Os trends de pesquisa no Google e Getty Images sobre o tema

O painel contou também com a presença de Carol Frazer Haynesworth, (Gerente de estratégias multiculturais e Inclusão da Carmichael Lynch), Jason Klein  (Gerente de Human Truth) do Google e a Dra Rebecca Swift (VP de Creative Insights da Getty Images), entrevistada pelo AcontecendoAqui no Cannes Lions de 2019.

Jason e Rebecca apresentaram uma análise de fatos e que identificam os Trends sobre o que as pessoas buscam quando pesquisam algum assunto nas ferramentas de buscas ou imagens que possam despertar o interesse dos consumidores e quando conseguimos perceber os fatos é que conseguimos aplicar as ferramentas para acabar com estes problemas.

A pesquisa de comportamento torna-se uma importante fonte de pesquisa e ao mesmo tempo que é possível identificar nas ferramentas de pesquisas situações do tipo “Há problema se o meu namorado me bater e eu retribuir” e estes dados são agregados em grande quantidade para estudos mais aprofundados.

Rebecca Swift mencionou alguns dos Trends de pesquisa no banco de imagens, como por exemplo ‘homens pescado e assistindo TV’ ou “Mulheres no computador ou fazendo uma refeição. Estas observações são importantes para entender o tipo de conteúdo é utilizado pelos clientes e como as imagens são escolhidas. A Getty Images já está há vários anos trabalhando na identificação de estereótipos e como quebrar paradigmas, como podes ser constatado na entrevista que este portal realizou com Dra. Rebecca em outra edição do Cannes Lions. Veja o vídeo a seguir:

 

Situações que causem desconforto para um diferencial criativo

O evento mostrou ainda sobre a importância de entendermos a imagem da masculinidade que é usada nas pesquisas, o tal ‘clichê’ e como ajudar os consumidores a fazerem a escolha certa e principalmente orientá-los sobre a possibilidade de optar por uma mudança.

Uma das sugestões apontadas por Rebecca é sobre a importância de “aceitar situações que causem ‘desconforto’ e observar as coisas com uma outra perspectiva”, como um diferencial criativo. De fato, é isso que precisamos para uma comunicação real, sincera e objetiva para o fortalecimento da indústria através da representação de toda a sociedade.”

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