Na volta ao evento presencial depois de dois anos, a celebração do Cannes Lions Festival of Creativity foi interrompida nesta segunda-feira quando Gustav Martner, vencedor do Leão de Cannes em 2007 e ex-membro do júri do festival, subiu ao palco sem ser convocado com uma mensagem em letras garrafais:
“No awards on a dead planet, Ban Fossil Ads!” (“Sem prêmios em um planeta morto. (Devemos) Banir as Publicidades de (Combustíveis) Fósseis”).
Martner escreveu um texto para a Euronews nesta terça-feira explicando a razão para a sua manifestação. Ativista do Greenpeace, ele “devolveu” o prêmio que ganhou trabalhando em campanhas de empresas de automóveis e aviação e pediu por uma lei que impeça empresas que usam combustíveis fósseis de fazer publicidade e patrocinar eventos. A ideia é similar ao que aconteceu com a indústria de cigarros. O publicitário declarou em seu texto que se sentia orgulhoso de seu trabalho na publicidade até se informar sobre os problemas climáticos e ver que empresas que não tinham boas práticas na área estavam sendo premiadas, mesmo após o histórico Acordo de Paris de 2015.
Sua crítica no texto foi incisiva: “eu não posso aceitar que tanto talento e dinheiro seja gasto para ajudar a indústria de combustíveis fósseis a escapar impune”.
Conectado com os problemas do mundo, o festival Cannes Lions aborda temas como sustentabilidade e as mudanças climáticas em diversas discussões e premia campanhas que tem esses temas como destaque. Entretanto, é importante pensar se o que está sendo feito é suficiente.
Ativação na cidade de Cannes
Greenpace fez uma ampla divulgação de sua manifestação, colocando cartazes em vários pontos da cidade.