O Young Lions, programa do festival de criatividade Cannes Lions que destaca jovens criativos de todo o mundo divulgou recentemente seu shortlist. E entre os anunciados está a dupla Guilherme Sill e Leonardo Müller, estudantes de Publicidade e Propaganda da ESPM Porto Alegre.
“Estamos muito orgulhosos, pois a ESPM figurou em primeiro lugar dentre todas as academias do mundo em uma das categorias mais acirradas e emblemáticas de Cannes”, comemora o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, Alessandro Souza.
A campanha
A partir de um briefing sobre preservação ambiental para a ONG WWF, os estudantes desenvolveram a campanha No Future Sound, que propõe um álbum de músicas “em extinção” desenvolvidas pelo músico e ativista ambiental Sting. Ele compôs uma coletânea baseada em sons de animais, que seria veiculada na plataforma Spotify. Semanalmente, uma música seria deletada da playlist até a 30ª semana, quando uma petição em favor da preservação dos biomas de todo mundo apareceria para ser assinada. Atingindo o número mínimo de assinaturas, o álbum retornaria.
O objetivo era impactar o público destacando a memória afetiva. “Percebemos que a emoção é o principal catalisador do ser humano”, diz Müller. “Há uma conectividade entre sons, música e memória que entendemos que pode servir de estímulo para as pessoas”, completa o estudante.