Totalizando investimentos em mídia por meio de informações dos Pedidos de Inserções executadas pelas agências de publicidade participantes, o Cenp-Meios, sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, é responsável por supervisionar o cumprimento das normas éticas e técnicas na publicidade brasileira, garantindo sua conformidade com os princípios estabelecidos pelo próprio órgão, destacando ações de qualidade no mercado.
O Cenp-Meios recebe dados mensais totalizados, sem indicações dos anunciantes que realizaram investimentos para os veículos direcionados. Sendo assim, foi lançado, nesta quarta-feira (24/4), o Ranking das Agências Participantes da iniciativa em 2023.
O sistema tabula, também, o meio de comunicação, a região e os estados nos quais os investimentos foram feitos, apresentando dados em reais e dólares, permitindo a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário.
Com o resultado final baseado nos dados totalizados e consolidados, a pesquisa é publicada em uma lista decrescente. Além disso, o sistema conta, também, com uma verificação da KPMG, contatando que o Cenp-Meios publica o que recebe das agências.
As 10 maiores compradoras de mídia
1 MEDIABRANDS PUBLICIDADE LTDA (Reprise Digital + Mullen Lowe) SP
2 BETC HAVAS AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA. (Betc Havas) SP
3 ARTPLAN COMUNICACAO S/A (Artplan) RJ
4 MCCANN-ERICKSON PUBLICIDADE LTDA (WMCCANN) SP
5 MIDIA 123 SERVICOS DE PUBLICIDADE VIA INTERNET LTDA (Essencemediacom) SP
6 GALERIA ESTRATEGIA E COMUNICACAO LTDA (Galeria) SP
7 ALMAP BBDO PUBLICIDADE E COMUNICACOES LTDA (Almap BBDO) SP
8 AFRICA DDB BRASIL PUBLICIDADE LTDA (Africa DDB) SP
9 PUBLICIS BRASIL COMUNICACAO LTDA (Publicis Brasil) SP
10 VMLY&R BRASIL PROPAGANDA LTDA. (VMLY&R) SP
Confira aqui o Ranking completo e a lista com critérios.