Publicidade
BRDE firma parceria para impulsionar investimentos na radiodifusão em SC
20 de Maio de 2024

BRDE firma parceria para impulsionar investimentos na radiodifusão em SC

Financiamentos incluem recursos para energia fotovoltaica, ampliação de estrutura física e compra de equipamentos

Publicidade

Durante a abertura oficial do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão ACAERT Next, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) oficializou uma parceria inédita com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) para impulsionar investimentos na radiodifusão.

Serão oferecidas linhas de crédito que atendam às necessidades específicas do setor no estado. As operações serão realizadas em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob.

Publicidade

O convênio foi assinado entre as três instituições com a presença do governador Jorginho Mello. “Essa parceria representa uma oportunidade valiosa para impulsionar o desenvolvimento das emissoras catarinenses. É o fortalecimento da radiodifusão para melhor informar a população catarinense”, ressalta o governador.

“As emissoras de rádio e televisão desempenham um papel fundamental na comunicação, informação e cultura de uma sociedade. Em Santa Catarina, onde a radiodifusão tem um impacto significativo, o investimento e o financiamento adequados são essenciais para fortalecer esse setor vital”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Os financiamentos de apoio aos empreendedores incluem investimentos em energia fotovoltaica, com a redução de custos operacionais, diminuição da dependência de fontes não renováveis e contribui para a sustentabilidade ambiental. Com o financiamento adequado, as rádios podem instalar painéis solares, gerando energia limpa e economizando recursos a longo prazo.

Também estão previstos recursos para ampliação de estrutura física. A expansão permite a melhoraria da qualidade de transmissão, alcance e capacidade de produção. Os financiamentos disponibilizados podem ser usados para construir ou reformar estúdios, torres de transmissão e antenas, garantindo uma operação mais eficiente e abrangente.

Outra demanda apresentada pelas emissoras é a necessidade da compra de equipamentos mais modernos. “Neste caso os materiais são essenciais para a produção de conteúdo de alta qualidade. O financiamento permitirá que as rádios e tvs adquiram ou atualizem seus equipamentos, melhorando a experiência do ouvinte e a eficiência da produção”, comemora o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.

As emissoras de rádio ou televisão que tenham interesse em acessar o financiamento devem procurar diretamente uma das agências do Sicoob da sua região.

O presidente da cooperativa de crédito, Rui Schneider da Silva, ressalta que “essa parceria vai permitir que milhares de pessoas sejam beneficiadas nas localidades contempladas. Essas rádios e tvs são fundamentais, por exemplo, para comunidades rurais, pequenas cidades e áreas remotas que precisam receber informação de qualidade”.

Foto: Ricardo Dias

Publicidade