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Quais são os três aceleradores de crescimento de uma marca?
14 de Maio de 2024

Quais são os três aceleradores de crescimento de uma marca?

Marcas significativamente diferentes para mais pessoas têm hoje uma penetração de mercado 5 vezes maior

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A Kantar apresenta hoje o Blueprint for Brand Growth, uma análise de mais de 6,5 bilhões de pontos de dados globais de atitudes e hábitos de compras de consumidores da última década.

A exploração realizada ao longo do ano revela empiricamente os principais impulsionadores do crescimento de uma marca e fornece um modelo de trabalho e tomada de decisão para os profissionais de marketing controlarem melhor as alavancas de crescimento que moldam o futuro dela.

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O Blueprint é o resultado da colaboração entre os especialistas da Kantar, líderes do setor e do trabalho de análises avançadas, combinando os ativos únicos da base de Kantar BrandZ, que mede valor de marca, e Worldpanel, robusto painel de dados de compra e comportamento de compra de bens de consumo massivo de pessoas ao redor do mundo, ambos exclusivos da Kantar.

Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar comenta que, “Pela primeira vez, combinamos uma década de pesquisa atitudinal da marca com o comportamento real do consumidor para compreender de forma mais holística o impacto tangível que o marketing tem no crescimento. Entre outros elementos, vemos que as conexões emocionais na publicidade são cruciais. Quando otimizados, constroem diferenciação e predispõem os consumidores a uma marca, aumentando as vendas e a fidelização”.

A análise teve como foco a pergunta: “Como os profissionais de marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca?”. E provou que as marcas que são significativamente diferentes para mais pessoas têm hoje uma penetração de mercado 5 vezes maior e uma vantagem real no crescimento da penetração para os próximos dois anos.

Aceleradores de crescimento

Para alcançar essa diferença significativa a Kantar chegou a três aceleradores de crescimento que, juntos, fornecem uma estrutura de tomada de decisão para os profissionais de marketing.

Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar afirma que, “Os aceleradores de crescimento serão, instintivamente, familiares aos CMOs. No entanto, são agora sustentados por novas evidências quantificáveis do seu impacto na marca e no crescimento das receitas. Estas são verdades universais que cada marca pode usar para focar a sua estratégia e garantir o orçamento para as suas atividades de maior impacto”.

Segundo a Kantar, estes sãos os aceleradores de crescimento para uma marca:
1. Predispor mais pessoas: Criatividade, publicidade e experiência criam uma diferença significativa, bem como disponibilidade mental para uma marca. Quando executado de forma otimizada, isso gera uma participação de volume de compra 9 vezes maior, um preço médio de venda 2 vezes maior e uma probabilidade 4 vezes maior de participação crescente no futuro;

2. Estar mais presente: Otimizar a distribuição, a jornada do cliente, a variedade, a embalagem, os preços e as promoções, conquista 7 vezes mais compradores em comparação com aqueles presentes em apenas metade das ocasiões de compra;

3. Encontrar novos espaços: A inovação focada na identificação de espaços incrementais (motivações, ocasiões, categorias tangenciais e serviços) duplica as chances de crescimento de uma marca. Aumentar o número de ocasiões de uso em 10% resulta em um crescimento de receita de +17%.

“Nosso Blueprint for Brand Growth estabelece um novo padrão para a compreensão e a excelência do marketing estratégico”, afirma Jane Ostler, vice-presidente executiva global de Thought Leadership, na Kantar e líder do projeto Blueprint da Kantar. “Cada líder de marketing pode usar essa estrutura para avaliar o posicionamento competitivo da sua marca e, em seguida, moldar a sua resposta estratégica e prioridades de investimento em marketing”, completa.

O Blueprint baseia-se e aprimora as pesquisas existentes no setor sobre como as marcas crescem. Isso prova de forma importante que, embora o aumento da penetração no mercado seja crucial, focar apenas nisso é insuficiente para impulsionar holisticamente o crescimento sustentável da marca, das receitas e margens.

A análise da Kantar reforça o papel da diferenciação – e não apenas da distinção – na criação de fortes ligações mentais entre consumidores e marcas, bem como na defesa do poder de fixação de preços.

O Blueprint for Brand Growth pode ser conferido aqui.

Foto:Freepik

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