Uma pesquisa divulgada pela GECA, uma empresa de consultoria audiovisual, divulgou um relatório baseado nos hábitos de consumo das principais plataformas de streaming, na Espanha. Como foco em filmes, o estudo chegou à conclusão de que “quase 8 em cada 10 pessoas afirmam ter visto filmes em plataformas de streaming pelo menos uma vez por semana”, segundo a informação publicada no Marketing Directo.
O estudo ainda traz Netflix e Prime Video como os preferidos quando o assunto é consumo de filmes. A Netflix ficou com 78,4% no ranking das pessoas que consomem filmes, no mínimo, uma vez por semana nos últimos três meses. Com a medalha de prata, está o Prime Video, com 62,2%. Finalizando o top 3, o Disney+, com 59,7% das respostas dos consumidores. Nas outras posições podemos encontrar Movistar + ou HBO Max.
Quando olhamos para os conteúdos de estreia, na Netflix, mais consumidos, na Espanha, estão “The Body on Fire”, “The Continental” e “One Piece”. Segundo dados divulgados, no começo de 2023, a Netflix tinha mais de 230 milhões de usuários no mundo.
Estudo também perguntou aos consumidores sobre a publicidade nas plataformas de streaming
Como já publicamos algumas vezes, as plataformas de streaming já estão recorrendo à publicidade para ter mais vantagens. Por esta razão, a Geca também aproveitou para questionar os consumidores sobre esta decisão.
Uma das primeiras a introduzir publicidade nos seus conteúdos foi a Netflix. Segundo dados da Geca, os usuários maiores de 18 anos não se incomodam com os anúncios na plataforma. A resposta de 73,4% foi positiva em relação à publicação de propaganda durante o conteúdo. Porém, 26,6% responderam que os anúncios incomodam “mais do que imaginavam”.
Vale lembrar que o Prime Video é um dos últimos a implementar a possibilidade de publicidade durante a exibição de conteúdos.
E quando falamos de filmes, é preciso também fazer uma avaliação sobre a pirataria. Segundo os dados divulgados, o aumento do valor das mensalidades das plataformas de streaming pode ter puxado a alta na pirataria de conteúdos audiovisuais.
A comprovação disso é que 45% dos consumidores responderam que já usam “métodos piratas na hora de consumir filmes” e outros tipos de conteúdos como, por exemplo, séries. Quando a pesquisa foca na idade destes usuários, a maioria das pessoas tem de 18 a 24 anos.
Apenas 26,3% dos usuários acima de 55 anos já utilizaram de métodos piratas para assistirem algum conteúdo que só existia em uma das plataformas de streaming, de acordo com Barômetro OTT.
Foto: Pexels