Na segunda quinzena de março, o projeto Loja Perfeita recebeu o prêmio de Melhor Projeto do Ano de 2023 na convenção anual PepsiCo Giga, voltada para vendas e marketing.
O projeto tem como objetivo alavancar o sell-out das lojas físicas através de uma metodologia própria de execução utilizando as soluções de Loja Perfeita e Reconhecimento por Imagem do Involves Stage, plataforma de inteligência e tecnologia para trade marketing desenvolvida pela Involves, scale-up sediada em Florianópolis (SC). Com o Involves Stage, a empresa já atende 26 países na América Latina e Europa. O prêmio foi recebido por Lindiane Baisch, Gerente de Trade Marketing da Pepsico, representando todo o time de campo e backoffice que se envolveu com a construção e entrega do projeto.
“Estamos muito focados em produtividade, em otimizar recursos, em entregar mais com menos, e a tecnologia nos ajuda muito nessa questão”, diz Lindiane Baisch. “A plataforma da Involves também nos ajuda a criar uma cultura de Loja Perfeita em toda a organização ao democratizar a informação por meio de uma ferramenta simples, efetiva, que nos fornece muitos dados para tomada de decisão. Toda a empresa acaba envolvida no processo.”
Customização das metas
A solução de Loja Perfeita do Involves Stage permite customizar as metas para cada PDV e KPI, com pesos distintos de acordo com a relevância de cada um para a estratégia da empresa.
Por meio da ferramenta, cada loja recebe uma pontuação que reflete o atingimento dos objetivos e orienta a equipe: a solução traz visibilidade ao que não está sendo bem executado e que precisa ser corrigido, e ao que está funcionando bem e gerando mais sell-out. A informação também chega às mãos da equipe que está em campo enquanto eles ainda estão na loja: o aplicativo guia o trabalho dos promotores e indica durante a visita onde exatamente estão as falhas, para que sejam resolvidas em tempo real.
“O prêmio celebra o trabalho de ambas as equipes e mostra o potencial de inovação do Loja Perfeita”, destaca Guilherme Coan, co-fundador e CRO da Involves. “Parte integral do projeto com a PepsiCo, aliás, é o uso do Reconhecimento por Imagem do Involves Stage, ferramenta que demonstrou ser fundamental para o ganho de eficiência e a execução impecável das estratégias de execução.”
Por meio da tecnologia de Reconhecimento por Imagem, é possível fazer a captura fotográfica da gôndola e dos pontos extras, gerando dados que tanto os promotores das indústrias quanto os gestores do próprio varejo podem utilizar para compreender melhor o posicionamento, a visibilidade e a disponibilidade dos seus produtos: a própria inteligência artificial da plataforma reconhece os SKUs e gera dados para análise da execução.
Com a tecnologia, o tempo para a coleta destes dados diminui em 80% (em comparação com o processo manual), o que contribui para a redução de custos e também para a otimização da visita, tornando-a mais estratégica e focada em relacionamento do que algo mecânico e repetitivo, concentrado na contagem manual das frentes de gôndolas – além de permitir que o mesmo time de campo visite mais lojas, aumentando a cobertura de pontos de venda atendidos. Lojas que recebem visitas de promotores e são bem executadas tendem a incrementar suas vendas entre 15% e 30%.