A chegada de um ano novo traz diversos relatórios, principalmente, com a motivação de auxiliar os profissionais de marketing para se preparar com as suas estratégias. O Acontecendo Aqui, inclusive, já divulgou um estudo feito por Gustavo Teixeira, diretor de Marketing da NSC.
Desta vez, temos uma pesquisa feita pela GoDaddy, uma das empresas mais conhecidas quando o assunto é o registo de domínios de Internet e alojamento web, mostrando o comportamento da geração Y e Z, quando estamos falando de compras, em 2025, estará focado nas redes sociais.
Plataformas como TikTok, Instagram e Facebook, que já investem neste segmento, lideram este mercado no próximo ano, de acordo com informação da GoDaddy.
Nos Estados Unidos, um em cada cinco usuários realiza compras toda semana nas redes sociais, de acordo com o relatório. Uma informação que surpreendeu é que mesmo o Instagram e TikTok sendo o preferido entre os jovens, o Facebook continua no domínio com a maior parte dos millennials.
“Os consumidores estão comprando ativamente em plataformas sociais de maneiras que podem surpreender os proprietários de pequenas empresas. As pequenas empresas que possuem listagens convenientes e permitem compras diretamente em uma plataforma social estarão um passo à frente da concorrência. Os empreendedores precisam de mais do que um perfil social, caso contrário estão perdendo dinheiro”, disse Amy Jennette, especialista em tendências da GoDaddy, segundo informações do Merca20.
Facebook é a plataforma preferida para compras nas redes sociais
Saber que o Facebook está no topo quando a análise é feita entre as plataformas sociais preferidas do público para compras é uma surpresa, não é mesmo? Principalmente quando pensando que, só na Black Friday, o TikTok, por exemplo, faturou mais de US$ 100 milhões.
Mas, segundo a pesquisa feita pela GoDaddy, “31% da Geração Z fez compras no Facebook nos últimos três meses” e “52% dos millennials também admitiram ter comprado na mesma plataforma”. Já a Geração X e os Boomers confirmaram que estão presentes no Facebook e 35% contaram que fizeram compras no Facebook.
Porém, o TikTok quer se consolidar como o “rei da Geração Z”, concorda? O estudo trouxe que, nos últimos três meses, 52% dos jovens fizeram compras na plataforma. Quando olhamos para os millennials temos 37% e 12% da Geração X e Boomers.
Outro ponto importante abordado no estudo da GoDaddy é que a Geração Z e a Y costumam fazer compras nas redes sociais frequentemente e de forma impulsiva. “62% da Geração Z e 56% da geração Y compram nas redes sociais pelo menos uma vez por mês”. Além disso, “1 em cada 5 consumidores faz várias compras por semana”. Sobre o planejamento, “apenas 9% da Geração Z e 12% dos millennials” responderam que planejam antes as compras.
Porém, mesmo que as compras nas redes sociais estejam em alta, alguns pontos ainda deixam alguns usuários indecisos, como por exemplo, a legitimidade do negócio. “47 % dos consumidores não compram por dúvidas sobre a autenticidade do vendedor”, de acordo com o relatório.
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