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4 formas de usar o e-mail marketing para ampliar as vendas on-line
22 de Maio de 2024

4 formas de usar o e-mail marketing para ampliar as vendas on-line

Uso inteligente e estratégico da ferramenta pode contribuir para levar e-commerce a ganhar assertividade em campanhas e ações especiais

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Apesar da popularidade de aplicativos para troca de mensagens, o e-mail segue sendo uma das maneiras mais utilizadas pelas pessoas para a comunicação digital.

As estimativas apontam que, atualmente, existem mais de 4,3 bilhões de usuários de e-mails em todo o mundo. Não é à toa, que 87% das campanhas de marketing realizadas hoje em dia utilizam essa ferramenta como meio de chegar aos públicos pretendidos.

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Inclusive, uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, que aponta as tendências para o varejo em 2024, indicou que 29% das 2.083 pessoas entrevistadas, gostam de se relacionar com as lojas onde realizam suas compras por e-mail. “São notórios os resultados alcançados com o envio de um e-mail marketing quando utilizadas as estratégias corretas”, avalia Felipe Rodrigues, CEO da Enviou– plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.

O executivo explica que ao utilizar o e-mail marketing empregando a mensagem correta, no momento certo, torna-se possível alcançar resultados interessantes no e-commerce. “Estimo ser possível, por exemplo, ampliar o volume de vendas de uma loja online em até 20% aplicando as estratégias adequadas em momentos cruciais”, revela Rodrigues.

Na visão do CEO da Enviou, o e-mail marketing continuará sendo, por muito tempo, um dos principais meios para o estabelecimento da comunicação com os clientes, fidelização e um canal especial para a entrega de conteúdos, que ajudem a vender mais. Rodrigues, inclusive, oferece orientações quanto ao uso da ferramenta para alavancar as vendas:

Personalize o conteúdo
Levar informação ao consumidor é sempre uma maneira interessante e inteligente de chamar sua atenção. De acordo com o executivo, o envio de um e-mail marketing personalizado pode ser bastante útil em diferentes momentos. “Se o cliente abandonou o carrinho de compras, por exemplo, é bastante pertinente fazer contato com ele, de forma personalizada, explicando quais as vantagens em adquirir aqueles itens que já haviam sido escolhidos e oferecendo, quando possível, um cupom de descontos para a concretização da compra”, afirma.

Entregue promoções reais
O e-mail marketing segue sendo um canal interessante para anunciar a realização de ações promocionais aos consumidores, desde que elas realmente sejam promoções e não pegadinhas. “Fica ainda mais interessante se for possível analisar o perfil de navegação daquele cliente e indicar a ele os produtos que ele já queria com descontos especiais”, orienta.

Abandono de navegação
Se o cliente estiver na loja online, visualizar uma série de produtos e, por algum motivo, não adquirir nenhum, o e-commerce tem aí mais uma oportunidade para encaminhar uma comunicação sob medida ao consumidor. “Torna-se estratégico enviar um e-mail para esse cliente apresentando os produtos pelos quais ele se interessou, ofertando condições especiais para a compra, etc”, detalha Rodrigues.

Indicação de recompra
Outro momento estratégico para o envio de um e-mail marketing customizado aos clientes está ligado ao tempo de utilização dos produtos. “Essa é uma estratégia interessante para itens de consumo recorrente”, analisa o executivo. Segundo Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, o ideal é avaliar o tempo médio de consumo daquele item específico e realizar contato com o cliente antes da conclusão desse prazo. “Assim, torna-se possível estimular a aquisição do produto”, finaliza o executivo responsável pela Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.

Foto:Unsplash

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