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Os eventos que marcaram 2022 no Brasil
14 de Dezembro de 2022

Os eventos que marcaram 2022 no Brasil

O setor se reinventou com ações presenciais, híbridas e focadas no metaverso, reconectando marcas e consumidores

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Por Alisson Barcelos 14 de Dezembro de 2022 | Atualizado 14 de Dezembro de 2022

 

Um aspecto percebido por quem atua no mercado de eventos ou acompanha os seus encaminhamentos através das notícias do setor, é que a pandemia da Covid-19 se tornou um assunto cada vez menos mencionado durante todo o ano e, especialmente, neste segundo semestre.

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É evidente que os impactos do grande número de eventos cancelados entre 2020 e 2021, época de maior agressividade da transmissão do novo coronavírus, ainda refletem em muitas empresas e negócios. Porém, o desejo do público pelas ações presenciais e digitais e o interesse das marcas e empresas em se reconectar com seus clientes e consumidores marcaram um importante reaquecimento do setor neste ano.

De acordo com dados da ABRAPE – Associação Brasileira dos Produtores de Eventos, as feiras e eventos representam aproximadamente 4,32% do PIB do país, e o reaquecimento envolveu diversas empresas que fazem parte da cadeia associada ao setor como iluminação, alimentação, setor audiovisual e fabricação de brindes.

Ainda de acordo com a entidade, o número de eventos realizados neste ano em todo o país deve se aproximar de 600 mil, o que significa um crescimento de 400% no setor no comparativo com o ano de 2020. Para esta edição da coluna, fizemos uma curadoria especial dos principais eventos que marcaram 2022 no Brasil e como eles ajudaram a reinventar, reaquecer e consolidar novamente o segmento como um valioso vetor da economia nacional.

 

RD Summit e a importância da capacitação profissional

Crédito da imagem: RD Summit/Divulgação

Considerado o maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD Summit teve sua primeira edição realizada no ano de 2013 para 300 participantes e, na edição de 2019, a última no formato presencial antes da pandemia, se inscreveram mais de 13 mil profissionais de todo o país.

Na edição deste ano, que novamente ocorreu na modalidade presencial, o foco se manteve nas novidades em produtos, tendências e estratégias que ditam os rumos do  marketing digital em um mundo marcado pela informação e pelo conhecimento.

O evento, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro em Florianópolis, contou com a maior estrutura já realizada ao longo de suas oito edições. Foram mais de 14 mil pessoas que circularam pelo evento, entre os profissionais inscritos e quem estava realizando a ação, além de 170 palestrantes que compartilharam seus conhecimentos com uma platéia ávida por informações estratégicas. Foram mais de 180 horas de conteúdos que ocorreram de forma simultânea em sete palcos durante os três dias. Quem acompanhou o evento foi convidado a participar de uma experiência imersiva em que networking, negócios, tecnologia, arte e música protagonizaram experiências inesquecíveis e de enorme valor agregado.

 

Rock in Rio e um legado de música, diversão e bons negócios

Crédito da imagem: Rock in Rio/Divulgação

De acordo com a equipe organizadora do mais tradicional festival brasileiro de rock e um dos mais importantes do mundo, o Rock in Rio 2022 gerou um impacto de 1,7 bilhão de reais para a cidade maravilhosa.

Essa expressiva movimentação financeira possibilitou a geração de aproximadamente 28 mil empregos diretos para as atividades que foram desenvolvidas durante os dias do festival e promoveu a visitação de cerca de 360 mil turistas.

Os shows que ganharam ampla cobertura da imprensa e, inclusive, a transmissão em tempo real por meio de diversas plataformas, tiveram como protagonistas 1.255 artistas, que em um total de 300 apresentações embalaram os participantes com 507 horas de músicas e experiências culturais.

Segmentos como a hotelaria, por exemplo, tiveram um crescimento considerável em seu faturamento durante o período. No primeiro fim de semana do evento, a média de ocupação na capital carioca foi de 77,74%. Na segunda semana, os resultados foram melhores ainda, atingindo 83,61% de ocupação.

Boa música e diversão, entretanto, não foram os únicos itens a se destacarem no legado do festival. A democratização do conhecimento ligado ao setor de eventos também ganhou protagonismo por meio da Rock in Rio Academy by HSM.

Empreendedores, gestores, executivos e fãs da marca que participaram da capacitação tiveram à disposição uma curadoria de temas demonstrando como o aprendizado de um grande evento pode ser aplicado em diversas situações no dia a dia de empresas de qualquer segmento.

Por meio de uma metodologia exclusiva e uma jornada de aprendizado híbrida, que contou com a experiência presencial além de um curso no formato digital, o público pôde sentir como as notas musicais do gênero mais popular do mundo podem amplificar e potencializar os negócios nos mais diferentes nichos de mercado.

 

O retorno da Bienal Internacional do Livro após quatro anos

Crédito da imagem: Bienal Internacional do Livro/Divulgação

Após um hiato de quatro anos que impactou de forma direta os apreciadores de boas histórias em todo o país, a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre os dias 2 e 10 de julho e contou com 660 mil visitantes e mais de três milhões de livros vendidos.

Os quatros anos passados desde a última edição do evento têm como justificativa a pandemia, que motivou o cancelamento da edição programada para 2020. A boa notícia é que mesmo com um dia a menos na programação do que a edição que aconteceu em 2018 foi registrado um crescimento de 10% no número de visitantes.

Outro dado positivo para o setor livreiro é que houve um aumento de 40% no ticket-médio das compras, chegando a quase R$ 230 reais. Um total de 182 expositores disponibilizou ao público os lançamentos e as coleções especiais de aproximadamente 500 selos editorais.

Se o público prestigiou de forma contundente o retorno do evento, o mesmo pode-se dizer dos autores. Personalidades como Mario Sergio Cortella, Miriam Leitão, Mauricio de Sousa, Thalita Rebouças e o tropicalista Tom Zé marcaram presença no evento e contribuíram para democratizar ainda mais o interesse pela leitura no país.

 

O universo da tecnologia e da inovação foi o tema da São Paulo Tech Week 2022

Crédito da imagem: São Paulo Tech Week/Instagram

Imagine quatro dias de imersão total em conectividade, tecnologia e expansão de conhecimento, colocando o mercado brasileiro no centro de discussões importantes sobre esses setores com o objetivo de antecipar tendências, promover conexões e gerar oportunidades de negócio para a economia digital.

Foi exatamente essa a proposta da edição 2022 da São Paulo Tech Week. Entre os dias 8 e 12 de novembro, além da inovação e da tecnologia, o ecossistema empreendedor também ganhou destaque no evento.

Aliando com categoria as atividades físicas e digitais, após a abertura da semana que ocorreu de maneira presencial, o público foi convidado entre os dias 10 e 12 a continuar o aprendizado e acompanhar os temas abordados de forma online e gratuita.

Para abrir a São Paulo Tech Week 2022 com chave de ouro, aconteceu a quarta edição do Innovation Xperience Conference. O encontro presencial trouxe as maiores plataformas digitais do Brasil e contou com grande representatividade setorial por meio do apoio oficial do Movimento Inovação Digital, hub com mais de 140 empresas da área.

E como não poderia deixar de ser, os principais tópicos ligados à gestão e ao desenvolvimento tecnológico como a cultura digital e as novas fronteiras de negócios disponibilizado pelo uso do metaverso protagonizaram os painéis e contribuíram para difundir conhecimentos estratégicos para os participantes.

 

Comic Con Experience reuniu os apaixonados por cultura pop no país

Crédito da imagem: CCXP/Divulgação

Os duelos de sabres de luz que imortalizaram a saga Star Wars ou os heróis dos quadrinhos que ganharam as telas do cinema nos últimos anos atravessaram o conceito de manifestação artística e se consolidaram como elementos culturais celebrados em todo o planeta.

E como uma maneira de dar o presente de Natal antecipado para os milhares de fãs desse gênero no país, aconteceu entre os dias 01 e 04 de dezembro a CCXP – Comic Con Experience que marcou o retorno do mais importante evento de cultura pop do planeta ao formato presencial. Quem participou pôde conhecer mais detalhes sobre os lançamentos e produções dos maiores estúdios de cinema e plataformas de streaming.

Nas seis edições que já aconteceram no país, mais de um milhão de pessoas visitaram o evento e entraram em contato com um universo mágico que une arte, informação e cultura. Entre os artistas, mais de 200 atores e atrizes de alguns dos principais filmes e séries da atualidade marcaram presença ao longo dos anos.

Nesta edição não foi diferente. Uma das participações especiais que chamou mais a atenção foi a do ator Keanu Reeves, protagonista da franquia Matrix que, no evento, estava divulgando a quarta parte das aventuras policias de Jonh Wick, outro personagem seu que é um ícone do cinema moderno.

Além da diversão e da possibilidade de tirar foto com os famosos cosplays que se tornaram marca registrada da Comic Con em todo o mundo, o evento abriu espaço também para palestras e troca de informação. A sustentabilidade social foi outro destaque, já que ao final do evento foram arrecadados mais de 70 mil livros destinados à rede pública de ensino.

 

O resgate da cultura alemã e muita diversão marcaram a edição deste ano da Oktoberfest

Crédito da imagem: Oktoberfest/Divulgação

E é claro que bons eventos não são exclusividade do eixo Rio-São Paulo. Grandes ações acontecem por todo o Brasil celebrando a variedade e a diversidade que são características marcantes do nosso povo.

Em Santa Catarina, neste ano, novamente a Oktoberfest ganhou as ruas de Blumenau e, segundo os organizadores, a festa registrou o maior lucro da sua história. Esta que foi a 37ª edição do evento registrou um superávit de 7,5 milhões de reais. Além do excelente resultado financeiro, a festa também contou com um grande público: mais de 634 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica durante os dias da festa.

“Não estamos falando somente do público e dos resultados financeiros, mas também da qualidade do evento, que teve destaque na segurança com a redução de ocorrências e também trouxe a sustentabilidade como novidade”, destacou em uma entrevista o secretário municipal de turismo, Marcelo Greuel.

A movimentação financeira total da festa que celebra todos os anos a tradição e a cultura do povo alemão se aproximou de 22 milhões de reais, incluindo os valores de venda de ingressos e retornos com publicidade e patrocínio. Foi registrado ainda um crescimento de 36% no ticket-médico dos participantes que, nesse ano, foi de R$ 73,64.

Outro detalhe que chama a atenção para o evento e que mostra a diversidade das ações realizadas no país foi o perfil do público, que apontou uma representativa superioridade das mulheres, com mais de 67% do total. No que tange a faixa etária, os visitantes entre 30 e 39 anos foram a maioria nesta edição do evento.

O sucesso da edição 2022 da Oktoberfest fecha em grande estilo essa curadoria com os eventos que marcaram o ano no país. A diversidade, variedade e amplitude das ações ressalta o bom momento do setor e permite a projeção de que 2023 será marcado também pelos excelentes resultados.

 

PS: A geração de empregos como indicativo do reaquecimento do setor de eventos no país

Crédito da imagem: FreePik

Um dos principais impactos da pandemia, além do cancelamento de milhares de ações que já estavam programadas, foi a diminuição do número de profissionais no mercado. A paralisação das atividades no segmento fez com que muitos profissionais, amplamente qualificados, fossem buscar alternativas mais tradicionais dentro do mercado de trabalho.

Por isso, o levantamento realizado pela ABRAPE que registra que somente no mês de outubro deste ano foram geradas 1.482 vagas de emprego nas cinco atividades do core business, deve ser amplamente celebrado. Se levarmos em consideração o total anual, foram criadas mais de 15,7 mil vagas.

De acordo com uma declaração do presidente da entidade, Doreni Caramori Júnior “os números refletem positivamente as políticas de proteção ao segmento que foram implantadas durante a crise com o PERSE. Confirma, portanto, nossas previsões de que o setor, com apoio, voltaria a impactar na geração de empregos e movimentação da economia em todo o país”.

Ao se reinventar, o mercado de eventos elevou à condição de protagonistas os dois principais agentes do negócio: o público e os profissionais que transformam os sonhos em realidade.

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