Publicidade
brightonSEO: Highlights do 1º dia da conferência realizada em Brighton, na Inglaterra.
25 de Abril de 2024

brightonSEO: Highlights do 1º dia da conferência realizada em Brighton, na Inglaterra.

Conheça os links que o Google adora?

Publicidade
Por Guilherme da Luz 25 de Abril de 2024 | Atualizado 25 de Abril de 2024

 

Publicidade

O brightonSEO é um evento totalmente voltado para as tendências de SEO e estratégias que as empresas devem seguir para continuarem a ser relevantes nos mecanismos de busca. Para os que não são familiar com esta sigla, podemos dizer que é tudo que aquilo que a sua empresa precisa fazer, ou não fazer, para subir para a 1ª posição do Google nas buscas orgânicas para atrair um maior número de visitantes para o seu portal, e consequentemente, realizar mais vendas.

 

   

 

O evento acontece durante dois dias, e atrai mais de 3500 pessoas de várias partes do mundo. Desde diretores de departamentos de SEO de empresas globais, profissionais da área, fornecedores de PR, consultores e técnicos de SEO, entre outros profissionais.

O evento é dividido por vários setores, sendo 2 palcos principais, e 2 salas menores onde as palestras acontecem simultaneamente. Além do hall de entrada onde várias empresas globais, sendo algumas delas listadas na Nasdaq, como a Similar Web, apresentam seus produtos de softwares, análise de SEO, mapeamento de links, agências de Link-Building, entre outras que apresentam seus serviços para o público que visita o evento.

O auditório 1 e 2 são considerados os maiores auditórios do evento; mas contam também com outras salas paralelas como o Syndicate 1 & 2; Syindicate 3 & 4, Skyline e Mass Media. Cada um destes centros apresentam uma seleção de conteúdos em diversas áreas, como Estratégia de Conteúdo, Vídeo Marketing, Intenção de Busca, Conteúdo Interno, Social Media Marketing, Produção de Conteúdo, Outreach & Link-Building, entre outras.

Ao todo, o 1º dia contou com aproximadamente 32 painéis, onde cada painel era composto por 3 palestrantes experientes na indústria de SEO e de empresas renomadas como a Citation Labs, Unik SEO, JBH, Seeker Digital, Internet Republic, Acolad, Indeed, SearchLab, entre muitas outras. Para nós, foi uma grande oportunidade em conhecer pessoalmente vários parceiros da indústria e clientes na quais trabalhamos juntos ao longo dos últimos anos, como a Hinde Lamrani, minha antiga gerente da Microsoft e Damien Robert, da OBAN e que estão também palestrando no evento.

Um dos nossos objetivos no 1º dia foi de participar dos seminários voltados a PR e Link-Building, já que é uma tendência que vem crescendo ao longo dos anos e como a sua empresa pode obter o ‘link earning’ na web; ou seja, gerar links e menções naturalmente para o seu portal através de grandes e médios veículos de comunicação e contribuir para o fortalecimento da autoridade do portal e consequentemente gerar mais tráfego.

 

Uma das atividades mais importantes em PR é conduzir pesquisas

 

O primeiro seminário que participamos foi conduzido pela Hana Montgomoery, Managing Director da empresa Shout Bravo e com o tema “Como conduzir uma campanha global e gerar links em todo o mundo”; segundo Hana; as empresas que geram notícias e PR e pretendem distribuir seu material para jornalistas e com o objetivo de gerar links e menções na web precisam se preocupar com a qualidade do conteúdo enviado, mas que contenham dados, estatísticas ou entrevistas. Segundo ela, as pautas neste formato ganham muito mais credibilidade e tem maior chances de serem publicadas nos meios de comunicação.

Em países europeus como França e Alemanha por exemplo, os jornalistas estão sempre em busca de um conteúdo atrativo e que possa replicar na mídia e agradar a audiência.

 

Convença o CMO a quadruplicar o orçamento de link-buidling

O evento que veio logo a seguir, foi conduzido por James Wirth, Diretor da Citation Labs, agência de SEO situada nos Estados Unidos; e com o tema “Vendendo Mais: como tentar convencer o CMO a quadruplicar o seu orçamento de SEO” De fato, o grande desafio dos profissionais e agências de SEO e Link-builders é em conseguir sentar para uma conversa com o CMO de empresas, onde sua maior disponibilidade é para as grandes verbas voltadas para campanhas publicitárias, por exemplo, e na qual o SEO é considerado apenas uma parte do investimento de marketing.

Apesar deste desafio, James mostrou alguns formatos de relatórios para apresentar os cases de SEO e seus resultados e que são muito interessantes para a avaliação do ROI (Ou RAS) na linguagem de SEO onde a regra:

(Faturamento – Custo / Custo) pode se tornar Inputs importantes para avaliar o aumento de tráfego e conversões para palavras-chaves que são importantes para o negócio dos clientes que buscam a melhoria do seu posicionamento das ferramentas de busca orgânica. Talvez você nem consiga apresentar este gráfico para o Diretor de Marketing, mas com certeza alguém do seu time estará aplaudindo a melhoria da performance de tráfego.

 

 

Quais são os links que o Google adora?

Krzstof Marzec, CEO da agência polonesa DevaGroup foi último palestrante da primeira série eventos no Palco sobre Link-Building. Ele trouxe ao palco o tema “Quais são os links que o Google adora”. Krzstof apresentou algumas ideias para as formatações e uso de links nos conteúdos, que devem ser sempre colocados de forma natural nas palavras-chaves, diversificados ao longo do conteúdo e que sejam com tópicos pertinentes e intenção de busca. O palestrante fez ainda uma comparação na qual ‘links’ é como se fosse o equivalente ao investimento em Google Ads. Por último, Krzstof apresentou alguns termos de SEO técnico relacionado ao atributo em HTML que o google valoriza mais. “Atributos de links com marcações de patrocinados =sponsored, ou =ugc (atributos do usuário) possuem um peso bem inferior ao link no-follow.

 

 

O Futuro das Buscas (Future of Search)

Estivemos também em outros palcos que tratavam sobre o futuro das ferramentas de buscas. Será que a inteligência artificial vai tomar conta de tudo e deixar o trabalho dos profissionais de SEO obsoleto? Uma série de tópicos discutiu sobre como devemos olhar através do Google e como as marcas devem maximizar suas estratégias para continuarem bem-posicionada nas ferramentas de buscas.

 

Um pouco mais de técnicas de PR

Para terminar, o tema PR voltou mais uma vez ao palco e desta vez através de Andy Holland, Diretor de SEO da agência JBH; trazendo uma série de estratégias de PR para contactar jornalistas e divulgar pautas do seu cliente através da reputação das marcas e com um conteúdo pertinente e bem elaborado. Ou seja, termos como De acordo com a empresa (Expertise do Cliente), os especialistas em (Palavra-Chave do Produto) e em (Nome da Marca) são algumas estratégias interessantes para serem abordadas nos links de conteúdo e com o objetivo de atrair a atenção dos jornalistas e gerar links para os clientes.

Publicidade
Publicidade