Coluna Fernanda Bornhausen | @sedo.farmaciadamente : um convite para conhecer melhor o seu cérebro e criar novos hábitos em 2021

29 de Dezembro de 2020

Doses de SEDO para subir e descer na montanha russa da vida

 

Uma das poucas certezas que tenho sobre o 2020 improvável, imprevisível e repleto de aprendizados é que as pessoas e o mundo estão precisando muito de apoio emocional para aguentar os solavancos da Montanha Russa da Vida.

Ao parar para refletir sobre o que vivi, o que tive de oportunidades, o que aprendi, quais foram os perrengues e, mais que tudo, para agradecer por atravessar mais um ano me sentindo bem, me dei conta que através do meu trabalho voluntário posso compartilhar com mais pessoas um pouco do que tem me equilibrado e propiciado um ambiente de bem estar emocional e físico.

Convicta do propósito de que ao compartilhar experiências, conteúdos e dicas para o bem estar emocional das pessoas posso ajudá-las a enfrentar um momento tão difícil, criei um canal no Instagram chamado @sedo.farmaciadamente no qual compartilho um pouco da minha vivência e estudos de psicologia e neurociências.

Doses de SEDO para subir e descer na montanha russa da vida

Em 2020 vivi 363 dias intensos, tensos, improváveis e duros como a maioria das pessoas no nosso mundo hiperconectado. Convivi com a Covid de muitas formas, tanto em casa ao cuidar de meu marido e filhos, quanto trabalhando mais de 14 horas por dia por 90 dias para ajudar Santa Catarina a ter os melhores produtos de inteligência de dados para ajudar nossos mais 7,5 milhões de catarinenses a tomarem as melhores decisões na Pandemia.

E o que me manteve equilibrada foram os hábitos saudáveis que adquiri em 2013 quando fiz 50 anos e que intensifiquei no final de 2018 ao me tratar de um episódio de estresse bem severo.

 

O poder do SEDO: Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina

Em 2020 me aprofundei nos estudos dos hormônios da felicidade, o quarteto Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina, que eu denominei de SEDO para memorizar os nomes e não esquecer da dose de nenhum deles todos os dias.

Hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Todos eles são produzidos pelo nosso próprio corpo e liberados em situações específicas.

 

SEDO gratuito na Farmácia da Mente

 

De acordo com a neurocientista Candace Pert, “cada um de nós tem sua própria farmácia de luxo ao preço mais econômico, que produz todos os medicamentos de que precisamos para o bom funcionamento do corpo e da mente”.

Conhecer o funcionamento do seu cérebro ajuda muito no bem estar emocional , e saber como ativar o quarteto SEDO pode fazer toda a diferença no seu 2021.

 

Experimente doses diárias gratuitas de SEDO

Sou psicóloga e mentora especialista em Projeto de Vida; e estudo Neurociências e Comportamento. Ao mesmo tempo que apoio meus clientes em seus projetos de vida, aplico meus conhecimentos no que me faz bem e que tem o poder de me manter equilibrada.

Desde 2018 optei por ter na minha rotina todos os dias a dança, pois ela é três em um S + E + D, e já está provado em estudos que dançar combate o envelhecimento. Experimente dançar todos os dias 30 minutos com as músicas que ativam suas boas memórias (S) e a dose do trio está aplicada. Se você conseguir fazer ao ar livre a dose se intensifica. Se você dançar rindo com amigos a dose se potencializa. Se você conseguir completar com outros 30 minutos de exercícios, no meu caso faço musculação diária em casa, sua dose de D se potencializa. Na minha agenda diária também estão a meditação, o voluntariado e a prática da gratidão, S + O, para completar o quarteto.

Também tomo doses diárias de convivência e muitos risos com os amigos pelo whatsapp e não economizo afeto com os que amo, em especial com minha família e meus times de trabalho.

Dedico muitas horas semanais a um trabalho voluntário que tem um Propósito Transformador Massivo no Social Good Brasil, organização que idealizei e sou uma das co-fundadoras, o que ativa em alto grau o O, a Ocitocina. E também em alguns outros trabalhos voluntários.

Na Pandemia intensifiquei as leituras e estudos, que amo. Como uma dica preste atenção na quantidade de cursos gratuitos disponíveis atualmente, escolha alguns e coloque na sua agenda de 2021

Meu intuito ao compartilhar minhas experiências que criaram hábitos nos últimos dois anos e resultaram em uma vida mais equilibrada é que você possa se inspirar e refletir se faz sentido nos acompanhar nessa jornada de conhecimento sobre o SEDO em 2021.

No @sedo.farmaciadamente compartilharemos conteúdos bacanas, práticos e úteis para que você possa introduzir o quarteto SEDO no seu Projeto de Vida 2021.

 

Faz sentido embarcar conosco no SEDO?

Se a sua resposta for sim, nos acompanhe no @sedo.farmaciadamente no Instagram , no Blog SEDO , se inscreva para receber nossas News e assista vídeos bacanas no nosso canal no Youtube .

Desejo que possamos trilhar juntos um caminho inovador em 2021 e que seu Projeto de Vida do próximo ano seja repleto de SEDO.

Obrigada por sua audiência e confiança.

Todo feedback é super bem vindo : -)

imagem em tons azuis anunciando coluna de Fernanda Bornhusen

Fernanda Bornhausen

  • imagem de fersa
    Apaixonada por inovação e empreendedora de sonhos, Fernanda é guiada pela lógica do impossível. Psicóloga com MBA em Administração Global, é Co-Founder e Presidente Voluntária do Social Good Brasil, sua grande família e seu propósito maior. Também é CEO da Clear Inovação, VP do Conselho Deliberativo da ACATE/SC, Conselheira do Grupo Cometa e mentora de diversos empresários e executivos. Acredita no poder dos dados para a sustentabilidade dos negócios e para ajudar a resolver problemas sociais. Acompanhe Fernanda pelo Linkedin> https://www.linkedin.com/in/fernandabornhausensa/

Notícias Relacionadas