Coluna Cinema | Adaptações Literárias para o Cinema

13 de Agosto de 2021

Conheça algumas histórias de Nicholas Sparks

Livros inspirando roteiros de filmes? Nenhuma novidade até aqui, mas falando de Nicholas Sparks temos uma grande lista de best sellers que viraram filmes famosíssimos. Tudo começou pelo sucesso de Diário de Uma Paixão e já foram mais de dez livros que viraram filmes. Em 1985, quando ainda frequentava a faculdade, Sparks escreveu seu primeiro romance, The Passing, enquanto estava na casa de verão entre os calouros até o seu segundo ano na Universidade de Notre Dame. Ele também escreveu outro romance em 1983, também nunca publicado, The Royal Murders.

Após se formar, Sparks buscou ofertas de trabalho com editoras ou vagas para estudar direito, mas foi rejeitado em ambas as tentativas. Então, nos três anos seguintes, tentou outras carreiras, incluindo avaliação imobiliária, garçom, vendedor de produtos odontológicos por telefone e até mesmo tentou começar uma manufatura.

Em 1990 ele escreveu o romance em seu tempo livre, The Notebook (Diário de Uma Paixão). Dois anos depois, ele foi descoberto pela agente literária Theresa Park, que leu o manuscrito na sua agência e se ofereceu para ser sua representante. Em outubro de 1995, Park garantiu um adiantamento de US$ 1 milhão para The Notebook vindo da Time Warner Book Group. O romance foi publicado em outubro de 1996 e entrou na lista de best-sellers no New York Times em sua primeira semana de lançamento.

Confira alguns filmes:

Diário de Uma Paixão: Na década de 40, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun (Ryan Gosling) e a rica Allie (Rachel McAdams) se apaixonam desesperadamente, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Noah então é enviado para combater na Segunda Guerra Mundial, e parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. No entanto, se torna claro que a paixão deles ainda não acabou quando Noah retorna para a pequena cidade anos mais tarde, próximo ao casamento de Allie. Ano 2004.

 

 

Querido John: Quando o soldado John Tyree (Channing Tatum) conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), universitária idealista, um forte romance nasce entre eles. Durante sete anos de um tumultuado relacionamento, o casal se encontra apenas esporadicamente e mantém contato por meio de cartas de amor. Porém, a correspondência entre o casal desencadeia consequências imprevisíveis. Ano 2010.

 

 

Um Amor para Recordar: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. Ano 2003.

 

 

A Última Música: O filme acompanha a jovem Ronnie Miller (Miley Cyrus) que é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai. Ano 2010.

 

 

O Melhor de Mim: Adolescentes, Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey) se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida. Ano 2014.

 

 

Para completar a lista: Uma Carta de Amor, Noites de Tormenta, A Escolha, Um Homem de Sorte, Um Porto Seguro, Uma Longa Jornada

Agora me conta lá nos comentários do Instagram qual filme adaptado de livros de Sparks você mais gosta ? 

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify, só clicar neste link

Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi sua sugestão de pauta. 

Até a próxima semana  

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas