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As tendências em Cannes para os profissionais de Relações Públicas
05 de Junho de 2024

As tendências em Cannes para os profissionais de Relações Públicas

São 33 prêmios de Relações Públicas distribuídos em cinco categorias. Por esta razão, ficar de olho nas tendências em Cannes pode ser uma boa dica para quem atua neste segmento.

Há alguns anos o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é um dos eventos mais importantes para a indústria da publicidade. Mas, ao passar do tempo, ele também tem se tornado o momento-chave para outros segmentos como, por exemplo, para os profissionais de RP. Por isso, o Pr Daily separou algumas tendências em Cannes para quem trabalha neste setor ficar de olho.

Atualmente, o festival tem 33 prêmios específicos de Relações Públicas, presente em cinco categorias. Segundo informações da Tiffany Guarnaccia, veterana de Cannes, CEO e fundadora do Kite Hill PR, “influência das relações públicas no festival só deverá aumentar”. Tudo isso se deve, ainda de acordo com a CEO, “graças a uma mudança em toda a indústria no sentido de ver as relações públicas como parte de uma estratégia de marketing integrada”.

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Ela ainda continuou explicando à publicação que “estamos vendo apenas mais demanda e agências de RP evoluindo para atender às necessidades do mercado quando se trata de não apenas pensar em RP como apenas verificar a caixa de mídia conquistada. Mas pensando realmente na campanha holística e no impacto que podemos ter lá.”


Quais são as tendências em Cannes que devemos ficar de olho?

Guarnaccia aproveitou para compartilhar com o Pr Daily algumas tendências em Cannes para os profissionais de Relações Públicas. Anote aí!


1- Maior foco no resultado das campanhas

“Isso vai além da mídia conquistada”, explicou ela. “Existem maneiras de pensar sobre como estamos comparando outros canais e como isso mostra o valor das relações públicas”.

Como explicado pela CEO, uma das tendências em Cannes será focada não apenas na criatividade da campanha, mas também nos “resultados reais que impulsionam os resultados financeiros”. Este ponto é impulsionado, principalmente, pela chegada de diversas ferramentas e tecnologias capazes de unificar diferentes dados.

“Trinta por cento da pontuação geral das inscrições nas categorias de RP é baseada em resultados e impacto, mostrando o quão importante a organização considera que a medição é para a equação”, disse ela.


2- Como as marcas contam história em volta do propósito e ESG

Conforme estamos vendo as alterações climáticas, mas fica o compromisso das marcas em se aprofundar quando o assunto é ESG, não é mesmo? Por isso, na lista das tendências em Cannes a responsabilidade com o meio ambiente e o propósito não poderiam ficar de fora.

Porém, Guarnaccia pontua que apenas defender o assunto sem atitudes não é ainda nada. “A cautela necessária… é apenas garantir que seja revestido de autenticidade”, falou a CEO. “Olhando para as comunicações de sustentabilidade com qualquer nível de greenwashing, estamos a relacioná-las com os movimentos empresariais tangíveis que uma empresa está a realizar.”


3- Inteligência Artificial

Este aqui é que menos nos causa surpresa, concorda? Afinal de contas, a IA está por todos os lugares. Tiffany Guarnaccia comentou que, em 2023, já existiam conversas sobre a experimentação da IA. Segundo a publicação, os prêmios inscritos tiveram que dizer se a criação aconteceu com IA ou não.

“O tempo e os resultados que estamos produzindo são de maior valor, altamente criativos, altamente estratégicos… o outro lado é apenas ficar de olho nas regulamentações que ainda estão sendo desenvolvidas no momento”, comentou Guarnaccia.

Se você quer ficar de olho em todas as tendências em Cannes, basta ficar de olho na cobertura do Acontecendo Aqui. O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acontecerá entre os dias 17 a 21 de junho.

Foto: Pexels

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