Publicidade
ARTIGO | O que é ser publicitário? por Daniel Aráujo
01 de Fevereiro de 2016

ARTIGO | O que é ser publicitário? por Daniel Aráujo

Publicidade

 

por Daniel Araújo*

Hoje, dia 1° de fevereiro, é comemorado o Dia do Publicitário. Tive a felicidade de conhecer essa profissão apaixonante logo aos 18 anos. Como atuamos nos mais diversos segmentos da economia, e nos âmbitos político e social, aprendi muito cedo o quanto essa profissão demanda dedicação, envolvimento e conhecimento amplo sobre pessoas e negócios. Não é fácil ser publicitário. É uma profissão complexa, que requer muito estudo.

Publicidade

Por outro lado, é imensamente prazeroso desenvolver projetos e campanhas de comunicação que geram impactos reais e melhoram a vida das pessoas. Provocar mudanças no comportamento da sociedade e de indivíduos é uma missão árdua e importante, que quando dirigida para bons propósitos se torna um desafio extremamente gratificante. 

Junto às empresas, criando campanhas publicitárias e conteúdo relevante, temos a capacidade de tornar marcas, produtos e serviços reconhecidos e desejados pelos consumidores. O objetivo dos clientes é o que nos orienta, para que possamos atribuir maior valor ou crescer as vendas de determinado produto/serviço. Dessa forma, entregamos resultados positivos às empresas, fomentando o crescimento econômico e a geração de novos empregos.

As perspectivas para nossa profissão são de cada vez mais crescimento. O departamento de marketing das empresas vem ganhando mais importância, o que significa mais oportunidades para os publicitários, apesar do cenário político e econômico no qual o país se encontra. Em Santa Catarina, a previsão para 2016 é que o investimento publicitário alcance um volume de R$ 1,5 bilhão. Para administrar essa verba, vamos precisar de cada vez mais publicitários qualificados.

Inquietude, criatividade e muito planejamento são os pré-requisitos para atingir o sucesso. E, claro, muito trabalho. Parabéns a todos os publicitários. Do passado, presente e futuro.

*Daniel Araújo, presidente da ABAP/SC – Associação Brasileira das Agências de Publicidade, presidente da D/Araújo Comunicação e Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas-SC

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade