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Entrevistamos Hugo Rodrigues, COO&Chief Creative Officer das agências Publicis, que abre o Mídia Sul nesta quinta.
25 de Setembro de 2013

Entrevistamos Hugo Rodrigues, COO&Chief Creative Officer das agências Publicis, que abre o Mídia Sul nesta quinta.

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AcontecendoAqui – Como publicitário você tem origem no varejo. Fale sobre seu início de carreira e a trajetória até chegar ao topo como COO&Chief Creative Officer da Publicis Brasil.

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Hugo Rodrigues – Ter passado por muitas experiências profissionais como, por exemplo, vendedor de material de limpeza, me ajudaram a entender cedo que o gosto do consumidor é mais importante do que o seu gosto. Não adianta somente ter a melhor ideia do mundo se apenas uma parcela dos seus clientes for atingida, entende? Você precisa colocar o resultado do seu cliente e a conquista do coração do consumidor dele como prioridade. Acredito que esse pensamento focado no consumidor tenha me ajudado muito na carreira.
AcontecendoAqui – Como apaixonado pelo varejo, quais trabalhos você destaca como os que mais te deram gratificação em realizar?

Hugo Rodrigues – Para mim, todos os trabalhos se tornam gratificantes quando superam as expectativas e os resultados esperados pelos clientes. Somos obcecados por isso e quem me conhece sabe que não é discurso pronto. Não por acaso fomos reconhecidos como a “Agência que mais Entende o Consumidor”, de acordo com pesquisa recente do Grupo Consultores com 323 líderes do marketing. Foi a única agência com 100% de avaliação positiva nesse quesito. Se você sabe o quê e como o consumidor pensa e age, mais da metade do problema já está resolvido.
AcontecendoAqui – Como vocês na Publicis tem conseguido inovar o tempo todo a comunicação de varejo? Quais as ferramentas que mais têm utilizado?

 

Hugo Rodrigues – O mercado muda e exige mudanças. Isso é parte natural de um processo de inovações que podem modificar as vidas dos consumidores. Nessa velocidade das mudanças, precisamos ter agilidade para identificá-las e criar rapidamente algo novo dentro delas. E não importa a plataforma, mas é preciso conquistar o consumidor e gerar resultado para o cliente. “Inovação” não quer dizer simplesmente “criar o que existe de última geração”, mas dar ao consumidor exatamente o que ele precisa e, que, ao mesmo tempo, o surpreenda.
AcontecendoAqui – Qual a estrutura perfeita para fazer uma agência ser cada vez mais especializada e focada nos negócios dos clientes? Qual a estrutura que a Salles e a Publicis operam hoje e a diferença entre elas?

 

Hugo Rodrigues – Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Dialog fazem parte de uma rede, mas trabalham separadamente, com estruturas completas, clientes próprios, diferentes especialidades e cuidam de marcas líderes em seus segmentos, como P&G e Nestlé, por exemplo. Sobre a estrutura perfeita, não existe um fim para que isso aconteça, algo definitivo. Existe, sim, a busca incansável, a capacidade e agilidade de mudar e agir de acordo com a necessidade de cada cliente e de cada momento que esse cliente vive.
AcontecendoAqui – Prêmio é um ingrediente a mais no dia-a-dia do publicitário. Você já ganhou vários e é sempre convidado para compor júris nos mais renomados festivais mundiais. Você ainda curte ganhar prêmios?

Hugo Rodrigues – Todos os prêmios são importantes e não é todo dia que você tem seus trabalhos avaliados com toda a atenção do mundo por grandes profissionais da comunicação. Isso não significa que o resultado dessa avaliação definirá o certo ou o errado, mas precisa fazer com que a gente reflita sobre o caminho que estamos seguindo. Sempre que colocamos nossos trabalhos lado a lado com trabalhos de outras partes do mundo podemos tirar as melhores lições disso, como, por exemplo, identificar as tendências mundiais da comunicação. Sempre procuramos aprender com os resultados dos festivais e é por isso que queremos que nossos trabalhos sejam aceitos pelo consumidor na mesma proporção em que ganham a admiração da indústria, inclusive conquistando prêmios.
AcontecendoAqui – No V Congresso você teve destaque e brigou muito no painel que tratou do futuro da profissão de publicitário. Três pontos considerados importantes fizeram parte do relatório dele: a atenção para o ensino em mercados regionais; a preparação do profissional para o mercado globalizado; obrigatoriedade do estágio nos cursos de Publicidade e Comunicação. Que notícias vocêtem sobre a aplicabilidade dessas recomendações?

Hugo Rodrigues – Precisamos melhorar urgentemente a qualidade da Educação no Brasil. Antes de qualquer coisa, para termos bons profissionais no mercado, o Brasil precisa se tornar um país mais bem preparado nas escolas. Para você ter ideia, segundo pesquisa, na média, um brasileiro gera apenas 30% da produtividade de um americano. É importante ressaltar que isso é na média, obviamente temos muita gente que supera de longe essa marca. Estamos trabalhando em como mudar isso. Um desafio e tanto, você não acha?
AcontecendoAqui – No dia 26 você fará uma palestra no Mídia Sul em Florianópolis e a expectativa está grande. O que você vai trazer para os profissionais e os acadêmicos catarinenses?

 

Hugo Rodrigues – A palestra se chama: “Transforme consumidores em propagadores”. Mas se eu contar aqui, ninguém vai na palestra…(risos)

 

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