Publicitário conceituado em todo o Brasil, Daniel Araújo é um dos profissionais mais influentes da propaganda do sul do país e diz não acreditar em fórmulas de sucesso. Segue apenas uma regra: evoluir e se reinventar sempre. Já aos 18 anos, mostrou que a inquietude é sua essência, quando decidiu entre a segurança de um emprego público e a vocação empresarial. A paixão pela comunicação venceu. Em 1983, abriu as portas da D/Araújo. Já são 40 anos de cases de sucesso para marcas como McDonald’s, Bradesco Saúde, Eliane Revestimentos Cerâmicos, Seara Alimentos, Grupo Habitasul, Döhler Têxtil, Sicoob Instituição Financeira, Mercadão dos Óculos, entre outras marcas relevantes.
Com a D/Araújo, conquistou importantes premiações nacionais e internacionais. Foi eleito Publicitário do Ano/SC em 4 edições e recebeu os troféus Marketing Best Brasil e Publicista Latino-americano, entre outros. Mas a confiança e a satisfação dos clientes continuam sendo suas maiores conquistas.
O AcontecendoAqui, há 21 anos, publica diariamente notícias relacionadas aos ecossistemas da Publicidade, Marketing, Comunicação, Inovação. E, nesse período, a D/Araújo tem sido uma das agências com maior presença nas páginas do portal e em seus canais nas redes sociais. Por essa razão, fomos até a sede da D/Araújo, em Florianópolis, gravar uma conversa com Daniel para trazer até vocês o momento pelo qual passa essa jovem agência de publicidade.
Após o vídeo, você vai encontrar um amplo texto que registra momentos marcantes dos 40 anos da D/Araújo.
D/Araújo: 40 anos de inovação e excelência na Comunicação em Santa Catarina
Com uma jornada marcada por quatro décadas dedicadas à construção de marcas e à inovação na comunicação, a D/Araújo Comunicação comemora seu 40º aniversário como uma das agências mais influentes e respeitadas do Sul do Brasil. Fundada em 1983 por Daniel Araújo, a agência se destaca como um símbolo de criatividade, estratégia e compromisso com resultados excepcionais.
Desde a sua fundação, a D/Araújo Comunicação tem como missão não apenas criar marcas de valor, mas também contribuir para uma sociedade melhor através da força da comunicação. Daniel Araújo, reconhecido como um dos nomes mais influentes da propaganda brasileira, escolheu o caminho da comunicação aos 18 anos. Nessas quatro décadas, conquistou importantes títulos, como o de Publicitário do Ano, por 4 vezes em Santa Catarina, e os cobiçados Marketing Best – recebido em 1997 pela decisiva contribuição oferecida para o desenvolvimento e aplicação da ideologia e técnica do marketing em nosso País – e o título de Publicista Latino-Americano – conferido em 2013 pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade por seu importante trabalho realizado em favor da publicidade brasileira e latino-americana.
Ao longo de sua trajetória, a agência acumulou uma impressionante lista de cases de sucesso e, consequentemente, grandes prêmios. Entre os mais reconhecidos estão: Prêmio Profissionais do Ano Rede Globo, Prêmio Editora Abril, Festival Mundial de Gramado e os internacionais New York Festivals, London International Awards, e Lürzer’s Int’ Archive. Além disso, foram 12 títulos de agência do ano em Santa Catarina.
Seu irmão e sócio, Ubiratan Andrade, também desempenha um papel fundamental no sucesso da agência. Com formação em Administração de Empresas pela UFSC e especialização em Marketing pela FGV, Bira lidera as questões administrativas e financeiras da D/Araújo, complementando a visão estratégica de Daniel. Sua dedicação e competência ajudaram a consolidar a agência como uma das mais respeitadas de Santa Catarina, melhorando o bem-estar da equipe e impulsionando a performance geral da empresa.
“Ao longo de quatro décadas, a D/Araújo demonstrou que a combinação de criatividade, pensamento estratégico e compromisso com resultados vai além de simplesmente construir marcas. É um catalisador para o sucesso empresarial e uma comunicação eficaz que impacta positivamente tanto nossos clientes quanto a sociedade como um todo. Neste marco de 40 anos, nosso conceito representa o que almejamos para nós e nossos clientes: Evolução sem limites. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a excelência, a inovação e o impacto positivo na comunicação no Brasil”, enfatiza Daniel Araújo.
Histórias de sucesso
Na trajetória da agência, um ponto alto foi a campanha com a global Ana Maria Braga, com que protagonizou um dos maiores cases da publicidade brasileira, conseguindo o grande feito de aumentar em quase 50% o consumo de carne suína no País, antes considerada erroneamente uma carne gorda e perigosa para a saúde. A campanha, que teve como conceito “Carne suína é saudável, é carne branca”, mudou o hábito alimentar do brasileiro de consumir 8 kg per capita de carne suína para 12,5 kg em apenas dois anos. Para isso, foram realizadas ações que envolveram um completo planejamento de comunicação em várias frentes, tendo como garotos-propaganda a apresentadora Ana Maria Braga e o porquinho Brad Pig, o carismático personagem criado pela agência. O resultado altamente positivo culminou na conquista da conta da Seara Alimentos, gigante do agronegócio nacional que passou a promover uma série de novos produtos suínos que hoje fazem parte do cardápio de milhões de pessoas.
A D/Araújo foi a primeira a atender a conta publicitária do Bradesco Seguros fora do eixo Rio-São Paulo. Ao mesmo tempo, graças a um forte trabalho de percepção de mídia, a agência conseguiu vencer concorrentes consagrados no turismo nacional e conquistar para Santa Catarina 5 vezes consecutivas o título de Melhor Destino Turístico do país pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril.
Sucesso também foi a parceria com a Cerâmica Eliane, que permaneceu por 17 anos como Top of Mind entre consumidores de todo o Brasil. Nesse período, alcançou a condição de marca de porcelanato mais vendida no país devido a um trabalho publicitário baseado na valorização da autoestima e da nacionalidade brasileira. “São histórias maravilhosas que desenvolvemos minuciosamente em equipe e que nos orgulham muito”, conta Daniel Araújo.
A agência também foi responsável por inúmeras campanhas exitosas, como a do fortificante Sadol, que teve no campeão mundial de boxe Popó o grande astro de uma campanha televisiva que resultou no aumento de mais de 300% nas vendas do produto no mercado baiano. Celebridades do mundo da televisão e dos esportes sempre estiveram presentes nas campanhas da D/Araújo. Xuxa, Ana Maria, Glória Pires e Adriana Esteves, os apresentadores Celso Potioli e Rodrigo Faro foram algumas das personalidades que emprestaram seus talentos para levar ao público as ideias desenvolvidas pela agência catarinense.
À frente da comunicação da Döhler por mais de 25 anos, a D/Araújo ajudou a marca a alcançar reconhecimento no País inteiro, conquistando a preferência do consumidor não só pelas suas campanhas criativas, mas também pelo seu lado socioambiental.
Com a agência à frente da comunicação, o Sicoob SC/RS conquistou a posição de Top of Mind em Santa Catarina. Em pouco tempo, a marca passou a ser percebida com intensidade pelo consumidor, com gradual aumento de budget, chegando à expressiva marca de mais de 1,5 milhão de associados. E todo esse êxito foi alcançado graças a um intenso trabalho de construção de identidade, que envolveu a criação de um novo conceito de campanhas criativas e assertivas, que divulgam os produtos e os valores fundamentais da marca, como o cooperativismo.
Hoje, a carteira de clientes da D/Araújo conta com importantes marcas, como Sicoob SC/RS, Mercadão dos Óculos, Companhia Águas de Joinville, Prefeitura de Itajaí, Sebrae/SC, e comemora recentes conquistas: as Construtoras Hantei e Locks, a Loteadora Firenzi, a Pré-Moldados Prelog Firenzi e o Centro Eventos CentroSerra de Lages.
Texto Vanessa Amarante