Coluna Patricia Dalpra | A importância de um plano de carreira pessoal para seu futuro

17 de Maio de 2017

Se você está vivendo esse momento profissional que incomoda mais do que as incertezas do mercado de trabalho causadas pelas crises econômicas, é hora de entender a importância do plano de carreira pessoal, e, então, este post é para você!

Quando um profissional é contratado por uma empresa logo se familiariza com a hierarquia dos cargos e começa a sonhar com seu progresso interno.

Já os profissionais liberais lidam com um mercado livre de estruturas de cargos para serem usadas como referência de evolução, mas podem contar com um plano de carreira pessoal para ajudar a encontrar a trilha do sucesso.

É importante ressaltar, porém, que o sucesso profissional não está ligado somente ao cargo a ser ocupado, mas também à realização pessoal, reconhecimento e qualidade de vida como um todo.

 

Plano de carreira pessoal: entenda o que é

Para entender o planejamento pessoal de uma carreira é preciso, primeiramente, compreender seu objeto de análise, ou seja, o que seria a carreira de um indivíduo.

A carreira pode ser entendida como um caminho estruturado em estágios evolutivos que são vencidos à medida em que as necessidades e pré-requisitos do momento vão sendo atendidos.

O plano de carreira pessoal portanto é a organização de uma estratégia para que o caminho entre o estágio inicial do profissional e sua meta final transcorra com o máximo de sucesso possível.

Por que fazer o planejamento da carreira

Fazer esse planejamento tem diversos benefícios e entre eles está o controle do caminho profissional.

Muitas empresas oferecem a seus funcionários a elaboração de planos de carreira, mas esse planejamento também precisa atender às necessidades da organização — o que pode negligenciar os desejos e aspirações do profissional.

O mesmo acontece com profissionais liberais que podem analisar sua evolução pelo quanto já conquistaram de seus objetivos, e não somente números financeiros de suas atividades, como o número de clientes ou faturamento mensal, por exemplo.

Garantir que os objetivos profissionais e pessoais não entrem em conflito é outro motivo, mas, talvez, a organização estratégica do que fazer para conquistar suas metas seja o mais importante deles.

Com ele é possível responder perguntas como quais são os pré-requisitos e competências necessárias para conquistar os próximos objetivos, o que o mercado de atuação está exigindo, o que seria um diferencial frente à concorrência entre outras.

Como estabelecer metas pode ajudar na carreira

E o que seriam os estágios e pré-requisitos se não metas a serem alcançadas? Metas são fundamentais para direcionar as ações profissionais. Além disso, também podem:

Motivar

Elas instigam, são razões para continuar tentando melhorar diariamente. E quando são alcançadas, trazem a satisfação pessoal.

Para profissionais independentes, a conquista de uma meta equivale ou até mesmo supera o reconhecimento de um chefe.

Criar um senso de comprometimento e foco

Um objetivo arrojado pode intimidar um profissional se entre a posição atual e o objetivo final não houverem etapas factíveis de serem alcançadas.

Por isso, ter metas cria um senso de comprometimento e foco naquilo que está ao alcance do profissional e que ao mesmo tempo o direciona para seu verdadeiro objetivo.

Medir o progresso

Também considerando o aspecto motivacional, as metas podem representar obstáculos vencidos que permitem que o profissional meça seu progresso.

A cada meta atingida, mais perto ele estará de seu objetivo final. Com base nesse dado, será possível retardar ou intensificar seus esforços para cumprir os prazos e metas estipuladas, por exemplo.

Qual a melhor maneira de criar o plano de carreira

Apesar de seu objetivo prazeroso, criar um plano de carreira pessoal não é tão simples como parece.

Além do cuidado para que os objetivos profissionais não entrem em conflito com a vida pessoal, criar uma estratégica lógica que permita traduzir emoções e sonhos em ações reais e práticos também faz parte de suas realizações e o torna mais complexo do que parece.

Buscar ajuda profissional especializada neste caso é a garantia da efetividade do plano de carreira pessoal alinhado com outros aspectos fundamentais como a reputação, imagem do profissionalpara o mercado e a cada vez mais falada Personal Branding.

Para saber um pouco mais baixe nosso ebook sobre  Gestão e Transição de Carreira.

 

Uma ótima semana!

 

Patrícia Dalpra

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com
https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira 
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
www.pdimagemecarreira.com

Patrícia Dalpra

  • imagem de pdalpra
    Sou Patrícia Dalpra, Pós- Graduada em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull - Barcelona. Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira. Atuo como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira junto a empresas, esportistas e profissionais liberais. Meu estudo tem como ponto de partida o estudo do DNA e da imagem a fim de identificar características que serão trabalhadas como atributos da marca pessoal em toda estratégia, planejamento e comunicação da marca. Já trabalhei para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI CETIQT entre outras.