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GM Barcelona | No segundo dia, conferência aborda Metaverso e Realidade Estendida
28 de Setembro de 2023

GM Barcelona | No segundo dia, conferência aborda Metaverso e Realidade Estendida

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por Júlio Cancellier, especial para Acontecendo Aqui, Barcelona)

Na segunda jornada da conferência GM Barcelona, dez palestras focaram no Metaverso e na Realidade Estendida, conceitos ligados à web 3.

Realidade Estendida, designada como “XR”, aparece comumente como um termo “guarda-chuva”, utilizado para designar o gênero que engloba as tecnologias imersivas específicas, como Realidade Aumentada, Virtual e Mista. Em outras palavras, qualquer “realidade” com certo nível de imersão sintética pode ser considerada como XR.

Observamos no segundo dia da conferência que neste ano, enquanto as manchetes da mídia estavam ocupadas espalhando rumores sobre o Metaverso, as Big Tech investiam fortunas na tecnologia. Apple, Meta, Microsoft, NVIDIA, Roblox e Epic Games, entre outros, continuam abrindo caminho nesta área. São grandes investimentos e avanços tecnológicos para que as marcas possam continuar explorando as possibilidades de experiências de usuário mais imersivas.

 

O mercado do Metaverso e XR em 2023

Pere Pérez, fundador da Metacarpos, explicou que o Metaverso é a digitalização de suas vidas e por isso, o primeiro passo para usá-lo é saber que Identidade pretende ter no habitat virtual. A partir daqui poderá usufruir dos benefícios no trabalho, educação, comércio, entretenimento ou outras aplicações. “Estamos digitalizando nossa vida no Metaverso”, alertou.

“A Internet está evoluindo e se tornando uma parte complexa. A natureza imersiva do Metaverso refere-se à virtualização progressiva de nossas vidas. Permite mesclar nosso entorno físico com interfaces digitais, independentemente da interface. Requer uma variedade de elementos tecnológicos. A identidade digital conecta o pertencimento social dentro do ecossistema de mundos virtuais, redes sociais e plataformas digitais”, ressaltou.

As tendências no Metaverso para 2024, segundo ele são: aumento exposições imersivas, grandes projeções de mapeamento, interação com instalações digitais, crescimento dos jogos Roblox, Fortnite, etc, visita a galerias de arte virtuais e passeios turísticos.


Pere Pérez: O mercado do Metaverso e XR em 2023

Conexão com os criadores de Metaverso

Frederic Sanz, CEO de Universe, e Fernando Lázaro, CEO de SuperReal, contaram como atuam no mercado como produtores de conteúdos para o Metaverso.

Com mais de 20 anos de experiência no ambiente digital,

Frédéric Sanz foi diretor criativo e diretor gerente geral da Double You, uma das primeiras agências
digitais para Espanha. Além disso, ele é cofundador da The VRain, uma startup de Realidade Virtual, CEO da Antiloop, um estúdio de tecnologia criativa e, finalmente, cofundador da Universe, empresa pioneira em desenvolvimento de soluções de realidade virtual multiusuário para todos setores de cultura, entretenimento, arquitetura e
indústria em geral.

Fernando Lázaro, empreendedor com 22 anos de experiência em Design, Criatividade e Tecnologia. Nos últimos 5 anos, ele liderou a prática Metaverso Web3 na NTT Disruption, a iniciativa global de Gigante tecnológica japonesa NTT. Fundou 5 startups e obteve mais de 100 prêmios e reconhecimentos, foi membro do júri nos principais festivais de publicidade e marketing.

Os criadores recomendaram às marcas interessarem-se de verdade por estas novas tecnologias, buscando ser os primeiros, não apenas como estratégia de promoção dos produtos, mas também para vendas.


Frederic Sanz e Fernando Lázaro: Conexão com os criadores de Metaverso

O mercado de XR na Espanha

O mercado de empresas que trabalham com Realidade Estendida e todas as tecnologias associadas vem crescendo na Espanha. As co-fundadoras da Inmersiva XR, Lorena González e Vicky Vasán, apresentaram um panorama do setor e o objetivo da comunidade por elas fundada de conectar e tornar visível a tecnologia e a indústria XR, nacional e internacionalmente.
Inmersiva XR é uma associação sem fins lucrativos que gera um ecossistema para profissionais, empresas e pessoas interessadas em XR, onde podem criar sinergias, trocar conhecimentos e conectar-se entre si.
A história começa em 2016 com a organização de eventos XR, como os da Espacio Fundación Telefónica e VR Day em Madrid. Em 2020, decidiram tomar a iniciativa e criar a Associação de Realidade Estendida de Espanha. Detectaram que a indústria estava fragmentada e não tinha iniciativa nacional. Como partiu de uma grande comunidade, a ideia era que fosse inclusiva e aberta, reunindo empresas, profissionais e fãs. Pesquisaram e consultaram empresas na comunidade e elaboraram um plano estratégico para fortalecer o setor.


Lorena González e Vicky Vasán: O mercado de XR na Espanha

Conectando novas gerações através do Metaverso

A comunidade criativa R3S3T desenvolveu uma plataforma virtual imersiva para a Cupra, uma marca espanhola de automóveis esportivos. Por ser uma marca nova, foi pensada uma forma de conexão diferente pretendendo atingir o público da nova geração.

O Metaverso foi a principal estratégia da campanha. Para engajamento, foi criada a plataforma virtual imersiva METAHYPE VR e EXP Cupra Exponential Experience.

METAHYPE é uma ilha virtual em constante expansão onde marcas, criadores e comunidades se conectam, crescem e compartilham cultura.
EXP Cupra Exponential Experience permite pilotar um carro esportivo da marca virtualmente.


R3S3T: Conectando novas gerações através do Metaverso

 

Avatar e identidade digital em plataformas do Metaverso

Cai Felip, CEO da Union Avatars, falou sobre a criação de identidades para Metaverso, representado por avatares.
Quando falamos da identidade no Metaverso, levamos em conta a segurança dos dados, a possibilidade de personalização do avatar, as comunidades onde está inserido e as transações financeiras possíveis no ambiente.

Marcas famosas como Luis Vuitton, Dolce Gabanna, Balenciaga, Vans, Valentino, Tommy Hilfiger, Nike, Adidas utilizam avatares em suas campanhas.

Lider neste setor na Europa, a Union Avatars foi fundada em 2022 por Cai Felip e Jordi Conejero. Criação de uma plataforma de identidade que oferece controle, segurança, privacidade e portabilidade no metaverso.

Na Union reconhecemos que a identidade é o cerne da experiência digital e que a experiência digital é humana. No entanto, durante demasiado tempo, testemunhámos a destruição causada pela exploração das nossas identidades digitais, a frustração causada por um mar de palavras-passe e a falta de propriedade de activos digitais.

É por isso que estamos comprometidos com a sua liberdade digital, para que você possa desfrutar de uma experiência digital segura e contínua, onde você pode manter o que é seu e focar no que é mais importante para você.

Cai Felip: Avatar e identidade digital em plataformas do Metaverso

 

Novos modelos de associação entre marcas e agências

Fernando Cano, da Havas Media (empresa organizadora do MV 2030, um grande evento de Metaverso realizado na Espanha) apresentou um estudo sobre as marcas e agências na Espanha.

A pesquisa revela que 75% das marcas na Espanha podem desaparecer e ser facilmente substituídas. Apenas 47% delas são vistas como confiáveis e 71% dos entrevistados estão muito cansados ​​de promessas vazias das marcas.

O que podem fazer as marcas para ter conexões relevantes? Discurso sem endosso real de produto ou serviço não é mais suficiente para construir uma marca. As pessoas exigem que as marcas vão onde a política não consegue. E não só esperam um comportamento melhor, como também estão dispostos a pagar mais por isso.

O que as marcas estão buscando? Conectar-se com interesses ou representações reais, utilizando formatos adequados à mensagem e ao público-alvo, aproveitando os novos pontos de contato. Buscam, enfim, a experiência está explodindo.

Fernando Cano: Novos modelos de associação entre marcas e agências

 

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O que representa o metaverso lata as marcas?

Para o metaverso ser atraente?

A evolução das “brandverse”

Preservando a essência da arte e da cultura com narração imersiva

Anibal Santaella é produtor visual do grupo Mediapro, que emprega 7.000 pessoas em 30 países. O artista falou sobre a exposição imersiva comemorativa ao centenário do pintor Sorolla realizada no palácio Real de Madri.

Sorolla através da luz é uma mostra que combina pela primeira vez as obras de Sorolla com recreações digitais e experiências sensoriais que combinam luz, cor e movimento. Utiliza as novas tecnologias digitais, com espaços expositivos que reúnem obras originais de Sorolla, selecionadas pela sua qualidade e pela sua relevância para a produção do pintor, e ainda um percurso que oferece uma experiência de realidade virtual de grande qualidade, numa viagem à época de Sorolla.


Anibal Santaella: Preservando a essência da arte e da cultura com narração imersiva

 

Além do jogo: a evolução dos festivais de videogame na era Web3

Arturo Castello, CEO da Encom e líder da organização DreamHack
Espanha, é pioneiro na indústria de jogos e esportes eletrônicos na Espanha há mais de uma década.

Com sua liderança, o DreamHack Valencia deixou de ser um evento para 500 participantes e se tornou o melhor festival de jogos e esportes eletrônicos da Espanha.

Arturo disse que no segmento é fundamental o compromisso com a constante evolução da indústria e pela sua paixão em conectar-se com a comunidade de jogadores de uma forma autêntica e significativa.


Arturo Castello: Além do jogo: a evolução dos festivais de videogame na era Web3

 

Pilares criativos do Metaverso

Com o pseudônimo ae, o produtor de conteúdo criativo apresentou os pilares estratégicos do Metaverso: propriedade (criação do conteúdo), escalabilidade (maior quantidade de usuário ao mesmo tempo), acessibilidade (pode ser usado em diversas plataformas em óculos VR, celular ou computador), cocriação (possibilidade de criação em grupo), identidade (avatar).


ae: Pilares criativos do Metaverso

 

* Júlio Cancellier é Jornalista, Mestre em Cinema Digital e Produção Televisiva pela Alta Escola em Mídia, Comunicação e Espetáculo da Universidade Católica de Milão, pesquisador da Imigração Italiana em Santa Catarina, atualmente Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Pedras Grandes.

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