Publicidade
Veiculação publicitária brasileira cresce 1% no primeiro semestre
29 de Julho de 2016

Veiculação publicitária brasileira cresce 1% no primeiro semestre

Twitter Whatsapp Facebook

O montante autorizado em mídia por agências e anunciantes no primerio semestre de 2016 (sem descontos em tabela) alcançou a cifra de R$ 60,701 bilhões, 1% acima do registrado  no mesmo período do ano passado.

O resultado está acima das expectativas, se comparado com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, que é de queda de 3,3%, segundo o Banco Central.
“Ainda que os dados não apresentem crescimento, já começamos a notar sinais de retomada, com indícios de uma tendência ascendente no volume de compra de espaço publicitário a partir de março”, analisa Rita Romero, diretora executiva do Monitor.

Meio TV lidera
A televisão (aberta, paga e merchandising) foi o principal destino da verba publicitária no último semestre, seguindo a mesma tendência observada no fim de 2015. Cerca de 73% da verba de mídia monitorada no país foi aplicada em TV.

Participação por meios
A seguir um retrato do que aconteeu nos primeiros seis meses de 2016 e o comparativo com o primeiro semestre de 2015.

Jan a Jun/2016                               %         Jan a Jun/2015  %   (R$ .000)

Total                       60.701.791     100,0         60.122.488     100,0

TV ABERTA          33.714.098       55,5         33.152.553      55,1

TV ASSINATURA    7.134.703      11,8           6.175.526      10,3

JORNAL*                 6.978.396      11,5           7.804.524      13,0

TV MERCHAN         3.497.606      5,8            3.049.702        5,1

DISPLAY**               2.555.049     4,2            4.421.192        7,4
    
RADIO                      2.330.318     3,8            2.382.496        4,0

REVISTA*                2.087.209     3,4            2.406.557        4,0

OOH***                    1.380.620     2,3               371.724        0,6

SEARCH**                 752.432     1,2 # #

CINEMA                     271.361      0,4               358.215       0,6

* Impressos
** Sem mobile e programática. Display: principais formatos comercializados (como banners, botão e rich media) em desktop. Search: incluindo links patrocinados e PLA, em desktop e tablet.
*** Nova cobertura a partir de 2016, considerando formatos estáticos e digitais de grandes exibidoras do país, atuantes em transportes, estabelecimentos comerciais, edifícios, mobiliário urbano, outdoor e painéis. Não contemplam dados de mídia aeroportuária e projetos especiais de ativação.
# Número de Search não divulgado em 2015.

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution

Publicidade