O montante autorizado em mídia por agências e anunciantes no primerio semestre de 2016 (sem descontos em tabela) alcançou a cifra de R$ 60,701 bilhões, 1% acima do registrado no mesmo período do ano passado.
O resultado está acima das expectativas, se comparado com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, que é de queda de 3,3%, segundo o Banco Central.
“Ainda que os dados não apresentem crescimento, já começamos a notar sinais de retomada, com indícios de uma tendência ascendente no volume de compra de espaço publicitário a partir de março”, analisa Rita Romero, diretora executiva do Monitor.
Meio TV lidera
A televisão (aberta, paga e merchandising) foi o principal destino da verba publicitária no último semestre, seguindo a mesma tendência observada no fim de 2015. Cerca de 73% da verba de mídia monitorada no país foi aplicada em TV.
Participação por meios
A seguir um retrato do que aconteeu nos primeiros seis meses de 2016 e o comparativo com o primeiro semestre de 2015.
Jan a Jun/2016 % Jan a Jun/2015 % (R$ .000)
Total 60.701.791 100,0 60.122.488 100,0
TV ABERTA 33.714.098 55,5 33.152.553 55,1
TV ASSINATURA 7.134.703 11,8 6.175.526 10,3
JORNAL* 6.978.396 11,5 7.804.524 13,0
TV MERCHAN 3.497.606 5,8 3.049.702 5,1
DISPLAY** 2.555.049 4,2 4.421.192 7,4
RADIO 2.330.318 3,8 2.382.496 4,0
REVISTA* 2.087.209 3,4 2.406.557 4,0
OOH*** 1.380.620 2,3 371.724 0,6
SEARCH** 752.432 1,2 # #
CINEMA 271.361 0,4 358.215 0,6
* Impressos
** Sem mobile e programática. Display: principais formatos comercializados (como banners, botão e rich media) em desktop. Search: incluindo links patrocinados e PLA, em desktop e tablet.
*** Nova cobertura a partir de 2016, considerando formatos estáticos e digitais de grandes exibidoras do país, atuantes em transportes, estabelecimentos comerciais, edifícios, mobiliário urbano, outdoor e painéis. Não contemplam dados de mídia aeroportuária e projetos especiais de ativação.
# Número de Search não divulgado em 2015.
Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution